Guerra Rússia - Ucrânia

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,466
26,995
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Explica os resultados decrescentes das últimas três eleições legislativas do PCP e o porquê de esperares que melhore, quando até ao momento só tem piorado.
O PCP foi um partido relevante há 40/50 anos.
À medida que os portugueses desse tempo vão morrendo, vai-se reduzindo a massa adepta deste partido.
Cada vez mais irrelevantes. E depois desta postura face à guerra, arrisco-me a dizer, ainda bem que assim é.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
Explica os resultados decrescentes das últimas três eleições legislativas do PCP e o porquê de esperares que melhore, quando até ao momento só tem piorado.
A sondagem tsf dá uma ligeira queda. Vamos esperar para ver porém mantenho o que disse, mesmo correndo o risco de estar enganado.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
10,676
7,885
A sondagem tsf dá uma ligeira queda. Vamos esperar para ver porém mantenho o que disse, mesmo correndo o risco de estar enganado.
Não foi essa a minha pergunta.

De onde vem a convicção que o PCP irá reemergir depois de três períodos eleitorais onde tornou-se cada vez mais irrelevante, após a troca de um líder com tantos anos á frente do partido e troca por um que até ao momento pouco se tem destacado, um chega que tem comido o voto de protesto e uma guerra pessimamente vista pela maioria da população portuguesa com a qual o PCP tem compactuado?

Sinceramente, o que acho que irá acontecer é o PCP conseguir meter 2/3 deputados nas próximas.

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
Não foi essa a minha pergunta.

De onde vem a convicção que o PCP irá reemergir depois de três períodos eleitorais onde tornou-se cada vez mais irrelevante, após a troca de um líder com tantos anos á frente do partido e troca por um que até ao momento pouco se tem destacado, um chega que tem comido o voto de protesto e uma guerra pessimamente vista pela maioria da população portuguesa com a qual o PCP tem compactuado?

Sinceramente, o que acho que irá acontecer é o PCP conseguir meter 2/3 deputados nas próximas.
Já o expliquei também não vou estar sempre a me repetir.
E logicamente que tem haver com a guerra e com o facto do PCP vir a ter razão no desfecho da mesma.
Fora todos os sacrifícios e riscos e variáveis imprevisíveis que , esta guerra encerra nas sociedades europeias ocidentais.
Neste momento a guerra está a permitir a ascensão e normalização da extrema direita. Por exemplo para a rádio activista observador o Vox é moderado e o psoe um partido extremista. Mas como já se viu em França a esquerda radical também pode renascer a moda da extrema direita pode não ser assim tão duradoura.
O interessante é que o PCP é até um partido conservador e com sentido de Estado fiável, fiel , patriota e sobretudo responsável.
O mais curioso disto tudo é que não sou comunista. Para ser comunista é preciso muito. Agora que simpatizo com o PCP e admiro a sua coragem isso assumo o naturalmente.

Última edição:
  • Haha
Reações: Di Charis

Hischier

Bancada central
17 Setembro 2022
2,407
4,818
E logicamente que tem haver com a guerra e com o facto do PCP vir a ter razão no desfecho da mesma.
Fora todos os sacrifícios e riscos e variáveis imprevisíveis que não esta guerra encerra nas sociedades europeias ocidentais.
Neste momento a guerra está a permitir a ascensão e normalização da extrema direita. Por exemplo para a rádio activista observador o Vox é moderado e o psoe um partido extremista. Mas como já se viu em França a esquerda radical também pode renascer a moda da extrema direita pode não ser assim tão duradoura.
O interessante é que o PCP é até um partido conservador e com sentido de Estado fiável, fiel , patriota e sobretudo responsável.
O mais curioso disto tudo é que não sou comunista. Para ser comunista é preciso muito. Agora que simpatizo com o PCP e admiro a sua coragem isso assumo o naturalmente.
A extrema esquerda nao tem qualquer hipotese em França.

