Morreram 25M e tu sabes porquê.Não é uma questão de tribalismo político
Edgar, morreram 250k/280k na Europa (o resto foi no Pacífico), russos morreram 25 milhões.
A operação Barbarossa é o fim da Alemanha, evidentemente que influencia terem frentes de batalha em todos os pontos cardeais (factor decisivo na 1a guerra) mas eles puseram a carne toda na invasão à Rússia, e caíram...caíram pela distância, pelo esforço, pelos civis russos, pelos militares russos, pelo inverno.
Não tinham escolha era morrer ou morrer, e muita dessa morte se deveu exactamente aos mesmos motivos de morrerem imensos na 1ª Guerra, má logística, má preparação, overwhelm with numbers.
Explicar que uma só coisa da Guerra ou que muitos números são a responsabilidade da vitória é francamente redutor e aliás é uma ofensa histórica.
Eu já expliquei o que os levou lá, o que permitiu a deslocalização de recursos e enfraquecimento dos teatros etc, já expliquei as correntes de logística, e quem as alimentou.
Quem quiser lêr lê quem não quiser passe a frente.
Não falo mais do passado neste tópico.
Ninguém me paga para ser professor de história mesmo que seja das minhas paixões.
E não estou para o desgaste de desmame de politização e convicções enraizadas.
Mas neutro e historicamente correcto não poderia ter sido.
Se isso não corrresponde às ideias pré concebidas que tens sobre esse conflito isso já é uma coisa que me escapa.
Passemos à frente.