#Andebol Magnus Andersson - Treinador

jorgcastro

Tribuna
19 Agosto 2016
2,942
4,511

Para agravar ainda mais: fomos nós mesmos que financiamos a investida deles sobre o Kiko, que andamos a formar durante anos.

Jogador com um presente e um futuro que se adivinha fora de série.

E o próprio jogador, no futuro, financiará vários outros investimentos que eles irão fazer na equipa, após a sua saída.
Discordo deste raciocínio no andebol!
1. o FCP terá despoletado o dominó, quando ataca o Valdés… certo… mas, a partir do momento em que o scp contrata o pai, creio que os filhos estariam em cima da mesa… até, porque… ao que se sabe, no fluxo de cláusulas de rescisão, o FCP terá recebido mais do que o scp!
2. o Valdés era, provavelmente, o melhor jogador do campeonato fora do FCP! kiko era um craque em potencial, com uma reduzidíssima utilização numa equipa com presença assídua na Champions! E, se é certo, que o kiko é aquilo que ameaçava ser, o martim, também, está num (bom) nível (mas, longe, do que era, por exemplo, um André Gomes)!
3. o processo do FCP, muitas vezes, implicou esforço económico (eg, cláusulas de rescisão) para atrair talento: Areia, Branquinho, André Gomes.
4. o saldo desportivo, no presente, é, claramente, favorável ao Valdés/FCP; e, sendo certo, que o destaque ofensivo do kiko é inigualável, o Valdés é o esteio defensivo do FCP… e, o kiko foi o claro “culpado” da eliminação Europeia do scp, por exemplo;
5. o saldo económico é, ainda hoje, bastante questionável… retirando os intangíveis (ou de quantificação difícil, como prémios, títulos, presenças na Europa, etc.), o salário do kiko (ao que se diz…) não deverá ser muito inferior ao do Valdés… o que faz com que a análise presente do seu desempenho, deva ser efectuada em função do que produz (ofensivamente, sem paralelo e, defensivamente, sem materialidade)… o que encurta, bastante, o diferencial apercebido;
6. finalmente, e possivelmente o aspecto mais importante, a valorização futura, onde a diferença para o Valdés é incomensurável! O problema é que uma cláusula de rescisão, no andebol, regra geral, não é um game changer, nem os contratos são demasiado prolongados; acresce ainda, a implicação familiar, com pai e irmão! Ora, no caso dele, se ele quer (e parece que quer…) ser o melhor do mundo, o futuro dele nunca se esgotará no scp e, arrisco dizer, o horizonte temporal dele no scp, nunca ultrapassará dois anos, no máximo (falta de Champions, campeonato com desequilíbrio competitivo brutal, etc.) … nesse pressuposto, o FCP, na pior das hipóteses, como balanço, repartirá campeonatos… faltando saber, o valor da indemnização do scp e, se esse valor, será suficiente para equilibrar o aparente desequilíbrio desportivo, sendo certo que, os melhores anos desportivos dele, serão os seguintes e não os passados no scp…

