Guerra Rússia - Ucrânia

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,485
12,947
Muito menos do que o Ocidente comprava e ainda com a desvantagem de ser a "preço de saldo".

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
Correcto, mas compram ou não ?

Apoiam ou não ?

A % que a India compra então, mesmo a um preço mais baixo, subiu uma enormidade, deve representar mais de 50 % hoje em dia.

Ate me admira que isto mereça debate/contestação, se não comprassem a Rússia já tinha implodido, pois teria perdido a sua maior fonte de rendimento.

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,763
9,171
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Como não amar esta arrogância do fanboy do José Sócrates

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

• Haha
Reações: Rafa

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
Correcto, mas compram ou não ?

Apoiam ou não ?

A % que a India compra então, mesmo a um preço mais baixo, subiu uma enormidade, deve representar mais de 50 % hoje em dia.

Ate me admira que isto mereça debate/contestação, se não comprassem a Rússia já tinha implodido, pois teria perdido a sua maior fonte de rendimento.
Em finais de 2022 a percentagem de compra da Índia andava nos 18%. Antes, apenas tinham 1%.

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,485
12,947
Em finais de 2022 a percentagem de compra da Índia andava nos 18%. Antes, apenas tinham 1%.

Esses dados não estão certos.

"Em março, a Índia importou da Rússia 1,62 milhões de barris por dia, 40% das suas importações totais de petróleo, segundo a Agência Internacional de Energia, acima dos cerca de 70 mil barris por dia e apenas 1% dos influxos antes da guerra.

Na quarta-feira, a gigante russa de energia Rosneft anunciou um acordo para "aumentar substancialmente" os fornecimentos para a estatal Indian Oil Company, após uma visita à Índia do CEO, Igor Sechin.

A Rússia aumentou em 22 vezes as exportações de crude para a Índia no ano passado.

Rússia concentra a sua atenção no Oriente. Moscovo está a reconfigurar o modelo do seu sector externo, especialmente de energia, para suportar as suas exportações de petróleo e gás. Está agora de olhos postos na China e multiplicou por 22 a venda de petróleo à Índia. A dificuldade em aceder aos mercados internacionais, a matérias-primas essenciais, a inúmeros sectores, e o esforço orçamental de guerra têm levado a economia russa a deteriorar-se nos últimos meses. Ainda assim, a queda foi muito menor do que a esperada.

Apesar das sanções contra a Rússia, a União Europeia compra subprodutos do petróleo russo à Índia

As exportações de petróleo da Rússia atingiram em abril o nível mais elevado desde o início da invasão da Ucrânia, em fevereiro de 2022, diz a Agência Internacional de Energia (AIE).

Em abril deste ano, Moscovo exportou uma média de 8,3 milhões de barris de petróleo por dia, o que representa um aumento de 50 mil barris diários em relação a março.

A deslocação do mercado para leste
Cerca de 80% das exportações de petróleo da Rússia em abril foram para a Índia e para a China.

Segundo um relatório da BBC, as importações de petróleo da Índia aumentaram dez vezes, atingindo os 2,2 milhões de barris por dia em abril. Antes da invasão, a média diária era de 0,2 milhões de barris.

A Índia é o terceiro maior importador de petróleo do mundo."

