Guerra Rússia - Ucrânia

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,451
Devia ser toda a UE.

Queremos ver a bandeira e ouvir o hino de um país agressor que tem causado sofrimento a milhoes de pessoas e milhares de mortos?

Para nao se falar dos crimes de guerra.
Acho uma aberração não permitir que os atletas não participem nos jogos olímpicos só por terem nascido na Bielorrússia e na Rússia. A não ser que se tenham manifestado publicamente a favor da agressão à Ucrânia, não vejo motivo nenhum para excluir os atletas dos jogos olímpicos com participação sob bandeira neutra. Não têm culpa por terem nascido lá, não escolheram nascer lá. É o trabalho deles, o sonho de uma vida.

Acho que isto só serve para dar mais força à narrativa de Putin e do Kremlin dentro da própria Rússia e alimentar um sentimento anti ocidente, e também para aumentar a xenofobia contra os russos no ocidente. Não vejo o que é que de bom este tipo de exclusões podem trazer para além de alimentar sentimentos e emoções desagradáveis.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,686
11,591
Acho uma aberração não permitir que os atletas não participem nos jogos olímpicos só por terem nascido na Bielorrússia e na Rússia. A não ser que se tenham manifestado publicamente a favor da agressão à Ucrânia, não vejo motivo nenhum para excluir os atletas dos jogos olímpicos com participação sob bandeira neutra. Não têm culpa por terem nascido lá, não escolheram nascer lá. É o trabalho deles, o sonho de uma vida.

Acho que isto só serve para dar mais força à narrativa de Putin e do Kremlin dentro da própria Rússia e alimentar um sentimento anti ocidente, e também para aumentar a xenofobia contra os russos no ocidente. Não vejo o que é que de bom este tipo de exclusões podem trazer para além de alimentar sentimentos e emoções desagradáveis.
Ja eu acho uma aberração ter que ouvir o hino ou ver a bandeira da Russia asteada.

Agora, concordo que o assunto tem que ser devidamente comunicado.

Coisa bem diferente, é a UE aceitar a entrada de cidadaos russos que queiram fugir de uma ditadura, com o qual concordo totalmente.

De resto, pensar que todos os atletas que participem estao contra a guerra é pura especulação.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,451
Ja eu acho uma aberração ter que ouvir o hino ou ver a bandeira da Russia asteada.

Agora, concordo que o assunto tem que ser devidamente comunicado.

Coisa bem diferente, é a UE aceitar a entrada de cidadaos russos que queiram fugir de uma ditadura, com o qual concordo totalmente.

De resto, pensar que todos os atletas que participem estao contra a guerra é pura especulação.
Não irias ouvir o hino ou ver a bandeira russa porque os atletas iriam competir sob bandeira neutra e sem o hino nacional.

Quanto à tua última frase, o contrário também é especulação. Não podemos presumir que os atletas que estão em silêncio estão a favor da invasão ou contra a invasão, isso não tem sentido nenhum. Uns podem estar em silêncio porque são a favor e não querem sofrer as consequências disso, outros podem estar contra e podem ter medo de sofrer represálias dentro do seu próprio país e também temer pelo que possa acontecer às famílias. É apenas especulação, mas isso também vale para tudo. Quantos atletas são homofóbicos ou racistas, mas como estão em silêncio ninguém sabe. Quantos pedófilos andam por aí a fazer a sua vida normal sem ninguém saber? Quantos psicopatas? Quantos violadores?

Acho que não faz sentido nenhum a exclusão de atletas ou outros profissionais, a não ser que se tenham manifestado publicamente a favor da guerra. A maioria dos atletas na realidade está ali em representação própria, é o trabalho de uma vida, o esforço, sangue e suor deles, não dos governos do país.

• Like
Reações: Tails e pcarvalho

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
9,165
14,298

Não digas isso, temos que ser coerentes, o comité olímpico deve continuar a fazer o que sempre fez.

Como aconteceu sempre no passado, com todas as guerras/invasões iniciadas pelo polícia bom do mundo, significou automaticamente que aos atletas desse país não fosse permitida a participação nos JO, desta vez deve acontecer o mesmo.

• Like
Reações: Stone e BSilva

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,686
11,591
Não irias ouvir o hino ou ver a bandeira russa porque os atletas iriam competir sob bandeira neutra e sem o hino nacional.

