Departamento de Futebol de Formação - Direcção, Estratégias e Informações

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
A sociedade portuguesas futebolizou-se de forma relevante após o aparecimento de mais canais de tv portugueses, nomeadamente na tv por cabo e a sua consequente massificação.

Está futebolização exarcerbou ódios que hoje em dia estão enraizados na população, sendo transmitidos de geração em geração.

Ao nível do futebol de formação valores como a lealdade e compromisso com o clube deverão sempre sobrepor-se ao talento. Isto para dizer que devemos acima de tudo avaliar os atletas jovens, saber a sua preferência clubística e a preferência clubística dos mais chegados.

É importante saber quem formamos para que ofereçam retorno ao clube. O FCPorto não pode ser encarado como bom samaritano!

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,982
4,806
Peço desculpa, não sei se será o tópico mais indicado, mas não consigo passar ao lado deste marketing parental.

9 anos. Tem uma página no Twitter criada e gerida totalmente pelos pais (é assumido) que se dedicam a recortar vídeos dos jogos dele.
Depois de tanto tentarem, lá conseguiram uma interação com o Vitinha (estão sempre a tagá-lo) há uns tempos. Quase 800 seguidores.

Deixo isto mais como reflexão do que crítica. Sei que o talento pode despontar muito cedo, só me pergunto até que ponto uma coisa destas é saudável para uma criança. As expectativas que se criarão nela e nos pais...enfim há aqui muitos users que podem deixar pontos de vista muito mais legítimos e informados do que o meu.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,589
44,631
Peço desculpa, não sei se será o tópico mais indicado, mas não consigo passar ao lado deste marketing parental.

9 anos. Tem uma página no Twitter criada e gerida totalmente pelos pais (é assumido) que se dedicam a recortar vídeos dos jogos dele.
Depois de tanto tentarem, lá conseguiram uma interação com o Vitinha (estão sempre a tagá-lo) há uns tempos. Quase 800 seguidores.

Deixo isto mais como reflexão do que crítica. Sei que o talento pode despontar muito cedo, só me pergunto até que ponto uma coisa destas é saudável para uma criança. As expectativas que se criarão nela e nos pais...enfim há aqui muitos users que podem deixar pontos de vista muito mais legítimos e informados do que o meu.

Bem observado e bom comentário. No entanto, enquadra-se mais aqui: https://www.fcporto.ws/forum/threads/os-problemas-que-afectam-o-futebol-jovem.14141/

Todos sabemos que actualmente o grande problema do futebol de formação são os pais e os empresários precoces.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,589
44,631
Ninguém comentou isto, enfim, mas sem dúvida nenhuma que é uma excelente iniciativa por parte do FC Porto e do seu departamento de formação. Uma iniciativa única e enriquecedora para todos, como puderam os próprios intervenientes dizer. Colocar uma figura como o Pepe, capitão dos capitães do FC Porto actual, em frente a um miúdo de 12, 13, 14 anos, é colocar não só o saber ser capitão como o saber ser Porto. E como de pequenino é que se aprende, é de louvar esta iniciativa. Oxalá se repita e espero que possa abranger todas as modalidades.

Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
38,515
65,203
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Sim, são iniciativas muito bonitas e até tocantes mas que têm de ter continuidade tanto na excelência de organização e real aposta nessa juventude como no melhoramento da competência na captação de mais jovens com talento. Há que mudar o rumo da política vigente. Gritar "Somos Porto" e bater no peito com os jovens e mostrar o ato nas redes sociais é muito bonito mas se a política do clube é inversa e aversa a se apostar muito mais na formação, de nada servirá.

O futuro sustentável do clube é formar mais e melhor para ficarmos menos dependentes das contratações de entulho vindo dos agentes parasitas do costume. Oxalá a nossa próxima geração de dirigentes rasgue de alto a baixo esta atual política suicida senão é o próprio clube e as suas gentes que sofrerão.

Apostar numa Academia a sério, moderna e com todas as condições para os jovens crescerem e evoluírem, não só a nível futebolístico - até porque muitos não vão conseguir chegar ao topo - mas também a nível educativo e humano. Apostar num departamento de scouting com pessoas talentosas e que tenha voz e esteja bem articulada com a SAD e com as equipas técnicas das equipas de futebol. Mais vale pagarem bem a pessoas com raras qualidades neste departamento do que dar 2 milhões/ano aos Marcanos e Manafás desta vida.

Sem isto tudo bem oleado e montado começaremos a ficar para trás num ápice.

Portista Azul

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
14,522
22,512
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
26,535
46,862
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21

Ainda bem que este miúdo está a salvo da guerra e que vai poder disfrutar da sua vida no nosso clube, oxalá seja feliz.

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
8,287
9,401
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov

O meu sobrinho joga na formação do Ançã e há umas semanas tinha-me falado deste puto... sabia que os grandes todos andavam atrás dele, mas ainda não sabia que vinha para nós. Que seja muito feliz por cá!

Flames

#AVB2024
20 Maio 2021
6,372
13,726
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles

Que seja muito feliz connosco, bem merece!

Massive

Bancada central
29 Setembro 2017
1,829
3,128
Estádio do Dragão

Só vi hoje e meti algo parecido no tópico dos sub-14.
Mas assim fica reforçada a partilha 🙂 mais um dragãozinho a crescer.

• Like
Reações: Portista Azul

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,589
44,631
Para já só estão 3 equipas a treinar, por isso o Pedroso tem chegado. A partir da próxima semana começam os Sub-14 e Sub-16 e já vai dar para perceber melhor se há alguma alteração.
Para já temos os sub-16 e os sub-14 a trabalhar na Constituição. Se desse para manter tudo assim (Pedroso + Constituição) já não era mau. A questão vai ser quando começarem novamente a actividade da Dragon Force e este ano temos ainda mais escalões de futebol feminino. Como é que achas que irá ficar quando tudo tiver a trabalhar? Provavelmente iremos ter escalões na Maia não achas?

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,571
2,535
Para já temos os sub-16 e os sub-14 a trabalhar na Constituição. Se desse para manter tudo assim (Pedroso + Constituição) já não era mau. A questão vai ser quando começarem novamente a actividade da Dragon Force e este ano temos ainda mais escalões de futebol feminino. Como é que achas que irá ficar quando tudo tiver a trabalhar? Provavelmente iremos ter escalões na Maia não achas?
Essa já era a dinâmica da época passada e não foi necessário utilizar o ISMAI. Tivemos os Sub-15 e Sub-19 em Pedroso e Sub-14, Sub-16 e Sub-17 na Constituição. Olhando à distribuição das equipas nestas primeiras semanas, acho que vai se manter essa dinâmica.

• Like
Reações: Tmgd99

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
18,589
44,631
Essa já era a dinâmica da época passada e não foi necessário utilizar o ISMAI. Tivemos os Sub-15 e Sub-19 em Pedroso e Sub-14, Sub-16 e Sub-17 na Constituição. Olhando à distribuição das equipas nestas primeiras semanas, acho que vai se manter essa dinâmica.
E o futebol feminino fica só na constituição?