Guerra Rússia - Ucrânia

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,461
2,834
Vila Nova de Gaia, 1981
Ler, para além das gordas, não é para todos.
Dá algum trabalho. É mais fácil ler a gordas, interpretar de forma finalista, ou seja como dá jeito, e criar ídolos.

Então aqui critica-se o homem por não prevenir o exercito, fazer o call to arms,etc. Isso não seria "escalar o pre-conflito"?Não seria uma escalada belicista? Falhou em avaliar Putin? Quem vislumbraria que Putin em pleno sec.xxi se ia lembrar de destruir um Pais so porque sim? Ou entao porque tem nazis,satanicos, gays etc? Ou que ia ameaçar o resto do Mundo com bombas atomicas?Ou que quer chegar a Lisboa?

“He thought peace would be easy to establish because all you needed to do was to ‘look into Putin’s eyes’ and talk to him sincerely,” - Nao foi isto que pediram todos? Dialog?Nao ao armamento? Ou só se lembraram quando viram os EUA a depositar as bombinhas de defesa? Ou so quando viram que afinal ha uma franja nordica que nao quer ter nada a ver com a Russia e Putin? Ou só quando viram que de novo as pessoas fogem para o lado de cá na sua maioria esmagadora?

Última edição:

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,461
2,834
Vila Nova de Gaia, 1981
A malta está a desviar-se muito do assunto do tópico.

Aliás, eu sugeria outro nome para o tópico:

"Operação militar especial para desmilitarização e desnazificação da Ucrânia que virou Guerra de Prevenção contra o Ocidente mauzão"
"Operação militar especial para desmilitarização e desnazificação da Ucrânia que virou Guerra de Prevenção contra o Ocidente mauzão, degenerado ,amante do Diabo, incentivador da homossexualidade e por ai fora. Já não me lembro das desculpas todas

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
Não é nem quero colocar rótulos. Só tentar compreender.
Por vezes tens ideias que entram em conflito directo com outras ideias já veiculadas por ti. Só isso.
Caro amigo Edgar.
A partilha de opiniões vem na questão brasileira.
Apenas limitei-me a constactar dois factos:
-que o Brasil não é um país insignificante no enquadramento geopolítico( por muito disfuncional que seja) dada a sua escala e dimensão e que em última instância pode desenvolver uma economia protecionista caso haja uma evolução nesse sentido. Dando como exemplo o facto de poder vir a ser um membro permanente das nações unidas e pertencer aos BRICs . Por exemplo não sou eu que digo. O Brasil teria a capacidade de desenvolver armamento nuclear em menos de um ano bastariam de reconfigurar a indústria.
- dei o exemplo quando veio á baila o Protecionismo do Estado Novo. O exemplo espanhol que ao contrário de nós por ter uma maior escala e conhecimento industrial alemão. O regime franquista com uma economia protecionista conseguiu que Espanha tivesse um boom de desenvolvimento económico na década de 60,70. Ao contrário de nós( apesar do crescimento económico) ficamos agarrados durante duas décadas a uma economia anacronica e obsoleta colonial.

Ao constatar estes dois factos não estou de todo a defender uma economia protecionista muito menos regimes totalitários.

Já conheço-te o suficiente aqui no fórum para saber que não entras na onda dos rótulos isso foi um desabafo relativo ao ambiente que por vezes se cria neste tópico o que é compreensível estamos a viver algo que nunca vivemos e são tempos perigosos em que cada palavra tem de ser medida e pensada 30 vezes sob pena de gerar interpretações enviesadas.

Eu consigo ouvir o Jaime nogueira Pinto e o Pedro Tadeu um assumidamente salazarista outra militante PCP e assumidamente comunista todos os sábados na antena 1 e assistir a uma troca e partilha de opiniões sem que haja uma escalada de juízos de valor depreciativa. Não andam ali a insultarem se um ao outro.

Mas já me mete mais confusão ver um Sebastião Bugalho com um discurso totalmente emocional e radicalizado a entrar num confronto de opinião com o mesmo Pedro Tadeu no passado sábado na CNN. Aí já me mete mais confusão.
E nem vale a pena comparar um Pedro Tadeu com o jovem Sebastião Bugalho.

Como assistir na rádio observador no programa de opinião pública ver o moderador do programa a pegar-se com um ouvinte é essa abordagem radicalizada é que me mete a mim mais confusão.

