Eu refiro lá isso mesmo, o Matheus Nunes, o Nelson Semedo e o Lindelof são jogadores que foram adiquiridos ali aos 18/19 anos para os juniores/equipa B.
Dizes que a análise é tendenciosa e falas em jogadores como o Raul de Tomas que flopou no Benfica e foi vendido pelo mesmo preço que custou num negócio bem manhoso, ao estilo Roberto. O Jovic é um caso de um jogador que praticamente nunca calçou no Benfica e só se valorizou num empréstimo ao Frankfurt. Como é que posso incluir estes casos?
O Raphinha e o Slimani foi esquecimento. E podemos incluir o Rojo, sim, não fui para essa época. Também podemos incluir o Bruma que saiu por 13M€ aos 18 anos.
Grosso modo, a esmagadora maioria dos negócios são formação. Nem Sporting, nem Benfica tiveram ao longo destes anos esse modelo de comprar jogadores jovens, potenciar e vender todos os anos. A esmagadora maioria das vendas são jogadores da formação com algumas vendas pelo meio de jogadores estrangeiros que foram contratados para potenciar e vender.
Análise enviesada é ir apenas aos maiores valores, quando por exemplo, o Benfica fez muitos milhões de € a vender jogadores da formação por 15M€. Cancelo, Bernardo Silva, João Teixeira, Ivan Cavaleiro, Helder Costa, etc. Porque é que eu não posso incluir estas vendas que renderam ao Benfica mais de 100M€ em transferências?
Isso de ir aos maiores valores é que é uma análise enviesada. Faz as contas aos milhões que o Benfica e Sporting fizeram com jogadores da formação e aos jogadores que não são da formação.
Que jogadores "vendáveis" tem o Benfica este ano? Vão vender o Aursnes por 50M€ aos 28 anos ? (custou-lhes 15M€). Vão vender o Neres aos 26 anos por 50M€? Ou será que os jogadores vendáveis deles são neste momento o Gonçalo Ramos, o António Silva e numa 2ª linha o Florentino? Ou vai ser o Rafa que vai ser vendido aos 30 anos?