Não me leves a mal, e se for preciso sê vigoroso na resposta, mas quando se decida 2 linhas a um dos melhores médios da europa e quase um texto a um jogador mediano que só emperra o nosso jogo... está tudo dito.Não sei se temos algum topico para "resumo da epoca 22/23".
Não tendo, aqui vai o meu.
Penso que vimos um porto a sua imagem, ou a imagem daquilo que tem sido estes ultimos anos: isto é um porto limitado em plantel e que não consegue ser eficiente 100% da epoca.
Posto isto, e vendo o desfecho da epoca, para mim o principal objectivo é o campeonato. Todas as outras competições servem de plus a esta equação, portanto, a meu ver foi uma epoca negativa, com varios atenuantes que a impedem de ser negativissima.
Em termos de campeonato, parece-me que "mantivemos" mais ou menos a nossa performance, valeu este esforço final e tivemos até bastante perto de uma surpresa. O segredo para o nosso insucesso e sucesso dos outros esteve no factor "motivação". A meu ver foi a principal diferença entre o benfica de outros anos e o benfica deste ano.
Arbitragem? Ohhh pah, sinceramente acho normal haver casos e casinhos, haverá sempre alguem mais ou menos beneficiado/prejudicado, e normalmente quem ganha leva com o rotulo de maior beneficiado. Portanto, se o benfica teve "muita sorte" nas arbitragens? Sim, por vezes teve uma "sorte escolhida a dedo", mas na minha visão, não foi isso que fez a diferença, mas sim a confiança que a equipa do benfica teve durante quase 100% da epoca.
Portanto, parece-me que o benfica embalou desde cedo, e foi até salvo erro o braga ainda na primeira volta a por um primeiro travão na euforia, entretanto nós durante a epoca vacilamos em alturas que nao podemos vacilar. Não basta ser bom contra os rivais, é preciso ser frio e eficaz contra os pequenos.
Perder contra o Rio Ave foi claramente um acidente. Não deve acontecer, mas acho que o rio ave nesse jogo foi super eficaz.
O jogo contra o benfica para mim foi outro erro, e temos que saber gerir esses jogos. Acho pouco razoavel, com 1 gajo a menos, durante tanto tempo, jogar para ganhar o jogo, principalmente sabendo que o benfica lá a frente tinha gajos bastante capazes para o contrataque. Parece-me que perdemos aquele jogo porque o tentamos ganhar e está aqui o erro. Temos que ter cabeça fria e perceber que com menos 1, contra um rival directo, tinhamos que tar mais resguardados e apostar mais em lances de bola parada, ou então, em colocar na frente de ataque unicamente jogadores rapidos para apostar no contra ataque.
Fora estes 2 jogos: empatar contra o santa clara é desastroso, empatar contra o casa pia tambem tem que se dar mais.
E por fim, o jogo contra o gil tá aqui atravessado porque efectivamente é daqueles jogos onde aí sim, a arbitragem foi eximia, alias nessa jornada inverteu as coisas: expulsou o joao mario, erradamente (o braço de apoio no chão passou a ser considerado movimento natural, como vimos no mundial) e não foi capaz de expulsar o otamendi, como aconteceu por exemplo ontem: é o ultimo homem faz a falta tem que ir para a rua!
Nesse jogo, acho que a equipa até mereceu aplausos, porque realmente apesar da derrota e da forma como ficamos limitados cedo numa altura de calendario ainda complicada, mas a equipa em campo tentou tentou e tentou, que inclusive até chegamos a marcar, mas foi bem invalidado. Foi daqueles jogos onde efectivamente tava tudo contra nós, mas mesmo assim, não desistimos. Foi pena!
Portanto, para mim o campeonato resumiu-se em regularidade: O benfica foi capaz de estar confiante praticamente a epoca toda, nós infelizmente parece-me que mantivemos aquilo que fizemos noutras epocas, simplesmente a super confiança do benfica foi suficiente para sempre conseguirem cagar um golo a mais que o adversario e a prova disso é precisamente o grimaldo: é um jogador que noutras epoca foi decisivo em buracos defensivos, e esta epoca praticamente não cometeu erros (quando cometeu não houve coragem para apitar).