Quanto à tua última frase, o contrário também é especulação. Não podemos presumir que os atletas que estão em silêncio estão a favor da invasão ou contra a invasão, isso não tem sentido nenhum. Uns podem estar em silêncio porque são a favor e não querem sofrer as consequências disso, outros podem estar contra e podem ter medo de sofrer represálias dentro do seu próprio país e também temer pelo que possa acontecer às famílias. É apenas especulação, mas isso também vale para tudo. Quantos atletas são homofóbicos ou racistas, mas como estão em silêncio ninguém sabe. Quantos pedófilos andam por aí a fazer a sua vida normal sem ninguém saber? Quantos psicopatas? Quantos violadores?

Acho que não faz sentido nenhum a exclusão de atletas ou outros profissionais, a não ser que se tenham manifestado publicamente a favor da guerra. A maioria dos atletas na realidade está ali em representação própria, é o trabalho de uma vida, o esforço, sangue e suor deles, não dos governos do país.
Essa neutralidade nao existe, cada vez que um atleta ganha-se uma medalha teriamos Putin ou Lavrov a vanglorariar a Russia.

Entre o aproveitamento e a vitimizacao, os dirigentes russos vão fazer um festim.

E, como ja aconteceu, se mostrarem apoio à "operacao especial", vao criar um embaraço ainda maior ao COI.

E os atletas e equipas de suporte estao sob alcada e vinculados ( muitos devem receber apoios) do governo Russo.

R

Rm95

Guest
Essa neutralidade nao existe, cada vez que um atleta ganha-se uma medalha teriamos Putin ou Lavrov a vanglorariar a Russia.

Entre o aproveitamento e a vitimizacao, os dirigentes russos vão fazer um festim.

E, como ja aconteceu, se mostrarem apoio à "operacao especial", vao criar um embaraço ainda maior ao COI.

E os atletas e equipas de suporte estao sob alcada e vinculados ( muitos devem receber apoios) do governo Russo.
De acrescentar que a maior parte dos russos apoia putin e a guerra, por isso dificilmente os atletas russos nao apoiam esta guerra.

• Like
Reações: Stone e Pinetree

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
78,041
136,511
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Nos JO passados a Russia não participou.
Participou sim um Comité Olimpico Russo por estarem suspensos por esquema nacional de doping.

Podiam participar de novo num formato similar.
Não se ouviu hino russo.

• Like
Reações: Pinetree

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,686
11,591
Nos JO passados a Russia não participou.
Participou sim um Comité Olimpico Russo por estarem suspensos por esquema nacional de doping.

Podiam participar de novo num formato similar.
Não se ouviu hino russo.
Bela tanga que isso foi, já nem me lembrava.

Hipocrisia total pelo medo de afrontar a Rússia.

Foram situações como essa que nos trouxeram a este ponto.

• Like
Reações: Pinetree

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,451

Farão na mesma se os atletas russos forem banidos dos jogos. A vitimização será maior e vão cavalgar a onda do sofrimento dos russos e do sentimento anti-ocidente.

E este não é o único conflito no mundo nem a única agressão de um país sobre outro. Teria que haver maior coerência nesse caso.

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,686
11,591
Farão na mesma se os atletas russos forem banidos dos jogos. A vitimização será maior e vão cavalgar a onda do sofrimento dos russos e do sentimento anti-ocidente.

E este não é o único conflito no mundo nem a única agressão de um país sobre outro. Teria que haver maior coerência nesse caso.
Quanto à necessidade de coerência, totalmente de acordo.

De resto, haja coragem para banir os russos por invasão a um país soberano, assassinato de civis e enumeros crimes de guerra cometidos.

Apresente-se e se comunique as razoes.

Se o povo russo é contra a guerra, vai concordar e apoiar a decisao.

Se criticarem, é porque afinal apoiam esta guerra.

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,451
Quanto à necessidade de coerência, totalmente de acordo.

De resto, haja coragem para banir os russos por invasão a um país soberano, assassinato de civis e enumeros crimes de guerra cometidos.

Apresente-se e se comunique as razoes.

Se o povo russo é contra a guerra, vai concordar e apoiar a decisao.

Se criticarem, é porque afinal apoiam esta guerra.
Os crimes de guerra são para ser julgados nos locais próprios de forma séria, não com a exclusão de atletas de uma competição olímpica. Isto tem a mesma importância que eu excluir os livros de Tolstoi e Dostoievski do meu clube de leitura que organizei com os meus amigos.