Agora tenho a plena consciência que num contexto de guerra uma guerra que pode antever um conflito mundial em que lidamos com um agressor com armas supersónicas á velocidade da luz. Esta visão binária será cada vez mais preduminante por isso é preciso ter muito cuidado neste contexto e ter muita atenção ao que se escreve sobre este tema pois está a criar fissuras sociais que ainda não nos aprecebemos .

Última edição:

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
Então aqui critica-se o homem por não prevenir o exercito, fazer o call to arms,etc. Isso não seria "escalar o pre-conflito"?Não seria uma escalada belicista? Falhou em avaliar Putin? Quem vislumbraria que Putin em pleno sec.xxi se ia lembrar de destruir um Pais so porque sim? Ou entao porque tem nazis,satanicos, gays etc? Ou que ia ameaçar o resto do Mundo com bombas atomicas?Ou que quer chegar a Lisboa?

“He thought peace would be easy to establish because all you needed to do was to ‘look into Putin’s eyes’ and talk to him sincerely,” - Nao foi isto que pediram todos? Dialog?Nao ao armamento? Ou só se lembraram quando viram os EUA a depositar as bombinhas de defesa? Ou so quando viram que afinal ha uma franja nordica que nao quer ter nada a ver com a Russia e Putin? Ou só quando viram que de novo as pessoas fogem para o lado de cá na sua maioria esmagadora?
Se isto foi escrito utilizando fontes que conhecem o Zelebsky, que analisam o seu comportamento enquanto lider, pois eu nao sei o que "todos" pediram, eu nao pedi nada.

Eu leio, analiso, interiorizo.
Nao sou o Cristovao Colombo, que ia encontrar o caminho maritimo para a India e quando la chegou, chamou lhes logo Indios.
E foi dificil convence lo que nao estava na India...

Mas isso sou eu, que não tenho idolos nem vejo o mundo como bons e maus.
Entre o Rocky e o Ivan Drago, prefiro o Tarzan Taborda.

Edgar Siska

藍白軍最強
9 Julho 2016
73,464
126,860
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Se isto foi escrito utilizando fontes que conhecem o Zelebsky, que analisam o seu comportamento enquanto lider, pois eu nao sei o que "todos" pediram, eu nao pedi nada.

Nao sou o Cristovao Colombo, que ia encontrar o caminho maritimo para a India e quando la chegou, chamou lhes logo Indios.

Ali em cima está o Tarzan Matovnikov :LOL:

• Haha
Reações: Calabote

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,873
14,508
Conquistas
17
Ali em cima está o Tarzan Matovnikov :LOL:
A comprovar-se a veracidade do vídeo, é só mais uma do playbook do Putin...
Descredibilizar quem lhe é incómodo.

Como se isto fosse pior do que a foto a caçar de tronco nú na Sibéria ou lá onde era...

• Haha
Reações: Edgar Siska

LuisFreitas

Tribuna
24 Maio 2008
3,461
2,834
Vila Nova de Gaia, 1981

Eu sou mais Bushwackers. (nao sao russos nem americanos)

Eu também li e analisei e interiorizei.

E considerando-me uma pessoa acessível a toda a informação, considerei este texto apenas e só, de informação sobre uma pessoa que neste momento é o Presidente Ucraniano.
Posto isto, se o objetivo do texto é descredibilizar o respectivo senhor, ainda assim não foi suficiente para me fazer mudar de lado na guerra de Putin. Acho que ainda prefiro Zelensky a Putin. Aliás, neste momento prefiro uma batata doce a Putin. A Historia enche-se de dilemas assim.

"que analisam o seu comportamento enquanto líder," - Certo. Foi mau antes da guerra? Pode ter sido. Mas o antes não pode descredibilizar o depois, se o depois vier para ajustar o que de errado foi feito antes. O ser humano tem uma coisa incrivel que é a capacidade de aprender ,melhorar e evoluir. e neste duelo de personalidades só vejo um a pedir ao tempo que volte para tras.

Quando se fala mais do mensageiro e não da mensagem, é porque algo não vai bem para quem utiliza essa batalha. E neste caso isso é muito bom sinal.

