New Balance - Main sponsor do FC Porto

SafariNasCuecas

Tribuna
9 Setembro 2022
4,738
5,896
Pajuelista Assumido
Haviam marcas que faziam coisas melhores que outras, a Umbro até era das mais simples.

Se eu te mostrar um equipamento que o Baía usou em 93/94 (mais concretamente usou contra Salgueiros para a taça, Salgueiros para o campeonato e União da Madeira para o campeonato) és capaz de ficar ferido das vistas.
Deve ter lá no livro. Tem todos os equipamentos do NGC
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,876
5,164
Começo por dizer que cada um sabe o que gosta, se gostam de um desenho de uma camisola com que o Porto jogou como equipamento principal, nunca diria que não podem gostar ou achar bonito.

Eu gosto do Porto a jogar à Porto com o equipamento clássico e icónico do Porto que usámos durante décadas e que estava nos estatutos do clube mesmo quando a Nike javardava o equipamento e fazia o que lhe apetecia.

O que é equipamento à Porto ou clássico (porque há quem esteja neste site e não o saiba) é só olhar para o meu avatar, essas são as faixas do Porto, do equipamento clássico do Porto e perfeito, é se tiver os números a vermelho nas costas.

Mas tivemos o azar de equipar Nike.

Jogámos à Blackburn, jogámos à Ajax em azul - com acabamentos em encarnado, em 14 anos jogámos uma vez com o equipamento clássico do Porto e foi tão frustrante que me registei aqui no Fórum para ventilar, uma década atrás.

(notem que a Kappa foi até a primeira marca que nos meteu a jogar com números brancos, mas as faixas estavam correctas)

É um tema que gosto e sim, acho que devíamos jogar sempre com o equipamento clássico - há umas 40 variantes que consigo inventar que dão para mudar de ano para ano sem repetir o ano anterior e inventar o que apetecesse nos alternativos (achando que alternativos em que se mete o emblema em monograma para a camisola parecer equilibrada é uma espécie de batota, se o emblema do Porto não combina, a camisola é que está mal feita como camisola do Porto, mesmo alternativa).

a New balance deu-nos mais equipamentos à Porto em muito menos tempo que a Nike, ainda mais se incluirmos a New Balance no seu primeiro ano quando era Warrior

1.jpg

A camisola da Warrior pecava pelo excesso de detalhes e materiais diferentes e ter o número a azul nas costas.

2.jpg

O ano de 19/20 é um equipamento exemplar, uma questão de gosto um detalhe ou outro, mas está um exemplo de um equipamento à Porto, o do ano anterior desgosto do espaçamento entre as faixas ao centro (acho estreito para a dimensão das faixas).

dentro da new balance, estes dois:

3.jpg

Estiveram quase lá.
Em ambos acho as faixas azuis demasiado finas, parece que qualquer coisa não está totalmente bem e no caso da que tem as costas azuis... não só tem as costas azuis, como é uma camisola diferente nas costas, totalmente azul, dentro do campo se o jogador está de costas parece um equipamento, de frente outro, não gosto mas tem imensos outros detalhes que gosto, como a gola, as mangas, faixas um pouco mais grossas (em ambas as camisolas, as faixas azuis são de 7cm, no clássico são 10cm, 10,5cm).

Isto é excelente para a Real Sociedad:

FC Porto 22-23 Home Kit (3).jpg

(outra vez, se gostam, tudo ok)

Tivemos este modelo recentemente:




5.jpg

6.jpg

Que à Porto tem apenas ser semelhante a equipamentos Nike como este:

7.jpg

Ou semelhante a este:

process.jpg

mas também pode ser qualquer outra equipa com listas verticais, se as marcas - incluindo o raio da Nike - lutam para terem o logotipo e a imagem reconhecida mesmo sem nome, fomos nós desperdiçar o desenho de um equipamento icónico que era o nosso? imediatamente reconhecivel e identificável (o desenho do Barcelona era idêntico, mas com uma mancha cromática bem diferente).

8.jpg

Neste caso, o último da nike até que se assemelha ao de 2007 08, que por sua vez, encaixa com o de 2002- 03 (exceptuando o número que aqui é em branco, na de 2003 vermelho).

9.jpg

Também tivemos várias vezes equipamentos com as faixas com a proporção clássica mas com as cores invertidas, como em 2012 por exemplo, mas números a azul escuro ou a branco consoante o ano.
 

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,876
5,164
Deixo duas comparações com equipamentos nike entre o que tivemos que critico e o que poderia ter sido sendo equipamento Clássico:

FC porto 2013/14 com o Hertha 2014/15

comparação.jpg

E o FC Porto 2010/11 com o Modelo da Real Sociedad e Alavés de 2011/12

aq.jpg


Até acrescentei o Tmn (equipamentos limpos de publicidade ficam mais bonitos).
 

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,970
8,366
Esmoriz
dentro da new balance, estes dois:

Visualizar anexo 11360
Esse da esquerda foi o último equipamento principal que gostei sem reservas e acho que foi o último que comprei.

Já agora, não sei se é exequível ou se há um contrato qualquer com marcas e liga de futebol, mas gostaria muito de ter um equipamento sem pub e sem aqueles patches manhosos da liga que todos os anos muda de nome, e o clube devia fazer um esforço para, em sendo possível, disponibilizar isso para venda.