F

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,510
6,267
Discordo deste raciocínio no andebol!
1. o FCP terá despoletado o dominó, quando ataca o Valdés… certo… mas, a partir do momento em que o scp contrata o pai, creio que os filhos estariam em cima da mesa… até, porque… ao que se sabe, no fluxo de cláusulas de rescisão, o FCP terá recebido mais do que o scp!
2. o Valdés era, provavelmente, o melhor jogador do campeonato fora do FCP! kiko era um craque em potencial, com uma reduzidíssima utilização numa equipa com presença assídua na Champions! E, se é certo, que o kiko é aquilo que ameaçava ser, o martim, também, está num (bom) nível (mas, longe, do que era, por exemplo, um André Gomes)!
3. o processo do FCP, muitas vezes, implicou esforço económico (eg, cláusulas de rescisão) para atrair talento: Areia, Branquinho, André Gomes.
4. o saldo desportivo, no presente, é, claramente, favorável ao Valdés/FCP; e, sendo certo, que o destaque ofensivo do kiko é inigualável, o Valdés é o esteio defensivo do FCP… e, o kiko foi o claro “culpado” da eliminação Europeia do scp, por exemplo;
5. o saldo económico é, ainda hoje, bastante questionável… retirando os intangíveis (ou de quantificação difícil, como prémios, títulos, presenças na Europa, etc.), o salário do kiko (ao que se diz…) não deverá ser muito inferior ao do Valdés… o que faz com que a análise presente do seu desempenho, deva ser efectuada em função do que produz (ofensivamente, sem paralelo e, defensivamente, sem materialidade)… o que encurta, bastante, o diferencial apercebido;
6. finalmente, e possivelmente o aspecto mais importante, a valorização futura, onde a diferença para o Valdés é incomensurável! O problema é que uma cláusula de rescisão, no andebol, regra geral, não é um game changer, nem os contratos são demasiado prolongados; acresce ainda, a implicação familiar, com pai e irmão! Ora, no caso dele, se ele quer (e parece que quer…) ser o melhor do mundo, o futuro dele nunca se esgotará no scp e, arrisco dizer, o horizonte temporal dele no scp, nunca ultrapassará dois anos, no máximo (falta de Champions, campeonato com desequilíbrio competitivo brutal, etc.) … nesse pressuposto, o FCP, na pior das hipóteses, como balanço, repartirá campeonatos… faltando saber, o valor da indemnização do scp e, se esse valor, será suficiente para equilibrar o aparente desequilíbrio desportivo, sendo certo que, os melhores anos desportivos dele, serão os seguintes e não os passados no scp…

Jorge,

A estrutura do FC Porto conhece perfeitamente e há anos o Ricardo Costa - a sua qualidade e a sua personalidade.

Como tal, sabiam muito bem da possibilidade de a curto ou médio prazo poder ir parar a um dos rivais.

Em função disso, os dois filhos, nossos jogadores, estavam imediatamente em "perigo".

Talvez tivesse sido boa ideia ter subido ambos de patamar mais cedo - tanto a nível desportivo como financeiro - por precaução e porque, sobretudo, a qualidade dos dois estava ali mais do que patente, evidente e comprovada.

Quando se discute se o Kiko, com 18 anos, é, pode vir a ser, ou jamais irá ser, o melhor jogador do mundo, isso diz tudo sobre a sua qualidade atual e futura em termos comparativos com o Valdés.

Nem sei onde está a discussão.

Aliás, o Kiko não precisa ser ou vir a ser o melhor jogador do mundo, pois basta que seja ou se torne o 20º melhor jogador do mundo para que isso seja um perda enorme para nós e a todos os níveis.

Acho espantoso usares a capacidade defensiva de um em comparação com os erros de um outro (de 18 anos) para tentares desvalorizar o segundo face ao primeiro.

Isto, quando o segundo marca regularmente aos 10/15 golos por jogo face a qualquer adversário, inclusive a nós.

Achas que não ficamos a perder, pois eu acho que ficamos a perder e muito, a todos os níveis - desportivamente e financeiramente.

E muito mais iremos perder no futuro.

Ao que parece, já recusaram 1M de Euros.

Achas que isso é pouco, eu acho o contrário.

Dá para se contratar, pagando cláusulas, 3 jogadores jovens de qualidade e ainda mais futuro - por exemplo, aquilo que começa a ser um problema em relação a nós.

Procuras agarrar-te a qualquer coisa para teres a ilusão de que ficamos a ganhar com o Valdés em relação a eles com o Kiko (e não esquecer o Martim, que ainda agrava mais a situação).

Continuas em estado de negação quanto à direção que atualmente governa o clube.

Tentas minimizar, a nível geral, tudo o que se passa de errado no clube.

Toda a incompetência, erros, má vontade, má fé, arrogância dos seus dirigentes, descalabro financeiro, mentiras, enxovalho pelas constantes dívidas a outros clubes, reputação a descambar, etc

Isso surpreende-me bastante em ti, pois fazes parte dos foristas com mais inteligência e lucidez que por aqui andam.

