Tu não mas os dirigentes do FC Porto, quiçá. Mas para isso era preciso eles mexerem-se.Perdoes de dívida são diferentes de restruturações. Será que se eu chegar ao meu banco eles né perdoam a dívida da casa? Eu chamo-lhe restruturação..
Tu não mas os dirigentes do FC Porto, quiçá. Mas para isso era preciso eles mexerem-se.Perdoes de dívida são diferentes de restruturações. Será que se eu chegar ao meu banco eles né perdoam a dívida da casa? Eu chamo-lhe restruturação..
Maioria da nossa dívida não é bancária. São empréstimos obrigacionistas (impossível "reestruturar" acho eu) e Factoring (pagamento está "garantido" quando nos pagarem)Tu não mas os dirigentes do FC Porto, quiçá. Mas para isso era preciso eles mexerem-se.
"Sucesso financeiro"FCP, capitais próprios negativos de 122 milhões de euros (https://maisfutebol.iol.pt/fc-porto...e-9-9-milhoes-no-primeiro-semestre-de-2022-23)
Lagartada, capitais próprios positivos 31,2 milhões de euros (https://observador.pt/2023/03/01/me...ha-semestre-com-lucro-recorde-de-745-milhoes/)
Carnide,capitais próprios positivos 95.7 milhões de euros (https://www.record.pt/futebol/futeb...-133-milhoes-no-primeiro-semestre-desta-epoca)
Os factos são estes.
(Dados de março de 2023)
Belíssima questão.Porque é que eles conseguem perdoes de dívida e nós não?
Talvez não tenhamos os mesmos argumentos, desde logo um Dir.Financeiro credível, depois pessoas sombra que giram a volta do Clube, sobrinhos, espíritos Santos, roquetes, estamos a falar de pessoas credíveis para a banca, planeamento do Clube e reestruturação, parceiros, etc, etc etcNão pode, ou não devia haver diferença de critérios. A partir do momento em que são abertos precedentes, temos argumentos para defender a nossa posição e pedir tratamento idêntico.
Mas se estamos à espera que nos dêem as coisas de mão beijada….é preciso mexerem-se!
Dos 280M de empréstimos apenas 6 milhôes são empréstimos bancários (e eram correntes.. se calhar neste momento é 0 ou perto disso).Talvez não tenhamos os mesmos argumentos, desde logo um Dir.Financeiro credível, depois pessoas sombra que giram a vta do Clube, sobrinhos, espíritos Santos, roquetes, estamos a falar de pessoas credíveis para a banca, planeamento do Clube e reestruturação, parceiros, etc, etc etc
Tudo isto joga a favor deles e claro que há mais variáveis.
E da nossa parte temos quem?
Ao tempo que digo isto mas os factos não são importantes....FCP, capitais próprios negativos de 122 milhões de euros (https://maisfutebol.iol.pt/fc-porto...e-9-9-milhoes-no-primeiro-semestre-de-2022-23)
Lagartada, capitais próprios positivos 31,2 milhões de euros (https://observador.pt/2023/03/01/me...ha-semestre-com-lucro-recorde-de-745-milhoes/)
Carnide,capitais próprios positivos 95.7 milhões de euros (https://www.record.pt/futebol/futeb...-133-milhoes-no-primeiro-semestre-desta-epoca)
Os factos são estes.
(Dados de março de 2023)
Se o EB estão regularizados porque não conseguimos financiamento externo nomeadamente na banca nacional?Dos 280M de empréstimos apenas 6 milhôes são empréstimos bancários (e eram correntes.. se calhar neste momento é 0 ou perto disso).
Vais renegociar com o banco o quê?
Os grandes montantes do passivo são:Se o EB estão regularizados porque não conseguimos financiamento externo nomeadamente na banca nacional?
Se não há nada a renegociar no Clube porque o passivo teima em aumentar?
Se não há nada a renegociar porque estamos constantemente a emitir EO?
Porque não temos autonomia financeira?
A questão não e querer mais financiamento, a questão e:Os grandes montantes do passivo são:
1) Empréstimos obrigacionistas
2) Factoring
3) Dívidas a Fornecedores
Nenhum deles é possível renegociar sem consequências graves.
Não analisei com detalhe mas penso que a redução dos empréstimos dos bancários tem sido transversal e por "decisão" da banca que não quererá levar mais calotes.
Quanto ao financiamento, assumo que o EO e o factoring seja o método de financiamento que acarrete menos juros para os clubes (O Porto tem mais dívida mas creio que a composição da divida não é muito diferente).
Se o problema é a quantidade, queres ainda mais financiamento?![]()
Isso são detalhes.Dos 280M de empréstimos apenas 6 milhôes são empréstimos bancários (e eram correntes.. se calhar neste momento é 0 ou perto disso).
