Música

• Iniciador de Tópicos Equilibrium
  • Data de início
pedromanuelmorei

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,435
12,185
Conquistas
1
  • Jardel
Define música banal. É que se vais entrar por aí vamos ter pano para mangas.
Não vale a pena entrarmos em discussões estéreis. Eu não sei o teu conhecimento musical. Tu não sabes o meu.

Não sou apologista de que toda a música é boa se alguém gostar ou do "não gostes, não ouves".

Muito menos quero definir o que é banal para ti. É apenas a minha visão de acordo com os conhecimentos musicais que possuo , aprendizagens que vou fazendo com músicos profissionais que me rodeiam e amigos com conhecimento técnico.

2 dos seus maiores sucessos foram vítima de acusação de plágio: Na shape of you acabou por admitir e dar os créditos ( às TLC) na composição. Como era na melodia ia entrar pela madeira dentro em tribunal. Foi inteligente.

O outro caso (Photograph) chegou a acordo fora do tribunal. Ter $ para pagar processos e acordos extra-judiciais é fixe, especialmente quando esse $ é obtido a copiar o que já foi feito.

Opinião pessoal: é um songwritter medíocre. Estruturas melódicas quasi-repetidas, progressões de notas já ouvidas milhoes de vezes, letras sofríveis sobre os mesmos temas ad nauseum, performance mediana em palco. Imensa participação de N produtores na composição, especialmente nos arranjos. E mesmo assim os temas são insípidos.

É possível fazer canções "frescas" com progressões de acordes batidos, sem procurar inversões, 6ªs, 7ªs, 9ªs, etc:
Exemplo https://www.youtube.com/watch?v=64Bkk4KneH4.

Nada me move contra o Ed Sheeran. Não tenho inveja do sucesso. Felizmente a minha vida é fixe. Fico muito satisfeito que muita gente goste da sua música.
No final de contas é o mais importante: que a obra de alguém faça as pessoas felizes. Mesmo que seja obra com parca qualidade.
Eu defendo todos os géneros, todos os artistas com a premissa máxima e inquebrável de que alguém vai gostar e retirar prazer/conforto/catarse da música em causa.

A única excepção que me faz comichão nesta abordagem quasi-Quixotesca é a malta que tenta copiar e se faz de sonso. O plágio é um atentado à Arte. E eu sou um "fanático" da Arte. Não gosto que enganem as pessoas com coisas copiadas aproveitando-se da sua ignorância musical.

Talvez passe a ideia de snobismo musical, quando de facto não é o caso.
Defendo todos os estilos, incluindo os que não aprecio.

E defendo ter opiniões sobre as coisas, afinal de contas isto é um forum. Fundamentei minimamente a minha opinião de achar a obra do Sheeran banal.
Não sou músico profissional mas também não sou leigo. E a minha opinião nada tem a ver com o gosto ou preferência.
Existem N exemplos de bandas/artistas que eu não gosto, de todo, aos quais reconheço talento, criatividade, etc.
Aphex twin , por exemplo.

Resumindo: será sempre apenas e só a minha opinião.

Absolution

Tribuna Presidencial
2 Julho 2018
8,321
18,715
Não vale a pena entrarmos em discussões estéreis. Eu não sei o teu conhecimento musical. Tu não sabes o meu.

Não sou apologista de que toda a música é boa se alguém gostar ou do "não gostes, não ouves".

Muito menos quero definir o que é banal para ti. É apenas a minha visão de acordo com os conhecimentos musicais que possuo , aprendizagens que vou fazendo com músicos profissionais que me rodeiam e amigos com conhecimento técnico.

2 dos seus maiores sucessos foram vítima de acusação de plágio: Na shape of you acabou por admitir e dar os créditos ( às TLC) na composição. Como era na melodia ia entrar pela madeira dentro em tribunal. Foi inteligente.

O outro caso (Photograph) chegou a acordo fora do tribunal. Ter $ para pagar processos e acordos extra-judiciais é fixe, especialmente quando esse $ é obtido a copiar o que já foi feito.

Opinião pessoal: é um songwritter medíocre. Estruturas melódicas quasi-repetidas, progressões de notas já ouvidas milhoes de vezes, letras sofríveis sobre os mesmos temas ad nauseum, performance mediana em palco. Imensa participação de N produtores na composição, especialmente nos arranjos. E mesmo assim os temas são insípidos.

É possível fazer canções "frescas" com progressões de acordes batidos, sem procurar inversões, 6ªs, 7ªs, 9ªs, etc:

Nada me move contra o Ed Sheeran. Não tenho inveja do sucesso. Felizmente a minha vida é fixe. Fico muito satisfeito que muita gente goste da sua música.
No final de contas é o mais importante: que a obra de alguém faça as pessoas felizes. Mesmo que seja obra com parca qualidade.
Eu defendo todos os géneros, todos os artistas com a premissa máxima e inquebrável de que alguém vai gostar e retirar prazer/conforto/catarse da música em causa.

A única excepção que me faz comichão nesta abordagem quasi-Quixotesca é a malta que tenta copiar e se faz de sonso. O plágio é um atentado à Arte. E eu sou um "fanático" da Arte. Não gosto que enganem as pessoas com coisas copiadas aproveitando-se da sua ignorância musical.

E defendo ter opiniões sobre as coisas, afinal de contas isto é um forum. Fundamentei minimamente a minha opinião de achar a obra do Sheeran banal.
Não sou músico profissional mas também não sou leigo. E a minha opinião nada tem a ver com o gosto ou preferência.
Existem N exemplos de bandas/artistas que eu não gosto, de todo, aos quais reconheço talento, criatividade, etc.

Concordo contigo.
Também não sou muito versado em música (na parte mais técnica) mas por ter um grande amigo meu que é professor de guitarra acabo por aprender algumas coisas mais específicas e que explicam, por exemplo, como com 4 acordes fazes um hit (que é o que muitos artistas fazem assim como o Sheran mas, a bom da verdade, até já o assumiu publicamente).

Se quando te referes a banalidade dizes o usar e abusar da mesma fórmula, concordo.
Em relação às letras, é o que é. Tem temas muito bem conseguidos mas tem outros que... são o que são.

Mas a música é uma arte. E como qualquer arte a beleza é subjectiva porque fica literalmente dependente de quem a percepciona.
Podes-me espetar com um Jackson Pollock na frente e eu não vejo beleza nenhuma naquilo. Prefiro o Menino da Lágrima.

Mas em relação à banalidade, vou parafrasear alguém que tem carta de pesados da coisa: "Afinal, só existem 12 notas. Mais tarde ou mais cedo alguma coisa vai acabar por se repetir."

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
77,844
136,226
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22

A "obra" são apenas "hits" de rádio que passam e desaparecem.
Não há nada que recomende visita-la mais do que isso, ouvir de passagem numa rádio.

• Like
Reações: pedromanuelmorei
paul93

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,781
11,151
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
A Sa-Roc é a boss!

• Like
Reações: MiguelDeco

paul93

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2017
6,781
11,151
Conquistas
32
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • André Villas-Boas
  • Deco
eu adoro este gajo..
Tu e eu. É difícil gostar de rap e não ter um carinho enorme pela malta da Rhymesayers. Tanto o Slug como o Ant tem o seu lugar na história do rap independente.

Tens que ouvir o novo disco deles, saiu hoje. Também há novo álbum do Conway The Machine e, sobretudo, do billy woods & Kenny Segal - grande disco.

• Like
Reações: MiguelDeco