A melhor forma de invertermos o rumo, de atingirmos de novo o equilíbrio passado, um passado cada vez mais remoto, é encarar a realidade e trabalhar sobre ela e não fingirmos ou iludirmo-nos que está tudo bem, ou que está mais ou menos, que não se passa nada de anormal, como se o nosso mal não passasse de uma banal constipação.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,864
16,966
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Eu por acaso acho exactamente o contrário

A saída destes dois jogadores mostra uma excelente gestão da secção, não pela saída em si, mas pelo facto de termos um jogador de 16 anos amarrado com uma cláusula enorme.

Para mim era impensável, aliás devia ser caso unico. Duvido que hajam muitos jovens nessa situação, em qualquer modalidade, embora a tendência agora seja mudar

O resto é fazer o totobola á 2a feira, como disse o @portu, e dizer que se devia ter feito isto ou aquilo.

Bem mais incompetente foi o Sporting, que perdeu o seu capitão e melhor jogador, e por pouco não perdeu o seu futuro (agora actual) capitão

O saldo para já são 2 campeonatos ganhos por nós, e 0 lá. O futuro, logo se verá

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,510
6,267
Eu por acaso acho exactamente o contrário

A saída destes dois jogadores mostra uma excelente gestão da secção, não pela saída em si, mas pelo facto de termos um jogador de 16 anos amarrado com uma cláusula enorme.

Para mim era impensável, aliás devia ser caso unico. Duvido que hajam muitos jovens nessa situação, em qualquer modalidade, embora a tendência agora seja mudar

O resto é fazer o totobola á 2a feira, como disse o @portu, e dizer que se devia ter feito isto ou aquilo.

Bem mais incompetente foi o Sporting, que perdeu o seu capitão e melhor jogador, e por pouco não perdeu o seu futuro (agora actual) capitão

O saldo para já são 2 campeonatos ganhos por nós, e 0 lá. O futuro, logo se verá

Não, não é totobola.

Não sei qual foi a sequência dos acontecimentos...

Se fomos nós que partimos para a guerra... com o Salvador/Valdés ou se foram eles os primeiros a atacar...

Se fomos nós, fomos anjinhos, pois quem parte para a guerra, ou está pronto para ela ou então é melhor ficar quieto e passar despercebido...

Se foram eles, fomos anjinhos de igual forma, pelo que escrevi no post acima...

Na tua opinião, pelo facto de termos sido campeões, estás portanto satisfeito por:

- Termos pago uma cláusula de rescisão a um rival
- Que por sua vez serviu para financiar a aquisição dos nossos 2 melhores jogadores da formação
- Jogadores esses que são já de seleção nacional
- Um deles, atualmente com 18 anos, com um nível absurdo e que começa já a ser requisitado por clubes de outra dimensão financeira...

Não consigo mesmo entender.

Eu não analiso as coisas apenas pelo presente ou por este ou aquele título obtido.

Até porque um título não é da responsabilidade deste ou daquele jogador mas sim da equipa inteira, logo associar um título conquistado ao bom ou mau que terá sido a contratação deste ou daquele jogador, não faz grande sentido como argumento, sobretudo num miúdo de 18 anos, que todos, inclusive por aqui, antes e após a sua saída, reconheciam e reconhecem a sua extrema qualidade e o seu incrível potencial.

Como disse anteriormente, só o fato de se andar a discutir se é, vai ser, ou se jamais irá ser o melhor jogador do mundo, já demonstra quem é que ficou com o melhor jogador...

Não é por ser Portista que não sou capaz de reconhecer o que eventualmente está mal no clube e o que poderá eventualmente nesta ou naquela situação estar ou ter sido melhor em algum rival.

Publicamente, por entre adeptos dos rivais, não irei obviamente comentar nada.

Já em privado, por entre Portistas, não tenho problema nenhum em analisar e reconhecer as coisas.

É reconhecendo o que está mal ou não está tão bem que se avança na direção positiva.

Pelo menos é isso que pretendo para o FC Porto.

