Departamento de Futebol de Formação - Direcção, Estratégias e Informações

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
A sociedade portuguesas futebolizou-se de forma relevante após o aparecimento de mais canais de tv portugueses, nomeadamente na tv por cabo e a sua consequente massificação.

Está futebolização exarcerbou ódios que hoje em dia estão enraizados na população, sendo transmitidos de geração em geração.

Ao nível do futebol de formação valores como a lealdade e compromisso com o clube deverão sempre sobrepor-se ao talento. Isto para dizer que devemos acima de tudo avaliar os atletas jovens, saber a sua preferência clubística e a preferência clubística dos mais chegados.

É importante saber quem formamos para que ofereçam retorno ao clube. O FCPorto não pode ser encarado como bom samaritano!

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
3,020
4,896
Peço desculpa, não sei se será o tópico mais indicado, mas não consigo passar ao lado deste marketing parental.

9 anos. Tem uma página no Twitter criada e gerida totalmente pelos pais (é assumido) que se dedicam a recortar vídeos dos jogos dele.
Depois de tanto tentarem, lá conseguiram uma interação com o Vitinha (estão sempre a tagá-lo) há uns tempos. Quase 800 seguidores.

Deixo isto mais como reflexão do que crítica. Sei que o talento pode despontar muito cedo, só me pergunto até que ponto uma coisa destas é saudável para uma criança. As expectativas que se criarão nela e nos pais...enfim há aqui muitos users que podem deixar pontos de vista muito mais legítimos e informados do que o meu.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
20,060
58,197
Peço desculpa, não sei se será o tópico mais indicado, mas não consigo passar ao lado deste marketing parental.

9 anos. Tem uma página no Twitter criada e gerida totalmente pelos pais (é assumido) que se dedicam a recortar vídeos dos jogos dele.
Depois de tanto tentarem, lá conseguiram uma interação com o Vitinha (estão sempre a tagá-lo) há uns tempos. Quase 800 seguidores.

Deixo isto mais como reflexão do que crítica. Sei que o talento pode despontar muito cedo, só me pergunto até que ponto uma coisa destas é saudável para uma criança. As expectativas que se criarão nela e nos pais...enfim há aqui muitos users que podem deixar pontos de vista muito mais legítimos e informados do que o meu.

Bem observado e bom comentário. No entanto, enquadra-se mais aqui: https://www.fcporto.ws/forum/threads/os-problemas-que-afectam-o-futebol-jovem.14141/

Todos sabemos que actualmente o grande problema do futebol de formação são os pais e os empresários precoces.

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
20,060
58,197
Ninguém comentou isto, enfim, mas sem dúvida nenhuma que é uma excelente iniciativa por parte do FC Porto e do seu departamento de formação. Uma iniciativa única e enriquecedora para todos, como puderam os próprios intervenientes dizer. Colocar uma figura como o Pepe, capitão dos capitães do FC Porto actual, em frente a um miúdo de 12, 13, 14 anos, é colocar não só o saber ser capitão como o saber ser Porto. E como de pequenino é que se aprende, é de louvar esta iniciativa. Oxalá se repita e espero que possa abranger todas as modalidades.

Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
41,111
69,845
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Sim, são iniciativas muito bonitas e até tocantes mas que têm de ter continuidade tanto na excelência de organização e real aposta nessa juventude como no melhoramento da competência na captação de mais jovens com talento. Há que mudar o rumo da política vigente. Gritar "Somos Porto" e bater no peito com os jovens e mostrar o ato nas redes sociais é muito bonito mas se a política do clube é inversa e aversa a se apostar muito mais na formação, de nada servirá.

O futuro sustentável do clube é formar mais e melhor para ficarmos menos dependentes das contratações de entulho vindo dos agentes parasitas do costume. Oxalá a nossa próxima geração de dirigentes rasgue de alto a baixo esta atual política suicida senão é o próprio clube e as suas gentes que sofrerão.

Apostar numa Academia a sério, moderna e com todas as condições para os jovens crescerem e evoluírem, não só a nível futebolístico - até porque muitos não vão conseguir chegar ao topo - mas também a nível educativo e humano. Apostar num departamento de scouting com pessoas talentosas e que tenha voz e esteja bem articulada com a SAD e com as equipas técnicas das equipas de futebol. Mais vale pagarem bem a pessoas com raras qualidades neste departamento do que dar 2 milhões/ano aos Marcanos e Manafás desta vida.

Sem isto tudo bem oleado e montado começaremos a ficar para trás num ápice.

Portista Azul

Portista Azul

Tribuna Presidencial
5 Janeiro 2017
15,887
24,559
Conquistas
4
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Lucho González

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
27,752
49,417
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21

Ainda bem que este miúdo está a salvo da guerra e que vai poder disfrutar da sua vida no nosso clube, oxalá seja feliz.

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
8,526
9,971
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov

O meu sobrinho joga na formação do Ançã e há umas semanas tinha-me falado deste puto... sabia que os grandes todos andavam atrás dele, mas ainda não sabia que vinha para nós. Que seja muito feliz por cá!

Flames

Lugar Anual
20 Maio 2021
7,222
16,125
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles

Que seja muito feliz connosco, bem merece!

Massive

Tribuna
29 Setembro 2017
3,013
4,950
Estádio do Dragão

Só vi hoje e meti algo parecido no tópico dos sub-14.
Mas assim fica reforçada a partilha 🙂 mais um dragãozinho a crescer.

• Like
Reações: Portista Azul

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
20,060
58,197
Para já só estão 3 equipas a treinar, por isso o Pedroso tem chegado. A partir da próxima semana começam os Sub-14 e Sub-16 e já vai dar para perceber melhor se há alguma alteração.
Para já temos os sub-16 e os sub-14 a trabalhar na Constituição. Se desse para manter tudo assim (Pedroso + Constituição) já não era mau. A questão vai ser quando começarem novamente a actividade da Dragon Force e este ano temos ainda mais escalões de futebol feminino. Como é que achas que irá ficar quando tudo tiver a trabalhar? Provavelmente iremos ter escalões na Maia não achas?

Paul Ashworth

Bancada central
23 Maio 2007
1,589
2,631
Para já temos os sub-16 e os sub-14 a trabalhar na Constituição. Se desse para manter tudo assim (Pedroso + Constituição) já não era mau. A questão vai ser quando começarem novamente a actividade da Dragon Force e este ano temos ainda mais escalões de futebol feminino. Como é que achas que irá ficar quando tudo tiver a trabalhar? Provavelmente iremos ter escalões na Maia não achas?
Essa já era a dinâmica da época passada e não foi necessário utilizar o ISMAI. Tivemos os Sub-15 e Sub-19 em Pedroso e Sub-14, Sub-16 e Sub-17 na Constituição. Olhando à distribuição das equipas nestas primeiras semanas, acho que vai se manter essa dinâmica.

• Like
Reações: Tmgd99

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
20,060
58,197
Essa já era a dinâmica da época passada e não foi necessário utilizar o ISMAI. Tivemos os Sub-15 e Sub-19 em Pedroso e Sub-14, Sub-16 e Sub-17 na Constituição. Olhando à distribuição das equipas nestas primeiras semanas, acho que vai se manter essa dinâmica.
E o futebol feminino fica só na constituição?