Vais renegociar com o banco o quê?
O porto foi gerido muito mal (por esta malta) mas acho que tem dado sinais positivos nos últimos 2/3 anos.A questão não e querer mais financiamento, a questão e:
Ou tens capacidade para te financiares e respeitares os contratos/acordos assumidos ou tens parceiros, sejam bancos, financiadores externos para fazer face a todos os compromissos assumidos.
Desta forma mantém a credibilidade e o mercado mantém a confiança no Clube.
Claro que em simultâneo e necessário diluires ao máximo o risco sobre os compromissos assumidos, e uma das formas são contas certas, travares o aumento do passivo, teres alguma capacidade de tesouraria, etc
Simultaneamente tem que existir um planeamento estratégico bem estruturado para curto, médio e longo prazo se saber onde se pretende estar, o que se quer para o Clube e tudo isto e muito mais que não vale a pena estar a descrever e fundamental para reorganizar o FCPorto e reestruturar o mesmo.
E impensável não terem um parceiro bancário nacional , e impensável se continuar a "comprar" o dinheiro que precisamos para o Clube funcionar e sujeitarem se a custo (juros) elevadíssimos.
Nenhum Clube se reorganiza e inverte a situação da forma como o FCPorto aparentemente está a ser gerido.
Portanto, sim, temos que falar com a banca, sim temos que restruturar muita coisa, sim, temos que começar a ganhar credibilidade e transmitir confiança ao mercado, sim temos que ter o CEO de Respeito, alguém que o mercado reconheça como tal.
E a minha opinião, respeito a tua e com certeza terás ainda mais dados que eu para pensares de como está o FCPorto mas está e a forma como vejo atualmente o NGC, pelas notícias, por aquilo que Vos vou ouvindo, e por aquilo que não vejo a acontecer.
Tenho pena mas um dia a mais com JNPC a frente do Clube e um dia perdido e que pode hipotecar ainda mais o futuro do NGC.
A reestruturação e para ontem.
Aqui está a razão.Maioria da nossa dívida não é bancária. São empréstimos obrigacionistas (impossível "reestruturar" acho eu) e Factoring (pagamento está "garantido" quando nos pagarem)
Por acaso até concordo contigo em certa medida. Notam-se alguns sinais de melhoria sim. São pequenos e ainda insuficientes mas eles estão lá.O porto foi gerido muito mal (por esta malta) mas acho que tem dado sinais positivos nos últimos 2/3 anos.
Por exemplo, no último R&C tinhamos uma redução de passivo (empréstimos) de 50M que é significativo. A "qualidade" do R&C desde final de ano dependerá muito da venda ou não venda de um Diogo Costa mas, assim que sair, teremos mais dados para perceber se isto foi um "acaso" ou é uma tendência. Se reduzirmos 30M todos os anos seria optimo por isso critico o que nos levou até aqui mas não critico os últimos 2/3 anos onde se têm tomado algumas medidas importantes.
PS1: até estava a ver o relatório errado. No último apenas temos 4 M de empréstimos bancários.
PS2: se o próximo R&C for uma merda (com uma venda) serei o primeiro a criticar
PS3: por querer continuar o caminho de "Inversão" que demos sinais é que nao peço 15 reforços.
Pois, nesse aspecto tenho pouca confiança naquelas mentes. Acho que assim que se apanhem com alguma corda ($ e sem fairplay) vão desbaratar novamente.Por acaso até concordo contigo em certa medida. Notam-se alguns sinais de melhoria sim. São pequenos e ainda insuficientes mas eles estão lá.
O mais dificil agora é manter. Fazer 10 épocas nesta bitola é uma tarefa complicada para uma sad que continua a cometer erros graves de gestão.
No meu ponto de vista e insuficiente.O porto foi gerido muito mal (por esta malta) mas acho que tem dado sinais positivos nos últimos 2/3 anos.
Por exemplo, no último R&C tinhamos uma redução de passivo (empréstimos) de 50M que é significativo. A "qualidade" do R&C desde final de ano dependerá muito da venda ou não venda de um Diogo Costa mas, assim que sair, teremos mais dados para perceber se isto foi um "acaso" ou é uma tendência. Se reduzirmos 30M todos os anos seria optimo por isso critico o que nos levou até aqui mas não critico os últimos 2/3 anos onde se têm tomado algumas medidas importantes.
PS1: até estava a ver o relatório errado. No último apenas temos 4 M de empréstimos bancários.
PS2: se o próximo R&C for uma merda (com uma venda) serei o primeiro a criticar
PS3: por querer continuar o caminho de "Inversão" que demos sinais é que nao peço 15 reforços.