Departamento de Comunicação e Informação do FC Porto

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
17,703
41,324
Tópico sobre o departamento de comunicação e informação do FC Porto.


Director de comunicação e informação -

Director de conteúdos FC Porto -

Director de imprensa - Rui Cerqueira

Assessor de imprensa - Pedro Amorim

Assessor de imprensa do Presidente - Fernando Rodrigues


Revista Dragões

Administrador - Tiago Madureira

Sub - Director - Alberto Barbosa



Corpo redatorial da Revista Dragões e da Newsletter Dragões Diário:

Bruno Leite
Manuel T. Pérez
Pedro Diniz
Sérgio Velhote
 
Última edição:
  • Like
Reações: danielsousa94

Roberto_FCP

Tribuna Presidencial
Staff
9 Março 2012
17,703
41,324
Abro este tópico no primeiro dia da época 2023/24. Mais uma pré época que começa sem grandes informações por parte do clube. Para quê tanto secretismo? Para quê tanta falta de informação para com os seus associados e adeptos? É admissível esta postura? O que mudar?

Está dado o mote para uma discussão sobre um tema tantas vezes falado por aí...
 

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
18,378
28,733
Conquistas
4
42
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Abro este tópico no primeiro dia da época 2023/24. Mais uma pré época que começa sem grandes informações por parte do clube. Para quê tanto secretismo? Para quê tanta falta de informação para com os seus associados e adeptos? É admissível esta postura? O que mudar?

Está dado o mote para uma discussão sobre um tema tantas vezes falado por aí...
Nem uma simples lista de jogadores que se apresentaram, nada.

Acredito que durante o dia apareçam mais fotos, mas é muito pobrezinho
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
32,846
56,755
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Este departamento ainda está no século XX. Não sei se a culpa é dos 4 diretores ou dos que lhes estão acima que não os deixam evoluir para o século XXI.
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
7,364
7,806
Abro este tópico no primeiro dia da época 2023/24. Mais uma pré época que começa sem grandes informações por parte do clube. Para quê tanto secretismo? Para quê tanta falta de informação para com os seus associados e adeptos? É admissível esta postura? O que mudar?

Está dado o mote para uma discussão sobre um tema tantas vezes falado por aí...
Não é secretismo, nem há nada sequer para guardar segredo nesta fase. Amadorismo e comodismo. Estão-se a cagar para os sócios e adeptos.
 

Cheue

12 Maio 2016
22,519
36,173
Conquistas
7
108
Se é para isto não vale a pena o trabalho em abrir tópicos.
acho que é a mesma coisa que dizer que as pessoas são todas incompetentes etc
como fazem com todos os departamentos do clube...

vai dar ao mesmo...
--


Melhorar um Departamento de Comunicação e Informação de um clube de futebol envolve a implementação de várias estratégias e práticas eficazes. Aqui estão algumas sugestões para ajudar a impulsionar a melhoria desse departamento:

  1. Defina metas claras: Estabeleça metas específicas para o departamento, como aumentar o engajamento nas redes sociais, melhorar a cobertura de imprensa ou fortalecer a marca do clube. Essas metas devem ser mensuráveis e orientar as ações do departamento.
  2. Desenvolva uma estratégia de mídia: Crie uma estratégia de mídia abrangente que aborde os canais de comunicação do clube, incluindo site oficial, redes sociais, boletins informativos, aplicativos móveis e relacionamentos com a imprensa. Planeje conteúdo relevante, envolvente e de qualidade para cada um desses canais.
  3. Invista em uma equipe qualificada: Contrate profissionais qualificados em comunicação, marketing, jornalismo, design gráfico e mídias sociais. Garanta que sua equipe tenha habilidades adequadas para lidar com as demandas do departamento, incluindo produção de conteúdo, gerenciamento de redes sociais, relações com a imprensa e análise de dados.
  4. Melhore a presença digital: Otimize o site oficial do clube para facilitar a navegação e fornecer informações atualizadas sobre o time, jogadores, ingressos, eventos e notícias. Atualize regularmente as redes sociais com conteúdo relevante, interaja com os fãs e utilize recursos visuais atraentes, como fotos e vídeos.
  5. Estabeleça parcerias com influenciadores: Identifique influenciadores relevantes no cenário esportivo e estabeleça parcerias com eles para aumentar a visibilidade do clube. Eles podem ajudar a promover eventos, compartilhar conteúdo e alcançar um público mais amplo.
  6. Aproveite a análise de dados: Utilize ferramentas de análise de dados para compreender melhor o público-alvo, avaliar o desempenho das campanhas de comunicação e informação, e tomar decisões embasadas. Isso permite ajustes contínuos para melhorar a eficácia das estratégias e otimizar o retorno sobre o investimento.
  7. Promova a interação com os fãs: Incentive a participação dos torcedores, realizando concursos, enquetes, sessões de perguntas e respostas com jogadores e staff, transmissões ao vivo e eventos interativos. Isso cria um senso de comunidade e aumenta o envolvimento dos fãs com o clube.
  8. Estabeleça parcerias com a imprensa: Desenvolva relacionamentos sólidos com jornalistas e veículos de comunicação relevantes. Forneça acesso exclusivo a informações, organize coletivas de imprensa e esteja disponível para responder a perguntas. Isso ajuda a fortalecer a presença do clube na mídia e a garantir uma cobertura positiva.
  9. Esteja atento às tendências: Mantenha-se atualizado com as últimas tendências em comunicação e informação no futebol e em outras indústrias. Explore novas plataformas, como podcasts, streaming ao vivo e realidade virtual, para alcançar os fãs de maneiras inovadoras.
  10. Avalie e ajuste constantemente: Monitore o desempenho das estratégias implementadas, analise os resultados e faça ajustes conforme necessário. Esteja aberto a feedbacks e esteja disposto a adaptar suas abordagens para atender às necessidades em constante evolução do clube e dos torcedores.
Lembre-se de que a melhoria contínua é fundamental para o sucesso do Departamento de Comunicação e Informação de um clube de futebol. Acompanhe as mudanças no mercado, busque feedbacks e esteja sempre disposto a inovar.
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,780
194,642
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Nem sei se é enquadrado no tópico mas acho que o clube devia de ser mais aberto para os adeptos
Conhecer mais os jogadores e conhecer mais o dia a dia