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,528
2,913
Vila Nova de Gaia, 1981
É tao bom ter estado 7 dias de ferias, com a possibilidade de contactar com varias nacionalidades, entre elas a Russa naturalmente. E de puder ter trocado ideias, dialogado, muitos sorrisos,cerveja, com alguns deles. E ouvir em primeira pessoa ( obviamente nao sao estatisticamente representativos da sociedade Russa) o que eles tem a dizer sobre isto tudo. E depois chegar aqui e pronto ler alguns "verdadeiros informadores" de como as coisas sao ou nao sao ou podem ser. E a propaganda assim e assado. Enfim..

Curiosidade: nunca me ameaçaram por eu ter a tenda perto da deles.

Última edição:
  • Wow
Reações: Raba

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
2,070
3,131
Nunca tendo sido comunista, votei muitas vezes PCP ao longo de décadas.
Desde as posições tomadas pelo Partido. neste último ano, a propósito da Guerra, certamente não volto a votar.
Isso e a defesa constante de Ditaduras. Uma pessoa vai arranjando interiormente pretextos para defender essas posições, mas há uma altura em que não é mais possível.

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
726
1,680
Conquistas
5
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
  • Paulinho Santos
É tao bom ter estado 7 dias de ferias, com a possibilidade de contactar com varias nacionalidades, entre elas a Russa naturalmente. E de puder ter trocado ideias, dialogado, muitos sorrisos,cerveja, com alguns deles. E ouvir em primeira pessoa ( obviamente nao sao estatisticamente representativos da sociedade Russa) o que eles tem a dizer sobre isto tudo. E depois chegar aqui e pronto ler alguns "verdadeiros informadores" de como as coisas sao ou nao sao ou podem ser. E a propaganda assim e assado. Enfim..

Curiosidade: nunca me ameaçaram por eu ter a tenda perto da deles.
É bom saber, mesmo que nao seja estatisticamente relevante, o que te disseram, podes partilhar?!

• Like
Reações: Pinetree

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,528
2,913
Vila Nova de Gaia, 1981
É bom saber, mesmo que nao seja estatisticamente relevante, o que te disseram, podes partilhar?!
Em curtas palavras que obviamente preferem a vida do lado do "inimigo e criador de todos os males que é o Ocidente", onde podem ser , ter, criar, etc. Uma guerra sem nexo porque obviamente nao cabe na cabeça de ninguem, nem mesmo deles, a ideia de que a Russia poderia ser atacada por ter a NATO perto ,por exemplo, para ser dividida, como já li por aqui. Seria o mesmo pensar que a China poderia querer invadir os Eua. Quem estraga a Russia e divide a força da Russia é quem traz essa mentalidade para o povo. Quem afasta os antigos territorios russos da Russia sao as politicas de afrontamento e divisao social de Moscovo. Assim por alto foi isto.

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
10,676
7,885
Fora todos os sacrifícios e riscos e variáveis imprevisíveis que , esta guerra encerra nas sociedades europeias ocidentais.
Lamento essa resposta, porque dedicaste tempo a responder a um post mas a não responder á pergunta do post.

Podes pf citar alguma resposta que já tenhas dado para evitar teres que escrever?

Quanto a normalização das extremas, basta ver que temos na assembleia há muitos anos um partido comunista. Myself, abomino extremos independente da cor, mas percebo que nem todos consigamos.

PCP não tem coragem no caso da guerra, cão não morde a mão do dono. Tal como Venezuela e outros quejandos.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,989
7,591
Falhas nas conclusões.. o comunismo está vivo enquanto houver superpotências com bases teóricas nessas premissas ideológicas ideológicas certo? Portanto não morreu está vivo ... Do resto é isto. As análises morais pouco servem porque existem sempre para troca e recuso me a entrar nesse despique. Como já deves ter percebido não entro nessa discussão novelesca de quem é o mais bonzinho e justo e virtuoso...
Aliás é curioso ver Espanha... A surpresa já começou
Então onde é que anda essa surpresa em Espanha?
🤣🤣🤣🤣
Também tens a mania que és bi-dente, deves mesmo ter apenas 2 dentes 🤣🤣🤣🤣.