Honestamente não acredito que o benfica faça 2 epocas iguais e creio que perder otamendi pode ser um golpe para eles, alem de que há ali claramente fantasia criada em volta de 2 ou 3 jogadores: acho bah fraquito, corre muito é forte, mas esta epoca foi claramente o jogador mais surtudo pela arbitragem, que caso contrario já tava queimado na luz (fez erros para penaltys, expulsoes etc). Alem do Bah, florentino e o Antonio Silva, cheira-me que ainda é muito novo (quero ver o antonio silva quando as coisas nao tiverem a correr "pra lá de bem").
Alem disso, Rafa continua no seu processo de envelhecimento... que juntando com a sua irregularidade, tem tudo para dentro de 1 ou 2 anos, ser daqueles que os benfas querem correr como fizeram com o pizzi. Joao Mario é outro gajo que fez uma epoca demasiado boa para aquilo que ele realmente é.
Obviamente que o gonçalo é quem talvez vá encher-lhes os cofres este ano, e sim, esse acho que fez uma grande epoca.
Agora vamos nós as nossas contas:
na minha opinião:
- Jogador do Ano: Otavio - É um jogador muito completo, falta apenas ter mais golo. A entrega que dá ao jogo é incrivel, aquilo que parece dar ao plantel é ainda maior.
- Desilusão do ano: Evanilson - Todos esperavamos por uma epoca de confirmação, e tivemos um evanilson castigado por lesoes e constantemente fora de forma.
- Flop: Carmo - É inevitavel! Continuo a achar que tem tudo para ser excelente, mas esta epoca foi um flop incrivel, que face àquilo que vejo de potencial nele e face àquilo que mostrou, só consigo justificar tamanha disparidade com ter tido algum problema psicologico durante a epoca. Parece-me evidente que este jogador precisava de algum acompanhamento mental adicional, alias, parece-me que deveriamos investir nesta area: ter uma especie de mental coach topo no clube.
- Supresa da epoca: a meias com Galeno e Estaquio - Parece-me que o galeno fez uma epoca tremenda, face aquilo que mostrou naqueles 6 meses pós diaz. Foi dos jogadores que mais me parece ter crescido: forte no ataque, forte nas disputas, muito forte na entrega a equipa.
Quando chegou foi muito criticado, mas a verdade é que fez das tripas coração e a mim conquistou-me. É pena não ter mais golo, porque se tivesse mais golo, porque se tinha, cuidado!
Eustaquio, ok para mim será uma opinião impopular, mas para mim o eustaquio teve mal durante durante 3 minutos da epoca! Foi pena ter sido contra o benfica, e inclusive, depois de vermos as contas finais, foram 3 minutos que podem ter custado 1 titulo, mas vamos ao eustaquio. Veio para cá no ano passado e diga-se de passagem que pouco ou nada se evidenciou. Para surpresa minha e de muitos, foi o eleito para suceder ao vitinha.
Isto parece-me que eleva e muito a fasquia! Não só teve que substituir um titular, como teve que substituir talvez o jogador mais "querido" dos adeptos. Obviamente a tarefa não era facil e hoje é facil apontar o dedo e dizer: "Foi aquilo que veio substituir o vitinha?"
Aceito que digam isso, alias desafio até a dizerem que jogadores (dentro do nosso orçamento e realidade) é que eram capazes de esquecer vitinha?
E digo mais... vamos esquecer que este ano era o vitinha... antes do vitinha houve um herrera e um sergio oliveira... o "insuficiente" eustaquio tambem era insuficiente se face ao que demonstrou e termos na retina um sergio oliveira ou um herrera, em vez do vitinha?
Portanto, para mim uma das maiores surpresas da epoca foi o eustaquio, que teve mal durante a epoca em 3 minutos, mas tirando isso, na minha cabeça tinha um "bruno costa segunda versão" e o eustaquio apresentou-nos um futebol bastante mais elevado que as minhas expectativas!
Só não percebo é porquê.