E mais fechado para certas empresas de descomunicação
Impedir a entrada do jornal a bola, Record, cmtv e afins nas nossas instalações
 
  • Like
Reações: jcmp17

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
20,721
45,768
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
Dá muito trabalho dizer x dia, y adversário a tal hora, com ou sem transmissão.
 

Cheue

12 Maio 2016
22,519
36,173
Conquistas
7
108
os departamentos de comunicação e de marketing de todos os clubes, do que vejo, são das coisas mais "cringe" da humanidade

- os vídeos ridículos de apresentação
- o destaque que se dá a merdas sem interesse a a lances nos jogos normalíssimos "ui ganda cueca" ohoh
- os joguinhos e quizz's que fazem com os jogadores
- entrevistas parvas
- piadas e trocadilhos parvos
- meterem cenas nas redes do clube que não têm nada a ver com o clube - só para entrar na 'onda'.
etc etc

mas enfim...talvez seja isso que se deva fazer.
porque não meter os jogadores a fazer tik-toks de dança todos os dias? já agora...
 

incrivelhulk

Lugar Anual
2 Março 2020
20,721
45,768
Conquistas
6
  • Novembro/20
  • Campeão Nacional 19/20
os departamentos de comunicação e de marketing de todos os clubes, do que vejo, são das coisas mais "cringe" da humanidade

- os vídeos ridículos de apresentação
- o destaque que se dá a merdas sem interesse a a lances nos jogos normalíssimos "ui ganda cueca" ohoh
- os joguinhos e quizz's que fazem com os jogadores
- entrevistas parvas
- piadas e trocadilhos parvos
- meterem cenas nas redes do clube que não têm nada a ver com o clube - só para entrar na 'onda'.
etc etc

mas enfim...talvez seja isso que se deva fazer.
porque não meter os jogadores a fazer tik-toks de dança todos os dias? já agora...
Acho que, pelo menos aqui, não ves ninguém a pedir isso.

Só se pede o simples. São quase duas da tarde, que jogadores se apresentaram no Olival? A pre epoca começou hoje, que informação o clube disponibilizou, tirando o dia em que começava, sobre a mesma?
 

Cheue

12 Maio 2016
22,519
36,173
Conquistas
7
108
deviam é fazer qualquer coisa em relação ao canal de youtube

é claramente o patinho feio das redes do clube e é a única que não tem sucesso

acabar com o canal...acho que não convém
mas já é muito "velho" e tem demasiados vídeos

precisava de um reset.
apagava mesmo carradas de vídeos, só prejudicam no algoritmo.
e começar a publicitá-lo noutras redes com se fosse um canal novo.
 
C

Campeões de Tudo

Guest
deviam é fazer qualquer coisa em relação ao canal de youtube

é claramente o patinho feio das redes do clube e é a única que não tem sucesso

acabar com o canal...acho que não convém
mas já é muito "velho" e tem demasiados vídeos

precisava de um reset.
apagava mesmo carradas de vídeos, só prejudicam no algoritmo.
e começar a publicitá-lo noutras redes com se fosse um canal novo.
E em relação ao Porto Canal/FC Porto TV amigo, o que farias?
 

Cheue

12 Maio 2016
22,519
36,173
Conquistas
7
108
Acho que, pelo menos aqui, não ves ninguém a pedir isso.

Só se pede o simples. São quase duas da tarde, que jogadores se apresentaram no Olival? A pre epoca começou hoje, que informação o clube disponibilizou, tirando o dia em que começava, sobre a mesma?
acho que fazem sempre isso depois dos treinos, mesmo durante a época.

sobre os jogos de pré-época--o próprio clube já sabe em que dia e hora são, ao certo?
 

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,780
194,642
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
E em relação ao Porto Canal/FC Porto TV amigo, o que farias?
O que é que há a fazer?
Que nunca se torne pago, é o que peço
E acabar com os programas azeiteiros da filha do Caldeira

De resto, no Porto Canal, vejo a nossa formação e modalidades à borla, durante todo o ano...
 
  • Like
Reações: Edgar Siska