Última edição:

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
12,135
3,270
Lisboa, 1979
Também estou triste com a saída do Magnus, embora reconheça que se fosse no final da época anterior estaria num estado de angústia bem maior.

Este arranque de temporada demonstrou que não estávamos num estado idílico em que cruzávamos por cima de ventos e marés. Na verdade, algumas contratações com o cunho Magnus são valentes flops. Aliás, acho que não há um "nórdico" que tenha sido uma clara mais valia, nem cá dentro, muito menos lá fora.

Valeu-nos o Mitrevski para calçar os sapatos do Kingtana. O Laeso nunca levou a equipa às costas (mais o contrário). O Thurin só de 7 metros. O Mikkelsen é alto e loiro, mas do nível deles há duas mãos cheias em Portugal.
Houve uma mudança de política desportiva e o resultado foi o baixar da qualidade média da equipa. Ganhou-se o campeonato com maior dificuldade e na Europa o FC Porto deixou de ser um adversário atrevido o suficiente para causar escândalo.

E isso é uma marca Magnus, como são também todas as suas coroas de glória. Também noto que, com a excepção do André Sousa (até consinto), não há sangue novo que tenha entrado nas contas da equipa. Não se apostou em nenhum "talento". Nada. Vejo uma equipa mais envelhecida, mais formatada e menos surpreendente.

Também há outras situações que me foram causando impressão, embora o Magnus lá terá as suas razões. Não percebo a utilização residual (um adjectivo algo exagerado) do Pedro Cruz. Nem percebo porque era o Valdés das últimas opções para o ataque. Deixo estas duas...

E não, este texto não é para dizer que ainda bem que o Magnus foi embora. Tenho muita pena que o clube perca alguém que sabe tanto disto. Mas também não tenho dúvida em afirmar que o meu desconsolo seria bem maior há duas temporadas atrás. Quando havia outro rumo. Depois deste, custou-me menos.

P

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,864
16,966
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
A situação tem que se colocar ao dia da opção. Não é ao dia de hoje.

Por esse ponto de vista nunca se tinha ido buscar o Areia, o João Santos no basquetebol ou o Hugo Santos no hóquei.

Quem tem medo, fica em casa.

Voltando ao dia da transferência, que devia ter o Clube feito? Despedido o Magnus e ir buscar o Ricardo? Não procurar melhorar a equipa com jogadores de qualidade inegável, por medo de represálias?

Devia ter prometido a um jogador de 16 anos minutos de jogo e/ou em simultâneo que o irmão (com enorme concorrência á frente) com uma lesão gravíssima, também ia jogar?

Abdicavamos da nossa ascenção europeia, para potenciar os Costas?

O que aconteceu foi juntar a fome á vontade de comer. O Sporting tinha a possibilidade de fazer esse reset e, muito bem, fê-lo. Nós não tínhamos essa possibilidade

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,510
6,267
A situação tem que se colocar ao dia da opção. Não é ao dia de hoje.

Por esse ponto de vista nunca se tinha ido buscar o Areia, o João Santos no basquetebol ou o Hugo Santos no hóquei.

Quem tem medo, fica em casa.

Voltando ao dia da transferência, que devia ter o Clube feito? Despedido o Magnus e ir buscar o Ricardo? Não procurar melhorar a equipa com jogadores de qualidade inegável, por medo de represálias?

Devia ter prometido a um jogador de 16 anos minutos de jogo e/ou em simultâneo que o irmão (com enorme concorrência á frente) com uma lesão gravíssima, também ia jogar?

Abdicavamos da nossa ascenção europeia, para potenciar os Costas?

O que aconteceu foi juntar a fome á vontade de comer. O Sporting tinha a possibilidade de fazer esse reset e, muito bem, fê-lo. Nós não tínhamos essa possibilidade

A nossa situação financeira global quando contratamos o Areia ou o João Santos nem em sonhos era igual à atual.

Hugo Santos não tem comparação alguma com o que já eram o Kiko ou Martim.

O que deveria ter sido feito era anteriormente, no sentido de precaver um eventual e possível ataque.