Última edição:
  • Like
Reações: Dragon Lonis

StrecherBearer

Tribuna
25 Julho 2018
3,914
3,990
Conquistas
1
Leiria
  • Bobby Robson

Concordo totalmente, ser-se totalmente contra a guerra e o Putin não significa que se concorda ou confia no Zelebsky.
Para mim o Zelebsky mostra sinas de mania das grandezas e prepotência. Não gosso e não confio. Preferia que a Europa tivesse colocado forças de manutenção de paz na Ucrânia em vez de fornecer armas.

• Like
  • Haha
Reações: MiguelDeco e Vlk

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,202
3,972
Zelebsky, é para fazer a piada com celeb? Ou outra coisa?

Ohh o Zelensky nao é um Deus na Terra, ohhh the humanity, he is just a Human... oh the Humanity!!

Pessoal que adora personagens politicos/ideologias nao entende mesmo que ha gente que olha pos politicos pelo que eles são, humanos e nao Demi-gods!

• Like
Reações: Dragon Lonis

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,127
18,788
33
Vila Das Aves
A Rússia que vá para o caralho e que leve a guerra com ela.

Para os bots que adoram espalhar a narrativa russa, o vosso grande salvador não tarda nada está a anunciar uma nova mobilização (já que os que foram voltam dentro de tábuas), desta forma podem ir servir o vosso grandioso líder.

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,282
26,767
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
A maioria nem deve voltar.
Ontem à noite estava a ver nas notícias um soldado ucraniano a dizer que os russos não se importam com os mortos, fazem avançar os tanques sobre os camaradas caídos e tudo...
É um grande desprezo pela vida humana.

• Like
Reações: Conceição Santos

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,127
18,788
33
Vila Das Aves
A maioria nem deve voltar.
Ontem à noite estava a ver nas notícias um soldado ucraniano a dizer que os russos não se importam com os mortos, fazem avançar os tanques sobre os camaradas caídos e tudo...
É um grande desprezo pela vida humana.
"Segundo melhor exército do mundo, só atrás dos estados unidos"

Acrescenta ainda as centenas de incursões em campo aberto e em plena mira da artilharia ucraniana, resultando na perda de vários batalhões, conduzem carros civis e militares por campos minados, abatem os próprios camaradas, etc.

• Like
Reações: Raba

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,596
28,790
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana

Eu consigo ouvir o Jaime nogueira Pinto e o Pedro Tadeu um assumidamente salazarista outra militante PCP e assumidamente comunista todos os sábados na antena 1 e assistir a uma troca e partilha de opiniões sem que haja uma escalada de juízos de valor depreciativa. Não andam ali a insultarem se um ao outro.

Mas já me mete mais confusão ver um Sebastião Bugalho com um discurso totalmente emocional e radicalizado a entrar num confronto de opinião com o mesmo Pedro Tadeu no passado sábado na CNN. Aí já me mete mais confusão.
E nem vale a pena comparar um Pedro Tadeu com o jovem Sebastião Bugalho.

Como assistir na rádio observador no programa de opinião pública ver o moderador do programa a pegar-se com um ouvinte é essa abordagem radicalizada é que me mete a mim mais confusão.
Estou a ver que vemos e ouvimos as mesmas coisas..

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,596
28,790
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Concordo totalmente, ser-se totalmente contra a guerra e o Putin não significa que se concorda ou confia no Zelebsky.
Para mim o Zelebsky mostra sinas de mania das grandezas e prepotência. Não gosso e não confio. Preferia que a Europa tivesse colocado forças de manutenção de paz na Ucrânia em vez de fornecer armas.
Mania de grandezas? Prepotente? Um gajo a quem lhe foi oferecida uma viagem grátis para os U.S.A onde poderia estar no conforto de um país distante da rússia e que escolheu ficar a lutar pelo seu povo e é um gajo com a mania das grandezas.. Fo**-se.. Um gajo quando pensa que já leu de tudo é sempre surpreendido..

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,282
26,767
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Mania de grandezas? Prepotente? Um gajo a quem lhe foi oferecida uma viagem grátis para os U.S.A onde poderia estar no conforto de um país distante da rússia e que escolheu ficar a lutar pelo seu povo e é um gajo com a mania das grandezas.. Fo**-se.. Um gajo quando pensa que já leu de tudo é sempre surpreendido..
Se há coisa em que acredito firmemente, é que se o Zelensky tem ido para os EUA, nesta altura a Ucrânia já estaria tomada.

• Like
Reações: MiguelDeco e Stone