Texto interessante onde abordas, sem pudor, alguns temas tabu mas a pergunta de 1 Milhão de euros ficou sem resposta:Como sempre acontece, eis que se manifesta a tendência para escolher um lado.
PdC x SC: diz-me por quem estás, dir-te-ei quem és.
É o melhor favor que se pode fazer a qualquer um deles, porque a discussão permanece ao nível da paixão e dos interesses, não se aprofundando com racionalidade. Não se dividem os louros e as culpas nas proporções justas.
Há anos que sabemos que o PdC mente, omite e manipula conforme os interesses.
Felizmente desde há uns anos que mais gente não se deixa enganar pelos feitiços do costume, e para isso contribuiu a transferência de amor para o lado do treinador.
A capa da inimputabilidade e da gratidão que cobria o PdC, hoje cobre o SC, e isso permitiu que se discutissem os podres de um Presidente cujas conquistas não devem/podem desculpabilizar os erros, abusos e mentiras ao longo destas décadas.
Há anos que sabemos também que independentemente dos muitos méritos que tenha na competitividade que incute nos seus jogadores, o SC nunca foi conhecido pelo tacto e sensibilidade para decisões sustentáveis a médio/longo prazo. Como o JJ (treinador mais bem sucedido da história do slb. Um "Pedroto" do slb) também nunca foi, por exemplo. É necessária uma distinta capacidade de contorcionismo para ilibar de responsabilidades do estado atual do clube, um treinador que cá está há 6 anos e famoso por "não papar grupos". Um treinador que se diz que é muito mais do que um técnico e que carrega nos seus ombros o clube, mas que ao mesmo tempo não tem culpa das debilidades que o clube apresenta, independentemente dos méritos que mais uma vez reafirmo.
Confundem-se deliberadamente os méritos no balneário com todas as outras virtudes que um treinador deve ter. É bom no balneário, então é bom em tudo. Pede reforços e não lhe dão. Quando lhe dão e não jogam, a culpa não é dele. O endeusamento dá nisto. No futebol e na sociedade.
Pelo meio, entre vitimização e o discurso miserabilista, vai bajulando o Presidente que nada lhe dá. Vai dando um jeitinho para partilhar um bocadinho da tal capa da gratidão que hoje lhe pertence.
"Dá-me resultados ou pelo menos competitividade e até o voto para Presidente te dou" dizem tantos.
"Bate no peito e beija o símbolo, e eu prometo que depois viralizo o GIF desse momento para calar quem se atrever a dirigir-te uma crítica".
A irracionalidade, que é vista como indesejável em tantas circunstâncias da nossa vida, é uma bandeira orgulhosamente erguida pelos adeptos de futebol.
"Sou irracional, ao ponto da doença, pelo meu clube. E tenho orgulho nisso."
Porque é que ando há anos a bater na tecla do perigo destes cultos de personalidade e glorificações? Este fórum está pejado de exemplos que justificam a minha preocupação.
"É competente no que me interessa e que me faz no mínimo sonhar em festejar todos os anos, logo é competente em tudo. E não me contrariem senão chamo-vos de lampião para baixo."
Não se procura discutir com rigor porque o fanatismo é um entrave inultrapassável.
Entre discussões de quem tem a culpa total do estado atual do clube, assistimos a contradições atrás de contradições de quem se arroga com superioridade moral para apressadamente descredibilizar qualquer opinião contrária à sua.
Apoiantes, simpatizantes e AMIGOS das respetivas facções vão-se aproveitando do Portal para terem uma plataforma que satisfaça as suas necessidades, e entretanto o debate crítico, racional e pragmático desaparece.
O molho da francesinha leva ou não leva pimento?