É essa a questão e foi isso que escrevi.

Cometemos desde logo um erro ao pagar uma cláusula de rescisão a um rival.

Não me digas que achas que não existiam mais jogadores pelo mundo fora para lá do Valdés, que tinha contrato com um rival.

Mais, tudo isto quando estamos financeiramente como estamos, com duas pérolas filhos de alguém que tinha sido o nosso treinador e acabou por ser mandado embora e com o histórico recente de ataque deles em relação aos nossos jogadores nas mais diferentes modalidades, inclusive futebol.

É evidente que quando a situação se colocou, a coisa não estava já nas nossas mãos e dificilmente se iria resolver a nosso favor.

Por isso digo que o que deveríamos ter feito era antecipar eventuais problemas.

Antecipar renovações com valores mais adequados, evidentemente.

Há sempre este dogma, esta dificuldade de propor renovações significativas àqueles que são da casa, para depois ir contratar fora a peso de ouro.

Na posição de lateral-direito tinhamos perdido o Djibril... o Diogo Silva não se afirmava...

Quanto à qualidade dos jogadores...

No tópico do Valdés não se anda a discutir se é, vai ser, ou não será o melhor jogador do mundo.

Já neste tópico... discute-se isso em relação ao Kiko, que não é nosso jogador.

Acho que não é necessário dizer nada mais quanto à qualidade e impacto de ambos os jogadores...

Também sabes que nos últimos ~2 anos as coisas não andam pelo melhor no Andebol...

• Like
Reações: afpdias

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,864
16,966
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21

A nossa situação financeira global quando contratamos o Areia ou o João Santos nem em sonhos era igual à atual.

Hugo Santos não tem comparação alguma com o que já eram o Kiko ou Martim.

O que deveria ter sido feito era anteriormente, no sentido de precaver um eventual e possível ataque.

É essa a questão e foi isso que escrevi.

Cometemos desde logo um erro ao pagar uma cláusula de rescisão a um rival.

Não me digas que achas que não existiam mais jogadores pelo mundo fora para lá do Valdés, que tinha contrato com um rival.

Mais, tudo isto quando estamos financeiramente como estamos, com duas pérolas filhos de alguém que tinha sido o nosso treinador e acabou por ser mandado embora e com o histórico recente de ataque deles em relação aos nossos jogadores nas mais diferentes modalidades, inclusive futebol.

É evidente que quando a situação se colocou, a coisa não estava já nas nossas mãos e dificilmente se iria resolver a nosso favor.

Por isso digo que o que deveríamos ter feito era antecipar eventuais problemas.

Antecipar renovações com valores mais adequados, evidentemente.

Há sempre este dogma, esta dificuldade de propor renovações significativas àqueles que são da casa, para depois ir contratar fora a peso de ouro.

Na posição de lateral-direito tinhamos perdido o Djibril... o Diogo Silva não se afirmava...

Quanto à qualidade dos jogadores...

No tópico do Valdés não se anda a discutir se é, vai ser, ou não será o melhor jogador do mundo.

Já neste tópico... discute-se isso em relação ao Kiko, que não é nosso jogador.

Acho que não é necessário dizer nada mais quanto à qualidade e impacto de ambos os jogadores...

Também sabes que nos últimos ~2 anos as coisas não andam pelo melhor no Andebol...

Que tem a situação financeira a ver com este tema?

O orçamento das modalidades tem aumentado exponencialmente de ano para ano, basta ver as contas do Clube (não confundir com SAD).

Mas eu gostava é que no dia em que se contratou/falou no Valdes, alguém viesse aqui dizer "cuidado que eles vão contratar o Ricardo Costa e os filhos". Mas não vi ninguém.

Até percebia esta conversa se o jogador contratado fosse o Salvador. Para mim, como na altura escrevi, não era jogador que contratasse. Valdes era outra música. Jogador mais que familiarizado com o campeonato português, cubano, ainda jovem, experientíssimo. Era um no brainer.
Ainda não percebi o teu receio, voltas a mencionar os ataques que eles fazem aos nossos atletas.. portanto para ti, temos de ter medo e ficar quietinhos. Ainda para mais depois do cashball! Fizemos exatamente o que tínhamos a fazer. Um grande reforço, uma chapada de luva branca, e um tiro no porta aviões do principal rival.