Fontes: euronews, JN, jornal negocios

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Estive a ouvir o general Costa Branco na CNN.
E o furo militar da Ucrânia passará por entrar por Oeste até á a Crimeia.
Se isso eventualmente se concretizasse( o que é totalmente improvável com os dados atuais ) ou seja a Ucrânia chegar á Crimeia aí sim poderia haver uma luz ao fundo do túnel para levar a Rússia á mesa das negociações.
Mas para isso acontecer existem duas ou mais dimensões a ter em consideração. A política e militar, ou seja dois em um. Como Putin e o Kremlin e nacionalismo russo( sim porque quanto maior for a percepção de isolamento externo mais coeso o nacionalismo exacerbado fica e isso é dos livros) poderiam aceitar e encaixar uma derrota e manter-se sem fazer algo extremo. Ou seja, reformulo as minhas análises. Para isto se resolver terá de haver uma conquista militar ucraniana significativa e em simultâneo a queda do regime. Um dois em um. E na minha opinião isso será quase impraticável sem que haja um acto de desespero do regime russo. Não é só conquistar terreno é preciso mesmo vergar o nacionalismo russo representado no regime de Putin.
Como serenamente e lucidamente refere o coronel Costa Branco está incursão dos Wagner nada tinha de sólido para uma revolução de regime. O apoio institucional dos organismos que sustentam o regime foi zero, apoios populares zero, apoio das repúblicas da federação russa zero. Basicamente o regime do Putin internamente foi testado mas nenhuma das características que permitem uma revolução ou golpe de estado foi visível. Permitiu ao regime do Putin verificar quem pode ser dissidente do próprio regime. Ou seja uma espécie de purga e teste interno.
A verdade é que o Prigozhin nunca quis ter a capacidade para um golpe de Estado pois a maioria dos soldados da Wagner não o acompanharam. Serviu talvez para testar o estado do regime de Putin.
Bom ouvir alguém como o General Costa Branco sempre se aprende alguma coisa e não os clichês repetidos misturados por wishful things que pouco ou nada informam esclarecem para perceber a complexidade e os riscos que este conflito dantesco nunca visto assume.
E como já aqui explicado as sanções economicas não estão a resultar.

Última edição:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,571
28,740
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Deves estar confuso ou equivocado..

Recobro ? Eu ?

Vejamos, quando se iniciou a excitação geral, quer nos meios de comunicação quer neste tópico há dias, eu disse duas coisas:

1 - 20 mil homens não chegam para tomar Moscovo (hoje sabe-se que nem 20 mil eram, mas sim 5 mil)

2 - para saber se a tentativa/espécie de golpe que o cozinheiro queria fazer, teve algum impacto/resultado, ficava a espera que acontecesse o seguinte; a queda de Shoigu e/ou Gerasimov

Ate ver ainda nenhum dos dois caiu (para bem dos Ucranianos que devem estar a fazer fisgas para que se mantenham nos seus lugares, o pior que lhes podia acontecer era estes serem substituídos por alguém que fosse minimamente competente), quando/se isso acontecer, seria/serei o primeiro em dizer que a marcha estilo Mad Max produziu resultados.

De resto falhaste completamente o alvo, spin não é comigo, dou a minha opinião sobre os assuntos que quero dar (tenho o defeito, admito, de tentar cingir-me a factos concretos e não a desejos/emoções), sem estar preocupado se ela é maioritária, consensual ou dissonante.

Não ando aqui, muito menos neste tópico, nem a procura de likes, nem a procura de moralismos.

Portanto, recobros não é comigo de certeza, só aquele pessoal que entrou numa excitação máxima (podia pôr aqui algumas das maiores excitações que foram escritas durante o "evento" mas não o vou fazer lol) é que pode ter precisado de uns dias para acalmar, ate estrear a season 2 prometida.
Até no discurso que tens utilizas a mesma cacofonia do agostinho.. excitações. Entenderes como errado o gáudio de algumas pessoas com a desmistificação do grande líder invencivel, líder esse que é um criminoso de guerra (tu que és um gajo de factos, pareces ter um problema em ludar com alguns) demonstra que já estás um pouco perdido para a decência e a convivência numa sociedade democrática. Só achei estranho o teu silêncio enquanto este processo decorria. Estava curioso para saber o que irias inventar. Sei agora que, e à boa maneira de um lampião, o terrível líder salvador da ameaça de nazis ucranianos passou a cozinheiro e afinal a ameaça não era tão grande quanto isso e por saber disso é que nenhum dos fulanos do governo russo se colocou a monte.. nem morreu malta russa no meio disto tudo nem nada.. ou será que os factos demonstram o contrário? Mas lá está, não me admira que a máquina de spin russa não faça disto uma grande Vitória de putin e metam a culpa na cia. Tolinhos voluntários para espalhar essa teoria sabemos que os existem.

De resto, continuas sem dar uma palavra sobre as crianças mortas em mais um crime de guerra. Em coerência com a tua atitude ao longo de toda esta guerra. Esses factos tu pareces ter uma memória seletiva que os apaga do teu cérebro.. Mas já se sabe que isto sao os ucranianos a inventar para obterem likes e serem os pobrezinhos neste conflito que eles iniciaram.. e tu não és gajo de simpatizar com estes attention whores de likes. E isso diz tudo sobre o perigo da sociedade em que vivemos, de facto. Gente que pactua com isto é de facto tão criminosa como as pessoas que cometem os crimes.