E não existe qualquer tipo de lógica fazer um julgamento desses aos indivíduos de nacionalidade russa, se estão de acordo com a exclusão de atletas dos jogos olímpicos é porque são contra a guerra, se não estão de acordo é porque apoiam a guerra. Isto não tem ponta por onde se lhe pegue. Eu fui contra a exclusão de tenistas russos de Wimbledon e sou contra a exclusão de atletas russos dos jogos olímpicos. Não apoio guerra nenhuma, abomino as posições do PCP, são situações sem qualquer tipo de conexão.

Se há muita gente na Rússia que apoia a guerra também há muita gente que é contra e que está a sofrer perseguições e as consequências dessa posição, para além de todos os problemas económicos e possivelmente a perda de amigos e familiares nesta guerra.

Acho algo completamente supérfluo no meio de tanto sofrimento.

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
É ver as reações e manifestações que houve no Irão com a morte de uma mulher assassinada pelas autoridades do regime e as reações e manifestações que houve/há na Rússia contra a invasão de um país livre e soberano ...

O povo Russo na sua generalidade está do lado de Putin e com isso terá de sofrer as consequências dessa opção.

Isto apenas para dizer que o COI só tem uma decisão a tomar que é manter o afastamento quer dos atletas Russos quer Bielorrussos dos JO, até por todo o significado que essa mesma competição significa e caso não o faça, todos os países que não concordam devem ameaçar a saída e aí quero ver se o COI vai manter a sua posição.

E quem diz o COI diz a UEFA/FIFA no caso do futebol ...

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,451
É ver as reações e manifestações que houve no Irão com a morte de uma mulher assassinada pelas autoridades do regime e as reações e manifestações que houve/há na Rússia contra a invasão de um país livre e soberano ...

O povo Russo na sua generalidade está do lado de Putin e com isso terá de sofrer as consequências dessa opção.

Isto apenas para dizer que o COI só tem uma decisão a tomar que é manter o afastamento quer dos atletas Russos quer Bielorrussos dos JO, até por todo o significado que essa mesma competição significa e caso não o faça, todos os países que não concordam devem ameaçar a saída e aí quero ver se o COI vai manter a sua posição.

E quem diz o COI diz a UEFA/FIFA no caso do futebol ...

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
Houve manifestações em mais de 38 cidades da Rússia e com vários milhares de detidos. Praticamente todos os meses desde o início da invasão à Ucrânia á detenções em massa em várias cidades do país. Há artistas detidos há vários meses por exibirem arte com manifestações contra a invasão. As mortes "acidentais" que vão acontecendo recorrentemente dentro das várias instituições e das empresas que fazem parte do entorno do regime russo também são um bom indicador de que também haverá vozes dissidentes em torno de Putin. Muita gente que abandonou a Rússia.

"A state-run poll published on 28 February by the Russian Public Opinion Research Center claimed that 68% of Russians supported the "special military operation", 22% opposed, and 10% found it difficult to answer.

Later on, a series of four online polls by Alexei Navalny's Anti-Corruption Foundation claimed to show sentiment rapidly shifting among Moscow residents. Between 25 February and 3 March, those blaming Russia for the war increased from 14% to 36%, with 79% now in favour of stopping the conflict and engaging in peace negotiation. The proportion of respondents who considered Russia an "aggressor" increased from 29% to 53%, while the share of those considering Russia a "peace-maker" fell by half from 25% to 12%."

As coisas não são assim tão preto no branco para separarmos com essa facilidade os bons dos maus e pronto, tá feito.

As "eleições" na Rússia e na Bielorrússia são todas constantemente manipuladas e onde os opositores ao regime são assassinados.

• Like
Reações: Czarli9 e Tails

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
16,686
11,591
Os crimes de guerra são para ser julgados nos locais próprios de forma séria, não com a exclusão de atletas de uma competição olímpica. Isto tem a mesma importância que eu excluir os livros de Tolstoi e Dostoievski do meu clube de leitura que organizei com os meus amigos.