Claro que podia correr mal, podia acontecer uma fatalidade como o Gaidão ou outra coisa qualquer mas, AO DIA (mais uma vez) era uma decisão fácil de tomar, e uma oportunidade que não se podia desperdiçar. Até porque escuso de lembrar o Melancic, Sliskovic, Spelic, Spende, Matic, Kasal, etc.

Que o Kiko é um grande jogador ninguém nega, falar nele para melhor do mundo nesta idade é só patético. Tem um potencial enorme, mas daí ao topo.. vai uma enorme distância. O Kiko a ficar teria de fazer o seu caminho, como referi atrás não ia ter garantia de jogar sequer metade do que fez no Sporting. Djibril ainda ficou um ano, e Diogo apesar de tudo não tinha sido a hecatombe que foi na segunda época. Alias, o mais certo era ser emprestado 2 anos, 1 pelo menos era certo. Estaria agora a surgir na equipa. Um pouco como o André Sousa, se opta por ir para o SLB iria jogar bem mais do que fez esta temporada aqui.

Volto ao tema que importa, que são os resultados. O Sporting continua sem ser campeão, ganhou duas taças (é melhor não falar da forma, porque foi tudo menos andebol) e o grande feito que efetivamente conseguiram foi a quase eliminação do Magdeburgo. Se não são roubados, tinham conseguido.

Pombal

Tribuna Presidencial
3 Abril 2010
24,864
16,966
Conquistas
3
  • Setembro/16
  • Alfredo Quintana
  • Outubro/21
Só complementar que este “filme” não é novo, já se leu isto no passado com Girão, Alvarinho, Alexis, etc.

E para o ano provavelmente vamos ler outra vez, com o André Gomes e essencialmente com o Miguel Martins.

Temos de aprender que não podemos ter todos os melhores jogadores, todos os melhores talentos, todos os melhores jovens.. os outros também têm dinheiro, se calhar mais do que nós até, tem estratégias e tem competência.

E os próprios jogadores tem a sua vontade própria, os seus interesses, as suas ambições e as suas opções de carreira.

Hakabashy

Tribuna
26 Março 2018
3,067
3,652
Só complementar que este “filme” não é novo, já se leu isto no passado com Girão, Alvarinho, Alexis, etc.

E para o ano provavelmente vamos ler outra vez, com o André Gomes e essencialmente com o Miguel Martins.

Temos de aprender que não podemos ter todos os melhores jogadores, todos os melhores talentos, todos os melhores jovens.. os outros também têm dinheiro, se calhar mais do que nós até, tem estratégias e tem competência.

E os próprios jogadores tem a sua vontade própria, os seus interesses, as suas ambições e as suas opções de carreira.
Mas quais são os rumores do andre gomes e do miguel martins?

hmdd16

Tribuna
12 Março 2017
2,739
3,447
Conquistas
10
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana

Com o André Gomes e o Miguel Martins pro ano? N entendi

fridolfresberg

Bancada central
5 Setembro 2015
1,510
6,267
Que tem a situação financeira a ver com este tema?

O orçamento das modalidades tem aumentado exponencialmente de ano para ano, basta ver as contas do Clube (não confundir com SAD).

Mas eu gostava é que no dia em que se contratou/falou no Valdes, alguém viesse aqui dizer "cuidado que eles vão contratar o Ricardo Costa e os filhos". Mas não vi ninguém.

Até percebia esta conversa se o jogador contratado fosse o Salvador. Para mim, como na altura escrevi, não era jogador que contratasse. Valdes era outra música. Jogador mais que familiarizado com o campeonato português, cubano, ainda jovem, experientíssimo. Era um no brainer.
Ainda não percebi o teu receio, voltas a mencionar os ataques que eles fazem aos nossos atletas.. portanto para ti, temos de ter medo e ficar quietinhos. Ainda para mais depois do cashball! Fizemos exatamente o que tínhamos a fazer. Um grande reforço, uma chapada de luva branca, e um tiro no porta aviões do principal rival.

