Que o Brasil tem problemas sociais, educacionais sérios extensíveis á população tem como o Paquistão ou a Índia também o têm. Mas isso é senso comum. Qualquer pessoa sabe que se vive melhor na Europa que no Brasil com mais segurança e apoio social. É senso comum é um não assunto.
Mas não era esse o meu ponto, o meu ponto é a dimensão e escala de um país no seu enquadramento geográfico a nível planetário.
E aí o Brasil é um grande não tenho a menor dúvida disso por muito disfuncional que seja.
Em Portugal vive-se melhor, obviamente, porque tens estado social.
Mas a verdade é que desde os tempos do monopólio comercial na índia (matéria do 8 ano) até aos dias de hoje com o PRR, passando pelo comércio de escravos e pelo ouro do Brasil, vives sempre sem produzir nada e às custas dos outros. São cerca de 1000 anos desde a criação do condado portucalense até ao estado social de hoje em dia, e grande parte do tempo a viver às custas do outros. E até o condado portucalense foi retirado aos árabes...
É que, tirando o futebol, os Madredeus, os Moonspell e o Porto de Pinto da Costa, não tens nada de sucesso para apresentar lá fora.
Aliás, um colega acaba de achincalhar o Brasil, com o comentário mais xenófobo que já li neste fórum (já me disse que não se pode sair à rua em África sem ser "violentado" lol), só falta dizer o que acha dos árabes.
Mas para quem não sabe, Juary, Branco, Aloísio, Jardel e até os portuguesíssimos Deco e Pepe nasceram no Brasil.
Dizer o que se tem dito aqui do Brasil e dos brasileiros é atentar contra a história de Portugal (aquele país é uma criação nossa) e contra o próprio Porto, que tanto deve aos jogadores brasileiros.
Para não falar que temos aqui pessoas que nasceram ou vivem no Brasil, um país que tem 200 anos de independência.