Pois, mas o ano passado nao houve colinho, e este ano houve e muito.
e isso faz toda a diferença.
Esta equipa deles sem colinho ia atras do Porto.
Não é só isso.
Há mérito do treinador. Indiscutível.
Se eu gozo benfiquistas comparando o que o Sérgio fez do Pepê vs o que o JJ fez do Cebolinha, também não posso ignorar que o benfica está a jogar bastante melhor do que seria suposto com uma dupla de meio-campo constituída pelo suplente do Getafe 21/22 e o médio criativo de fundo de banco que por esta altura do ano passado andava no Genclerbici ou no Antalyaspor.
Se o benfica estivesse 10 pontos atrás do Porto com esta dupla, no serbenfiquista dir-se-ia que era inaceitável o Rui Costa ter dado estes mancos ao alemão.
Eu não conhecia o Aursnes (que para mim é tão subestimado como o Enzo era sobrestimado) nem o Bah.
De qualquer forma do 11 base deles, arrisco dizer que só o Otamendi não estará na melhor forma da carreira.
E se fosse só colinho (que existiu nos 2 jogos com o Vizela), o algodão das competições europeias punha as coisas no seu lugar.
Segundo li, dizias atrás que os erros do Sérgio são mais do que compensados pelas qualidades. Estou totalmente de acordo com essa frase.
O SC é um grande treinador de futebol.
Depois podemos divergir na parte dos erros. Tu achares que são menos e eu achar que são mais. Independentemente do grau, a frase acima mantem-se verdadeira.
Também li que quem é responsável pela gestão do plantel que temos tido é a SAD. Também estou de acordo.
O que eu não ignoro é que para que lá chegássemos uma das principais culpas de quem manda é ouvir demais os treinadores. Eu gostava do Lopetegui, mas esse período é negro a nivel de opções de plantel, de inflação da massa salarial que depois tem que se pagar.
Sempre que há treinadores com personalidade e poder de influência a tendência será sempre para que a racionalidade financeira de médio/longo prazo vá para segundo plano. Basta ouvir aquele programa de conversas que o Pinto da Costa teve com a Estela Machado (por exemplo o regresso do Gomes do Gijon) para perceber qual foi, desde sempre, o prato mais importante na balança.
Se esses treinadores têm poder para influenciar empréstimos de jogadores caros sem opção de compra, contratações caras de jogadores com salários altos e zero potencial de rentabilização futura, para vetar vendas ou contribuir para saídas a custo zero, quem erra é quem é suposto que defenda os interesses do Porto a curto, médio e longo prazo. E esse alguém é a SAD.
Se eu fosse treinador do Porto também dava total primazia ao sucesso desportivo de curto prazo. Quando o Porto entrava no FPF o Lopetegui estava a treinar a seleção espanhola.
Em teoria é isto.
Na pratica custa-me muito ouvir o Sérgio vir chorar que "coitadinho de mim" que só me dão jogadores do Santa Clara, do Famalicão e do Rio Ave.
Como se essa não fosse, desde sempre, a nossa vida.
A frente de ataque que deram ao NES (que é muito pior treinador que o SC) foi o puto da equipa B, um belga de 5ª escolha e um puto do Paços que veio emprestado à 25ª hora. Estes 3. Depois lá veio o Tiquinho em Janeiro compôr.
O Vitor Pereira tinha um 11 fabuloso + Defour e depois o plantel era ou velhos semi lesionados ou equipa B.
O que me faz intervir é quando parece que há um tsunami opinativo em que tudo o que acontece de bom é fruto do Sérgio e tudo o que acontece de mal é fruto do que fazem ao Sérgio.
Se um jogador que parece um tronco vira craque, vejam o que o Sérgio midas faz dos jogadores.
Se um jogador que parece um craque não resulta ou é negociata da SAD ou culpa do malandro do jogador que não presta ou nunca prestou.
Se um jogador que parece um tronco se revela tronco a opção é a de que o Sérgio na realidade nunca o quis e não lhe deixam fazer o plantel com as primeiras escolhas (como se isso tivesse acontecido em algum lado).
No fim de janeiro o Sérgio Conceição diz isto:
«Até um jogador de top
mundial teria dificuldade de entrar na nossa
dinâmica»
Somos eliminados pelo Inter um mês e meio depois e passamos para isto:
"
30% da
equipa B, 40% vindos de clubes médios e depois o mérito é zero..."
Precisamos trazer o Pongolle e o Adrian Lopez ao Atlético de Madrid, o Grujic ao Liverpool, o Imbula ao Marselha, o Vertonghen ao Tottenham, o Jése Rodriguez ao PSG, o Felipe Anderson ao West Ham, o Wendell ao Leverkusen, o Malang Sarr do Chelsea
Aí sim, o treinador terá condições para ser bem sucedido.
Paulo Ferreira: Setubal
Nuno Valente :Leiria
Derlei: Leiria
Paulo Assunção: Nacional
Jorginho: Setubal
Helton: Leiria
Rolando: Belenenses
Silvestre Varela: Estrela da Amadora
Maicon: Nacional da Madeira
Kleber: Maritimo
Fabiano: Olhanense
Danilo Pereira: Maritimo
Manafa: portimonense
Zaidu: Santa Clara
Marega: Maritimo
Taremi: Rio ave
Eustaquio: Paços
Só de cabeça, uma lista de jogadores que nos últimos 20 anos foram contratados a clubes médios (nem meti Braga, Guimarães e Boavista) e que foram titulares no Porto.
Se optasse por colocar jogadores de plantel, metia aqui o dobro.