Claro que podia correr mal, podia acontecer uma fatalidade como o Gaidão ou outra coisa qualquer mas, AO DIA (mais uma vez) era uma decisão fácil de tomar, e uma oportunidade que não se podia desperdiçar. Até porque escuso de lembrar o Melancic, Sliskovic, Spelic, Spende, Matic, Kasal, etc.

Que o Kiko é um grande jogador ninguém nega, falar nele para melhor do mundo nesta idade é só patético. Tem um potencial enorme, mas daí ao topo.. vai uma enorme distância. O Kiko a ficar teria de fazer o seu caminho, como referi atrás não ia ter garantia de jogar sequer metade do que fez no Sporting. Djibril ainda ficou um ano, e Diogo apesar de tudo não tinha sido a hecatombe que foi na segunda época. Alias, o mais certo era ser emprestado 2 anos, 1 pelo menos era certo. Estaria agora a surgir na equipa. Um pouco como o André Sousa, se opta por ir para o SLB iria jogar bem mais do que fez esta temporada aqui.

Volto ao tema que importa, que são os resultados. O Sporting continua sem ser campeão, ganhou duas taças (é melhor não falar da forma, porque foi tudo menos andebol) e o grande feito que efetivamente conseguiram foi a quase eliminação do Magdeburgo. Se não são roubados, tinham conseguido.

O orçamento das modalidades tem aumentado de ano para ano, mas não porque o clube gera mais dinheiro, mas sim por decisão da direção que começou a perceber que no futebol está cada vez mais difícil ganhar um campeonato e a tendência é para pior, sendo que há que manter o povo "entretido" e iludido...

Quando estávamos melhores financeiramente, gastávamos menos nas modalidades. Não é estranho?

Falo por mim, nem todas as opiniões que tenho as escrevo por aqui, nem tenho que as escrever para que tais opiniões passem a ter credibilidade.

Falo com vários pessoas em privado e a minha opinião sobre o que se passou há 2 anos com o que se gastou com Valdés, pagando uma cláusula a um rival, e a perda dos Costas foi bem clara.

E não sou o único com essa mesma opinião.

O problema é que cada vez que há uma opinião que não defenda a direção e a sua gestão - embora sejam cada vez mais pessoas a libertarem-se desses dogmas e a terem coragem de dizerem o que pensam - a pessoa em causa passa imediatamente a ficar mal vista e a ser, vejam lá, acusada de não ser Portista, de querer algo, etc... pelos "carneirinhos" de serviço.

Atenção, não estou obviamente a referir-me a ti.

Curiosamente, na altura, alguns Portistas, para não terem que enfrentar a realidade do que acabava de acontecer, auto-convenceram-se que dali a 3 ou 4 anos os dois iraim regressar ao FC Porto...

Foi a maneira de se iludirem para "engolirem" a perda dos dois...

O meu receio... tal como Pedroto já o afirmava... é partir para a guerra sem ter armas e munições suficientes para vencê-la declaradamente...

Infelizmente confirmou-se... Financiamos a aquisição por parte de um rival de um grandíssimo jogador e de um outro grande jogador que eram nossos...

É aí que está a questão.

O mundo não se centrava em Valdés, como se veio a confirmar...

O custo é superior ao benefício... E muito provavelmente irá tornar-se bem superior...

O Kiko não tem que ser ou tornar-se o melhor jogador do mundo para ser uma grande perda para nós... já o escrevi anteriormente...

Perder o Kiko seria como que perder o Futre, se este tivesse sido jogador da nossa formação, para a equipa sénior de um rival... para contratarmos um defesa deles que por mais qualidade que tivesse não faria assim tanto sentido...

A minha análise é em relação aos jogadores e não ao que os clubes ganharam ou deixaram de ganhar...

Nenhum dos jogadores citados - Valdés, Martim, Kiko - ganharam ou perderam sozinhos.