E não existe qualquer tipo de lógica fazer um julgamento desses aos indivíduos de nacionalidade russa, se estão de acordo com a exclusão de atletas dos jogos olímpicos é porque são contra a guerra, se não estão de acordo é porque apoiam a guerra. Isto não tem ponta por onde se lhe pegue. Eu fui contra a exclusão de tenistas russos de Wimbledon e sou contra a exclusão de atletas russos dos jogos olímpicos. Não apoio guerra nenhuma, abomino as posições do PCP, são situações sem qualquer tipo de conexão.

Se há muita gente na Rússia que apoia a guerra também há muita gente que é contra e que está a sofrer perseguições e as consequências dessa posição, para além de todos os problemas económicos e possivelmente a perda de amigos e familiares nesta guerra.

Acho algo completamente supérfluo no meio de tanto sofrimento.
Não tem pés, nem cabeça é colocar o povo russo como um elemento neutro ou vitima deste conflito.

Se muitos estao contra, muitos tambem estao a favor.

Os ucranianos têm sido assassinados por cidadaos russos!!!

Os cidadaos russos, sao um dos elementos chave desta guerra, por muito que sejam contra. Está tambem nas suas maos acabar com a guerra.

Quanto os crimes de guerra cometidos por soldados russos, estao provados. Os tribunais pretendem é julgar quem julgam ser os russos culpados. Agora, os crimes de guerra , as atricidades estao a ser identificadas.. Falta é saber quais os cidadaos russos que os cometeram.

• Like
Reações: Stone

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
16,257
52,451
Não tem pés, nem cabeça é colocar o povo russo como um elemento neutro ou vitima deste conflito.

Se muitos estao contra, muitos tambem estao a favor.

Os ucranianos têm sido assassinados por cidadaos russos!!!

Os cidadaos russos, sao um dos elementos chave desta guerra, por muito que sejam contra. Está tambem nas suas maos acabar com a guerra.

Quanto os crimes de guerra cometidos por soldados russos, estao provados. Os tribunais pretendem é julgar quem julgam ser os russos culpados. Agora, os crimes de guerra , as atricidades estao a ser identificadas.. Falta é saber quais os cidadaos russos que os cometeram.
Não coloquei o povo russo como um elemento neutro, as pessoas terão a sua opinião. Não consigo é fazer generalizações nem adivinhar o que vai dentro da cabeça de cada um. Simplesmente coloquei-me na pele de um atleta russo imaginando que agora Portugal era governado por um maluquinho que invadia e declarava guerra a Marrocos e eu, atleta de alta competição cujo sonho era estar nos jogos olímpicos e poder fazer a minha vida normal participando nas competições ficaria de fora porque uns senhores de gravata decidiram que sim. Mesmo que eu me declarasse contra a posição do governo do meu país, teria que ficar de fora e a minha vida profissional ficaria em stand by, porque sim. A maioria dos atletas tem uma vida normal, não são ricos, têm uma família para cuidar. Se me acontecesse a mim ficaria desesperado. E só porque havia 20, 30, 40% de maluquinhos que apoiavam a invasão, eu teria que mudar radicalmente a minha vida e encontrar outra coisa para fazer por causa desses maluquinhos.

A Rússia é um país de 145 milhões de pessoas, muitas etnias, muitas culturas, não é só moscovo e são petersburgo. Não podemos colocar o ónus de poder acabar com a guerra no povo. Há pessoas a serem mortas, outras presas, famílias perseguidas e como se costuma dizer, quem tem cu tem medo. Falar de fora é muito fácil, vivenciar tudo aquilo na primeira pessoa é que já é mais complicado. Não é fácil num país tão grande organizar uma revolução e acabar com um regime que é controlado por um mafioso que lidera um grupo de mafiosos multimilionários.

É importante separar estas questões para que não cometam mais injustiças e aumente o sofrimento das pessoas para lá daquelas inerentes a uma guerra.

E convém salientar que não estou a fazer qualquer tipo de defesa dos russos, estou apenas a discordar de uma medida que penso não acrescentar absolutamente nada e que pode ter consequências contrárias. Esta oposição à Rússia e união de esforços da Europa já devia ter acontecido no passado quando invadiram a Geórgia. E deveria ter havido um maior decoro e vergonha na cara quando se permitiu que os mafiosos oligarcas russos lavassem o seu dinheiro sujo na Europa a comprar clubes de futebol, arte, etc. Os mesmos que têm aceitado os subornos da Arábia Saudita para lavar a sua imagem, esperemos que não se voltem a arrepender no futuro.

• Like
Reações: Czarli9 e Tails