• Love
Reações: Yggyfcp

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,571
28,740
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Estive a ouvir o general Costa Branco na CNN.
E o furo militar da Ucrânia passará por entrar por Oeste até á a Crimeia.
Se isso eventualmente se concretizasse( o que é totalmente improvável com os dados atuais ) ou seja a Ucrânia chegar á Crimeia aí sim poderia haver uma luz ao fundo do túnel para levar a Rússia á mesa das negociações.
Mas para isso acontecer existem duas ou mais dimensões a ter em consideração. A política e militar, ou seja dois em um. Como Putin e o Kremlin e nacionalismo russo( sim porque quanto maior for a percepção de isolamento externo mais coeso o nacionalismo exacerbado fica e isso é dos livros) poderiam aceitar e encaixar uma derrota e manter-se sem fazer algo extremo. Ou seja, reformulo as minhas análises. Para isto se resolver terá de haver uma conquista militar ucraniana significativa e em simultâneo a queda do regime. Um dois em um. E na minha opinião isso será quase impraticável sem que haja um acto de desespero do regime russo. Não é só conquistar terreno é preciso mesmo vergar o nacionalismo russo representado no regime de Putin.
Como serenamente e lucidamente refere o coronel Costa Branco está incursão dos Wagner nada tinha de sólido para uma revolução de regime. O apoio institucional dos organismos que sustentam o regime foi zero, apoios populares zero, apoio das repúblicas da federação russa zero. Basicamente o regime do Putin internamente foi testado mas nenhuma das características que permitem uma revolução ou golpe de estado foi visível. Permitiu ao regime do Putin verificar quem pode ser dissidente do próprio regime. Ou seja uma espécie de purga e teste interno.
A verdade é que o Prigozhin nunca quis ter a capacidade para um golpe de Estado pois a maioria dos soldados da Wagner não o acompanharam. Serviu talvez para testar o estado do regime de Putin.
Bom ouvir alguém como o General Costa Branco sempre se aprende alguma coisa e não os clichês repetidos misturados por wishful things que pouco ou nada informam esclarecem para perceber a complexidade e os riscos que este conflito dantesco nunca visto assume.
E como já aqui explicado as sanções economicas não estão a resultar.
Demorou a concertar uma resposta a tudo isto mas afinal tudo foi um sonho e o regime de putin sai mais forte de tudo isto.. e serviu para fazer o teste do algodão e separar os puros dos impuros.. estava tudo estudado pelo Putin afinal.. uma especie de teste de fidelidade que foi afinal benefico para unir as tropas.. apoio popular zero?? Um rescaldo efetuado por um estado autoritário e ditatorial?..Ahahahahahahah.
Nem o pedro guerra se lembraria de uma coisa destas para utilizar como cartilha..já agora, sobre o atentado criminoso de guerra, mais um, que vitimizou mais alguns inocentes ucranianos tens algo a acrescentar?

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Demorou a concertar uma resposta a tudo isto mas afinal tudo foi um sonho e o regime de putin sai mais forte de tudo isto.. e serviu para fazer o teste do algodão e separar os puros dos impuros.. estava tudo estudado pelo Putin afinal.. uma especie de teste de fidelidade que foi afinal benefico para unir as tropas.. apoio popular zero?? Um rescaldo efetuado por um estado autoritário e ditatorial?..Ahahahahahahah.
Nem o pedro guerra se lembraria de uma coisa destas para utilizar como cartilha..já agora, sobre o atentado criminoso de guerra, mais um, que vitimizou mais alguns inocentes ucranianos tens algo a acrescentar?
Para fazeres uma comparação ou analogia relativo ao regime russo autocatrico e ao sentimento do nacionalismo russo que o sustenta tens de cavar muito fundo. Não tem nada haver com a queda de podre do regime do Estado novo onde o país já suspirava por um clique e saiu a rua.
Talvez a comparação mais parecida seja mesmo com o III reich uma nação que sai derrotada perde território. Tal e qual como a URSS e vem mais ressentida numa nova configuração.
Está encenação do Prigozhin nada tinha de estruturante e coeso e sólido, existem agora dezenas de teorias da conspiração á escolha agora olhando para os factos e Citando o General Costa Branco, o povo não saiu á rua, não houve uma única república da federação a se juntar, as estruturas do Estado nenhuma delas aderiu. E mais o regime de Putin obteve apoio internacional de países do sul global muito populosos para não falar da China. Que vê hoje a Rússia como um espelho.
Relativo á cartada do ataque hediondo que assistimos, já tínhamos visto na Chechénia, síria. Essa tentativa de colagem a actos desses com opiniões geopolíticas do que serve? Achas que algum ser humano não irá condenar um acto como esse? Levam sempre a discussão para essa dimensão.

madjer1987

Tribuna Presidencial
18 Julho 2016
5,269
5,896
AVB2024
A serio ?