De qualquer maneira, não adianta perdermos mais tempo com esta situação.

O que foi feito, foi feito.

Há que continuar a formar jogadores, na esperança que dali saiam pérolas e, sobretudo, não as perder para os rivais.

Já bastam os que acabam por justificadamente e normalmente sairem para o estrangeiro.

• Like
Reações: Pixies e afpdias

BM

Bancada central
30 Junho 2017
1,924
3,283
Conquistas
8
  • José Maria Pedroto
  • Paulinho Santos
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

O orçamento das modalidades tem aumentado de ano para ano, mas não porque o clube gera mais dinheiro, mas sim por decisão da direção que começou a perceber que no futebol está cada vez mais difícil ganhar um campeonato e a tendência é para pior, sendo que há que manter o povo "entretido" e iludido...

Quando estávamos melhores financeiramente, gastávamos menos nas modalidades. Não é estranho?

Falo por mim, nem todas as opiniões que tenho as escrevo por aqui, nem tenho que as escrever para que tais opiniões passem a ter credibilidade.

Falo com vários pessoas em privado e a minha opinião sobre o que se passou há 2 anos com o que se gastou com Valdés, pagando uma cláusula a um rival, e a perda dos Costas foi bem clara.

E não sou o único com essa mesma opinião.

O problema é que cada vez que há uma opinião que não defenda a direção e a sua gestão - embora sejam cada vez mais pessoas a libertarem-se desses dogmas e a terem coragem de dizerem o que pensam - a pessoa em causa passa imediatamente a ficar mal vista e a ser, vejam lá, acusada de não ser Portista, de querer algo, etc... pelos "carneirinhos" de serviço.

Atenção, não estou obviamente a referir-me a ti.

Curiosamente, na altura, alguns Portistas, para não terem que enfrentar a realidade do que acabava de acontecer, auto-convenceram-se que dali a 3 ou 4 anos os dois iraim regressar ao FC Porto...

Foi a maneira de se iludirem para "engolirem" a perda dos dois...

O meu receio... tal como Pedroto já o afirmava... é partir para a guerra sem ter armas e munições suficientes para vencê-la declaradamente...

Infelizmente confirmou-se... Financiamos a aquisição por parte de um rival de um grandíssimo jogador e de um outro grande jogador que eram nossos...

É aí que está a questão.

O mundo não se centrava em Valdés, como se veio a confirmar...

O custo é superior ao benefício... E muito provavelmente irá tornar-se bem superior...

O Kiko não tem que ser ou tornar-se o melhor jogador do mundo para ser uma grande perda para nós... já o escrevi anteriormente...

Perder o Kiko seria como que perder o Futre, se este tivesse sido jogador da nossa formação, para a equipa sénior de um rival... para contratarmos um defesa deles que por mais qualidade que tivesse não faria assim tanto sentido...

A minha análise é em relação aos jogadores e não ao que os clubes ganharam ou deixaram de ganhar...

Nenhum dos jogadores citados - Valdés, Martim, Kiko - ganharam ou perderam sozinhos.

De qualquer maneira, não adianta perdermos mais tempo com esta situação.

O que foi feito, foi feito.

Há que continuar a formar jogadores, na esperança que dali saiam pérolas e, sobretudo, não as perder para os rivais.

Já bastam os que acabam por justificadamente e normalmente sairem para o estrangeiro.
Perder o Futre para o rival significou ver o rival ganhar campeonatos e a Champions.

Mas o Porto continuou a ganhar com o Valdés (e também muito graças a ele) e o Sporting continuou sem ganhar com a família Costa (ganhou 2 taças de forma parecida como já referiram).

O Valdés era e é um no brainer. E o Kiko há de sair do Sporting e o Valdés continuará no Porto a ganhar títulos e na melhor das hipóteses (para eles) o Sporting ganhou o mesmo que o Porto no período posterior à "troca" de Valdés e Kiko.

De tanta coisa mal neste clube não me parece que esta seja uma delas.

• Like
Reações: slowhand