Com essas trombas já deve ter sido tão encornado na vida que agora sofre de identificação projetiva e vê cornos em todo o lado.
Com essas trombas já deve ter sido tão encornado na vida que agora sofre de identificação projetiva e vê cornos em todo o lado.
Muitos nunca conheci... conheci alguns... mas, nos últimos anos desapareceram todos... deixaram de gostar de futebol... outros reconverteram-se ao verdadeiro amor lampião...Eu conheço muitos, mas sim, devem ter perdido representação.
São já gajos com +40 anos os que conheço daqui.
A questão demográfica é inequívoca! E, naturalmente, essa renovação acaba por ser mitigada pela menor natalidade...Há adeptos que não conseguem entender que não basta ganhar títulos para haver mudanças significativas.
99,9% dos adeptos de um qualquer clube x, y ou z não vai mudar de clube porque o seu está a perder muito e há um outro a ganhar bastante.
No nosso caso, o ganho de adeptos é nas crianças que se fizeram portistas nos tempos áureos + os falecimentos dos adeptos dos rivais, que têm uma estrutura de adeptos bem mais velha do que a nossa, pois a sua principal massa vem dos anos 50 no caso de sporting e 60/70 no caso de benfica.
É um processo de décadas, que se iniciou em meados de 1980.
E se intensificou a partir dos tempos do Mourinho.
Não esquecer que a taxa de natalidade é hoje em dia incomparavelmente mais baixa do que há 50 anos, cerca de 1/3, o que limita o nosso crescimento.
Os que eu conheço alguns são de familiares de antigos presidentes, atletas, ex atletas ou ainda trabalham nos remendados mesmo.Muitos nunca conheci... conheci alguns... mas, nos últimos anos desapareceram todos... deixaram de gostar de futebol... outros reconverteram-se ao verdadeiro amor lampião...
Aliás, diz-me a minha capacidade pessoal de sondagem, que os boavisteiros eram os mais benfiquistas que conheci... bem pior do que os leixonenses, que mais do que benfiquistas, eram anti-portistas (parece o mesmo, mas tem diferenças...)... pelo contrário, a malta do Salgueiros era bem mais portista...
___________________________________Que fonte credível, isso nem é de gente de um clube aldrabão nem nada
Avisem a UEFA que o sorteio foi mal feito e emparelhou 2 equipas que ficaram em 2º lugar.
![]()
«Mau momento do Club Brugge? Venceram um grupo difícil na Champions» | MAISFUTEBOL
Schmidt desvaloriza últimos resultados do conjunto belgamaisfutebol.iol.pt
Tá mesmo desorientadinho este Gentleman, este padre ou este santo... para os amigos!Avisem a UEFA que o sorteio foi mal feito e emparelhou 2 equipas que ficaram em 2º lugar.
![]()
«Mau momento do Club Brugge? Venceram um grupo difícil na Champions» | MAISFUTEBOL
Tal como o brugge, ele também vai ser o vencedor, atrás do PortoAvisem a UEFA que o sorteio foi mal feito e emparelhou 2 equipas que ficaram em 2º lugar.
![]()
Vai ganhar o Puskas.Que golao do Otamerdas!!! Se este golo nao é nomeado o golo da champios esta tudo comprado pelo fcporto. Basta recordar aquele golo razoável do Taremi q ganhou a votação.
Depende… quantos jogadores do FCP tem cada uma das equipas?O próximo passo será num Portugal - França, apoiar a França... Afinal somos todos Europeus.
40 anos de ditadura + adopção do benfica como bandeira do Estado Novo + população maioritariamente analfabeta + falta de identidade das regiões + falta de cultura desportiva = 95% da população afecta aos 3 grandes.Relativamente a esta questão do numero de adeptos, claro que eu gostava que o NGC tivesse mais adeptos e quantos mais melhores, mas por outro lado, não acho saudável esta monopolização dos adeptos pelos ditos 3 grandes. Já li em algures que 97% da população tuga é adepta/simpatizante de um dos ditos 3 grandes, li também que e caso único na Europa.
Faz-me confusão, pessoas de grandes/médios centros urbanos serem adeptos de outros clubes que não os seus representantes.
Falou-se atrás em Leiria, Aveiro, Coimbra, Viseu, todas estas cidades no top 6 das maiores cidades de Portugal e no entanto nenhuma tem um clube na 1ª liga.
A questão aqui é porque é que clubes como o Beira-Mar, Académica, Ac. Viseu praticamente não existem? Na minha opinião uma das razões é mesmo pela não massa adepta. As pessoas não querem saber do "clube da terra" apenas se preocupam com os 3 grandes.
Ver os 3 grandes a jogar fora, com mais adeptos no estádio comparado com a equipa da casa não acho que seja saudável.
Querer que o clube da terra perca, em detrimento de um clube por vezes longe na nossa área geográfica é coisa que não me entra na cabeça.
Em muido na escola "andava á porrada" com algum apenas se dissessem mal da minha freguesia.
No sitio onde trabalho tem gente nascida, criada, estudada e morada em Braga mas são adeptos dos corruptos.
Quando os corruptos levaram 3 do Braga eu ouvi a conversa entre estes mouros e o que ouvi chocou-me:
Disseram eles: "Aqueles FDP do Braga só nos ganham a nós. "
"Aqueles FDP do Braga" é o clube da cidade onde fizeram, fazem e farão vida.
Honestamente não entendo.
O próximo passo será num Portugal - França, apoiar a França... Afinal somos todos Europeus.