Não consegues perceber então que se não fosse a India e a China a comprarem petróleo, mesmo com desconto, a Rússia já tinha implodido ?

Tens noção da quantidade de sanções, da coligação de países, da quantidade de pacotes atras de pacotes, que já foram aplicados ?

A falha é minha, claramente, em tentar, só de vez em quando, tentar meter alguma logica/factos no meio disto, num fórum de bola, mas pronto..

Recordar que a minha pergunta se deveu a uma fabulosa frase da tua autoria , em que afirmavas "No último fim de semana a Rússia perdeu todas as chances de algum apoio da China ou da Índia. Quem irá ajudar um presidente que pode levar um Coup a qualquer momento?".

Apenas quis demonstrar o quão factualmente errado essa afirmação está..mas podemos todos fazer de conta que assim não é.
He he, não não

Enquanto a Rússia continua a exportar o petróleo a preço baixo, o preço do petróleo a nível mundial também fica baixo!

A Rússia fica sem o petróleo, quase nenhum benefício, e o petróleo para a nossa indústria também continua baixo

Bem bom para nós, péssimo para eles ❤

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,846
7,327
A responder o quê meu? Aquilo que já repeti várias vezes. Que este conflito só termina com a mudança de regime no Kremlin( e que isso se não for á lá modo controlado pelo ocidente será um terror?) caso contrário teremos uma guerra sem fim á vista. E só poderá ser vencida com o reforço de recursos humanos nos campos de batalha do ocidente. Senão não termina, ou termina num impasse? E que existe enormes riscos associados a qualquer uma solução?
Opinião e linha defendida por até muitos sectores? Até pelo próprio secretário geral da NATO . Inteligência americana. Etc. Sectores conservadores de direita( não só dos comunas defensores da senhora má) e citei nnnn de fontes.
Se para ti isto é sinónimo de ser defensor do putinismo, da invasão russa isso já é um problema de interpretação teu.
Agora já não tenho saco para ouvir os comentadores de serviço que comentam isto como de um Benfica Porto se tratasse. O não sei o que está mais enfraquecido. É agora, etc . Vitórias televisivas e mediáticas para anestesiar a opinião pública já não há paciência. Só espero coisas concretas. Chega de Rodriguinhos.
E recomendo tu fazeres essa abstinência porque está guerra anda a mexer muito contigo. Dada a intransigência e capacidade de colocares rótulos a outros. Queria ver se tivesses numa caixa de comentários das cnns do Facebook onde aparece defensores declarados do Putin. Pois sim o apoio nomeadamente ao Zelensky na opinião pública no mundo real não é de todo o que parece isso garanto te. E não falo do sul global falo mesmo europeia.
Sobre o teu exemplo simplesmente inarravavel e absurdo . Só me lembro do pulp ficton , mas aí era um negão vítima de sodomia supremacistas brancos . O que aconteceu a seguir foi que o Bruce Willis teve um acto de consciência e foi lá pessoalmente auxiliar o antigo inimigo o que aconteceu a seguir foi tão macabro que ficou na película de Tarantino entregue a imaginação dos cinéfilos. Pois é uma boa metáfora. Talvez a Ucrânia venha precisar de quem não atire ajuda pela janela mas desça as catacumbas para ajudar mesmo pessoalmente.
Agora ofende á vontade como disse estou em modo Marcelo.
E não vou estar sempre a repetir sempre o meu ponto de vista. Pois já o disse até no início do conflito. Agora nunca tivemos um conflito tão sangrento, de dimensão tão grande e com tantos riscos como este . Isso não tivemos de certeza e que isto já está a afectar a psique colectiva isso já está.
O que que achas daquelas imagens!

Tem vergonha na cara!
Qualquer Ser Humano digno desse nome fica chocado com as imagens!

Última edição:

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
10,521
7,710
Para fazeres uma comparação ou analogia relativo ao regime russo autocatrico e ao sentimento do nacionalismo russo que o sustenta tens de cavar muito fundo. Não tem nada haver com a queda de podre do regime do Estado novo onde o país já suspirava por um clique e saiu a rua.
Talvez a comparação mais parecida seja mesmo com o III reich uma nação que sai derrotada perde território. Tal e qual como a URSS e vem mais ressentida numa nova configuração.
Está encenação do Prigozhin nada tinha de estruturante e coeso e sólido, existem agora dezenas de teorias da conspiração á escolha agora olhando para os factos e Citando o General Costa Branco, o povo não saiu á rua, não houve uma única república da federação a se juntar, as estruturas do Estado nenhuma delas aderiu. E mais o regime de Putin obteve apoio internacional de países do sul global muito populosos para não falar da China. Que vê hoje a Rússia como um espelho.
Relativo á cartada do ataque hediondo que assistimos, já tínhamos visto na Chechénia, síria. Essa tentativa de colagem a actos desses com opiniões geopolíticas do que serve? Achas que algum ser humano não irá condenar um acto como esse? Levam sempre a discussão para essa dimensão.
Que países de sul mesmo? Algum relevante?
Espero que não te estejas a referir á Venezuela e ao triste do Maduro...

• Like
Reações: Pinetree

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,846
7,327
Deves estar confuso ou equivocado..

Recobro ? Eu ?

Vejamos, quando se iniciou a excitação geral, quer nos meios de comunicação quer neste tópico há dias, eu disse duas coisas:

1 - 20 mil homens não chegam para tomar Moscovo (hoje sabe-se que nem 20 mil eram, mas sim 5 mil)

2 - para saber se a tentativa/espécie de golpe que o cozinheiro queria fazer, teve algum impacto/resultado, ficava a espera que acontecesse o seguinte; a queda de Shoigu e/ou Gerasimov

Ate ver ainda nenhum dos dois caiu (para bem dos Ucranianos que devem estar a fazer fisgas para que se mantenham nos seus lugares, o pior que lhes podia acontecer era estes serem substituídos por alguém que fosse minimamente competente), quando/se isso acontecer, seria/serei o primeiro em dizer que a marcha estilo Mad Max produziu resultados.

De resto falhaste completamente o alvo, spin não é comigo, dou a minha opinião sobre os assuntos que quero dar (tenho o defeito, admito, de tentar cingir-me a factos concretos e não a desejos/emoções), sem estar preocupado se ela é maioritária, consensual ou dissonante.

Não ando aqui, muito menos neste tópico, nem a procura de likes, nem a procura de moralismos.

Portanto, recobros não é comigo de certeza, só aquele pessoal que entrou numa excitação máxima (podia pôr aqui algumas das maiores excitações que foram escritas durante o "evento" mas não o vou fazer lol) é que pode ter precisado de uns dias para acalmar, ate estrear a season 2 prometida.
Não uses a palavra moralismo no que escreves porque te fica mal.

Tem vergonha na cara também.

Sai do ocidente, vai para a P*t@ da russa viver, sai do conforto Europeu!

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
14,846
7,327
Que países de sul mesmo? Algum relevante?
Espero que não te estejas a referir á Venezuela e ao triste do Maduro...
A Venezuela, que é um narco estado, e onde os russos lá estão unicamente e exclusivamente pelos diamantes e ouro.

Enquanto isso o badalhoco do maduro vai matando a população lentamente, simplesmente dos países mais inseguros do mundo.

• Like
Reações: Conceição Santos

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,571
28,740
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Se está "encenação" provocou o pânico que provocou fará se fosse a sério 🤣🤣🤣 falar em adesão popular ( não sei que fonte de informação usas como base de referência) num estado autocrático e ditatorial é de rir.. existiu reação e resistência do povo russo perante este avanço militar ou foi preciso chamar os criminosos chechenos? O navalny que tinha cada vez mais pessoas do seu lado perdeu esse apoio popular por causa de..
1 - caso extraconjugal que afetou o seu carácter
2- ataque criminoso de um ditador que o está a matar aos poucos.. como fez com milhares de outras pessoas que sonham em fazer oposição.. ?

Por fim, a incapacidade de julgar estes atos criminosos como tal, sem ter que fazer analogia que servem como desculpa ou atenuantes é um ato indigno. Tenho dito e continuarei a dizer. É absolutamente nojento o desprezo pela vida humana que algumas pessoas demonstram..

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,813
9,393
Se está "encenação" provocou o pânico que provocou fará se fosse a sério 🤣🤣🤣 falar em adesão popular ( não sei que fonte de informação usas como base de referência) num estado autocrático e ditatorial é de rir.. existiu reação e resistência do povo russo perante este avanço militar ou foi preciso chamar os criminosos chechenos? O navalny que tinha cada vez mais pessoas do seu lado perdeu esse apoio popular por causa de..
1 - caso extraconjugal que afetou o seu carácter
2- ataque criminoso de um ditador que o está a matar aos poucos.. como fez com milhares de outras pessoas que sonham em fazer oposição.. ?

Por fim, a incapacidade de julgar estes atos criminosos como tal, sem ter que fazer analogia que servem como desculpa ou atenuantes é um ato indigno. Tenho dito e continuarei a dizer. É absolutamente nojento o desprezo pela vida humana que algumas pessoas demonstram..
Peço desculpa o que está análise aos factos ao qual citei o general Costa Branco, tem haver com a questão humanitária?
Estás sempre a guinar as análises para uma análise e pior uma avaliação moral e humanitária . Quando misturas a estrada da beira com a beira da estrada.
O que a análise factual relativo aos crimes de guerra indignos, obscenos que está guerra está a provocar tem haver com a análise política e geo estratégia militar do que se passa com a mesma?
Sempre a tentar rotular estás análises como alguém fosse cúmplice ou aceitasse o que está a passar?
Se estás a espera que o Putin acabe como o Kadafi ou o saddam é uma convicção tua . Agora não deves julgar os outros que não partilham com essa linha de pensamento como defensores desta barbárie humanitária. Também por muito que condene o que se passa alguns aqui fazem uma triagem selectiva. Portanto não valerá a pena estar sempre a repetir a mesma coisa. Factos partilhados por muitas fontes da nossa praça bem como internacionalmente.

Última edição:
  • Haha
Reações: MiguelDeco

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,571
28,740
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Peço desculpa o que está análise aos factos ao qual citei o general Costa Branco, tem haver com a questão humanitária?
Estás sempre a guinar as análises para uma análise e pior uma avaliação moral e humanitária . Quando misturas a estrada da beira com a beira da estrada.
O que a análise factual relativo aos crimes de guerra indignos, obscenos que está guerra está a provocar tem haver com a análise política e geo estratégia militar do que se passa com a mesma?
Sempre a tentar rotular estás análises como alguém fosse cúmplice ou aceitasse o que está a passar?
Se estás a espera que o Putin acabe como o Kadafi ou o saddam é uma convicção tua . Agora não deves julgar os outros que não partilham com essa linha de pensamento como defensores desta barbárie humanitária. Também por muito que condene o que se passa alguns aqui fazem uma triagem selectiva. Portanto não valerá a pena estar sempre a repetir a mesma coisa. Factos partilhados por muitas fontes da nossa praça bem como internacionalmente.
Mas que raio de factos falas tu? Por acaso estamos a falar de uma democracia onde existe um controlo sobre essa informação de forma a ser escrutinada devidamente? Estás a falar sobre que factos? Os factos e a narrativa que os russos estiveram todo este tempo a construir? São esses os factos que tu referes? Porque raio não mencionas, por exemplo, os factos descritos pelo navalny? Pelo amor de deus, não façam de nós tolinhos.. E acho piada que nos julguem como moralistas quando estamos a falar de pessoas inocentes a serem assassinadas diariamente, quando vocês insistem em se colocar no papel de analistas da big picture, do grande enquadramento geoestratégico que está subjacente a tudo isto. Como se fosse possível analisar esta questão sem fazer julgamentos de ordem moral. Como se fosse possível analisarmos esta situação sem condenar-se crimes de guerra que são cometidos diariamente. Como se fosse normal termos aqui alguns users que se "excitam" com os avanços e progressos russos. Toda a gente tem o direito à liberdade de opinião e de expressão, como é óbvio, mas também é obrigatório, como também já o foi no passado, que existam pessoas que vão chamando os criminosos pelo nome.