És a anedota em pessoa neste fórum.

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
726
1,680
Conquistas
5
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
  • Paulinho Santos
Em curtas palavras que obviamente preferem a vida do lado do "inimigo e criador de todos os males que é o Ocidente", onde podem ser , ter, criar, etc. Uma guerra sem nexo porque obviamente nao cabe na cabeça de ninguem, nem mesmo deles, a ideia de que a Russia poderia ser atacada por ter a NATO perto ,por exemplo, para ser dividida, como já li por aqui. Seria o mesmo pensar que a China poderia querer invadir os Eua. Quem estraga a Russia e divide a força da Russia é quem traz essa mentalidade para o povo. Quem afasta os antigos territorios russos da Russia sao as politicas de afrontamento e divisao social de Moscovo. Assim por alto foi isto.
Ou seja, nada de ir combater nazis, nem salvar a cultura eslava do decadente ocidente, decadência protagonizada pelas babuskas ucranianas, esses seres demoníacos que oferecem sementes de girassol a soldados invasores

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,137
72,880
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Ele tem razão numa coisa... existem mais diferenças sociais e de idiossincrasias de Braga para o Porto, do que de Lisboa para Faro por exemplo.

É verdade que o Norte tem várias identidades sociais e bastante demarcadas. No sul é tudo mais parecido e homogéneo.

Caramba foi no Norte, mais propiamente no minho, que vi um senhora de Fafe?? a dizer que preferia morrer a pertencer a Vizela!

• Like
Reações: Edgar Siska

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,255
130,795
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Ele tem razão numa coisa... existem mais diferenças sociais e de idiossincrasias de Braga para o Porto, do que de Lisboa para Faro por exemplo.

É verdade que o Norte tem várias identidades sociais e bastante demarcadas. No sul é tudo mais parecido e homogéneo.

Caramba foi no Norte, mais propiamente no minho, que vi um senhora de Fafe?? a dizer que preferia morrer a pertencer a Vizela!
Mas na hora de nos recebermos uns aos outros somos todos amigos.
E amigos dos que vêm de todo o lado.

Agora fizes-te me lembrar o que me dizia a minha ex-namorada nos inícios da relação há long time ago, "o meu pai quando soube disse-me Caralho, tu nem penses que vais namorar com um tripeiro, há tanto moço bom em Cabeceiras ".

Depois era "ele é mesmo bom rapaz e gosta muito de ti" :LOL::LOL:

A falta de bairrismo também está relacionada com uma densidade populacional muito esparsa, não dá para criar se os teus vizinhos mais póximos estão onde o judas perdeu as sandálias.

• Like
Reações: Vieira_Amares

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393

Correção talvez posso me ter explicado mal. Pelo pouco que conheço nomeadamente no eixo litoral Norte. Entre distrito do Porto ( parte sul espinho/ovar) - Viana( o que são pouquíssimos KMS). Para alguém de fora o litoral norte até parece muito homogéneo á primeira impressão( e na realidade é) acho que é mais um estado de espírito talvez devido á herança histórica mais feudal senhorial e menos latifundiária.
Acho que no fundo as diferenças são mínimas ou inexistentes( até diria para lá do Minho na Galiza as diferenças são pouco marcadas) parece me a mim que querem mais serem diferentes uns dos outros. E essa é a grande diferença que talvez exista com o centro sul onde existe não existe de forma tão vincada.
Diria que noventa por cento das pessoas do sul não conseguem destinguir a diferença entre o falar do Porto ou de Braga por exemplo. E isso para muitos de vocês deve ser uma afronta.

Última edição: