esta história dos "contextos" levar-nos-ia tão longe...
mesmo para terminar, já perdi a conta ao número de pessoas ( portistas ), ao longo dos anos, que me disseram que o Pepe tem "carinha de macaquinho" - e isto não é um insulto. eu também posso ter cara de muita coisa...
se o jogador do fama o disse no sentido terno? claro que não.
percebo que se tente desvalorizar estas questões quando toca ser o futebol.
percebo quem pense que ver, por exemplo, grupos de adeptos a fazer grunhidos sempre que um negro da equipa adversária toca na bola, não é realmente racismo porque a intenção dos adeptos será apenas desconcentrar o jogador adversário, tirar-lhe o foco através de um ato que, à partida, terá efeitos sobre ele e, com isso, beneficiar a sua equipa que, ironicamente, terá também jogadores negros que não são assediados da mesma maneira por esses adeptos. será um "é apenas competição, nada de pessoal".
mas há dois pontos:
1: mesmo sendo essa a sua intenção, temos que admitir que se há efeito sobre o jogador negro, é porque de facto esse ato é conotado socialmente como racista.
2: independentemente das tricas específicas de um jogo, há o efeito de eco desses atos na sociedade em geral (estes jogos são vistos por muita gente), o que reforça atos racistas noutros contextos.
Pelo que sim, acho que qualquer insulto com conotações racistas deve ser mais penalizado do que outros, mesmo como fdp. no limite, o outro poderia sempre responder ao Pepe (se for o caso) na mesma moeda, com o mesmo insulto, não teria necessidade de ir por outros caminhos.