Outra coisa sobre camisolas, pessoalmente não gosto, mas já reparei que a nossa camisola de 02/03 é extremamente popular e acho que no ano passado havia réplicas oficiais à venda e curiosamente até que achei uma camisola bonita embora, lá está, pouco tenha a ver com o equipamento clássico do Porto (embora na altura tenham dado o argumento que o design da camisola com 4 riscas tinha sido inspirado num dos primeiros equipamentos da nossa equipa)
 
  • Like
Reações: Di Charis

Northside

Bancada central
16 Agosto 2017
1,383
689
Deixo duas comparações com equipamentos nike entre o que tivemos que critico e o que poderia ter sido sendo equipamento Clássico:

FC porto 2013/14 com o Hertha 2014/15

Visualizar anexo 11373

E o FC Porto 2010/11 com o Modelo da Real Sociedad e Alavés de 2011/12

Visualizar anexo 11374


Até acrescentei o Tmn (equipamentos limpos de publicidade ficam mais bonitos).
Eu acho que nunca vamos saber se as marcas fazem o que ‘ querem ‘ ou se têm guide lines .. mas nos últimos anos os equipamentos no nível geral têm ficado ‘ parecidos ‘ só os alternativos têm mudado bastante …
 
  • Like
Reações: Di Charis

Northside

Bancada central
16 Agosto 2017
1,383
689
Sobre marcas … a hummel está a fazer boas coisas como é o caso do braga , a Macron também fazia no caso da lazio ( agora mizuno ) irá ser sempre uma escolha pessoal …
 

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
12,121
14,942
dessas marcas só sei que algumas fazem sapatilhas.
Pelo menos não entramos descalços nos jogos ahah
Boavista equipou Diadora durante muitos anos. Le coq equipou várias equipas e selecções francófonas (mas também a Argentina) no passado - hoje em dia, não faço ideia. Fila... penso que a fiorentina equipou fila nos anos 90.
Haviam algumas equipas com hummel nos anos 80/90... com destaque para o trafica. Mas é uma marca mais usual na Alemanha e campeonatos nórdicos.

Depois ainda há marcas desconhecidas no mercado português, como a jako... vê -se bastante na Bundesliga...
 
  • Like
Reações: SafariNasCuecas

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
12,121
14,942
O fenómeno new balance em Portugal começa com o porto e é um orgulho poder dizer isso, uma marca que me conquistou, desde 2014 que já devo ter comprado prai 7 pares...
No final dos anos 90 haviam bastantes miúdos dr famílias abastadas a usar New Balance... pelo menos, em Matosinhos.
Para mim começa em 2012, quando encontrei umas sapatilhas de corrida com grande desconto na Decathlon. Reconheci o N, mas nem sabia o nome. Mas o desconto era enorme... e eram fabricadas na Inglaterra.
New balance é uma marca bem antiguinha e bastante usada na Ásia e nos states... também se vê muito na Alemanha... e actualmente andam a apostar forte em grandes painéis publicitários em estações de metro/comboio.
 
  • Like
Reações: SafariNasCuecas

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
12,121
14,942
fazem roupa desportiva também. Lembro-me do Parma equipar Champion na altura do Crespo e do Paulo Sousa na viragem do século. Era procurar uma oportunidade do género, quando começamos com a NB eles também não faziam equipamentos para futebol profissional, começaram nessa altura.
Eles já tinham contrato com o Liverpool, se não estou em erro.
 

Dragão Tirsense

Tribuna Presidencial
6 Março 2019
14,025
27,351
Conquistas
6
Vilnius
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
No final dos anos 90 haviam bastantes miúdos dr famílias abastadas a usar New Balance... pelo menos, em Matosinhos.
Para mim começa em 2012, quando encontrei umas sapatilhas de corrida com grande desconto na Decathlon. Reconheci o N, mas nem sabia o nome. Mas o desconto era enorme... e eram fabricadas na Inglaterra.
New balance é uma marca bem antiguinha e bastante usada na Ásia e nos states... também se vê muito na Alemanha... e actualmente andam a apostar forte em grandes painéis publicitários em estações de metro/comboio.
Sim, penso que começa a usar-se nos anos 90 ( o estilo casual) vês em algumas séries televisivas dos anos 90... Mas o fenómeno das sapatilhas estilo casual começa em 2014 quando vem o Porto para cá, as de corrida sim já são mais antigas mas ainda longe de popularidade
 
  • Like
Reações: mega_dragon

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
12,121
14,942
Sim, penso que começa a usar-se nos anos 90 ( o estilo casual) vês em algumas séries televisivas dos anos 90... Mas o fenómeno das sapatilhas estilo casual começa em 2014 quando vem o Porto para cá, as de corrida sim já são mais antigas mas ainda longe de popularidade
As de "estilo casual" (tipo 574)... são baseadas nos modelos de corrida dos anos 80. E a moda nos Estados Unidos é ainda anterior... muito associada ao dad style! Principalmente com os modelos made in usa (como o steve jobs usava).
A marca foi fundada em 1906 para criar calçado ergonómico com suporte de arco do pé. Nos anos 60 começaram a especializar-se mais em corrida, mas vendiam pouco... até venderem a companhia ao actual dono nos anos 70. Então tiveram um boom de vendas, principalmente na área de Boston.

Mas sim, a New Balance deve muito ao FC Porto no mercado português. Era uma marca praticamente desconhecida em Portugal, tirando o tal período de final dos anos 90, até se associarem ao FCP. E que diferença!! Lembro-me de ir de férias ao Porto em 2016 e, à vontade, mais de 50% das sapatilhas que o pessoal usava na rua eram New Balance. Um ano antes, nem se viam!! Mesmo entre o pessoal que fazia são silvestre, family race, etc... era raro ver alguém com new balance, apesar de terem longo historial em atletismo.
 
C

Campeões de Tudo

Guest
Depois do Sevilha, Athletic de Bilbao também deixa a NB e muda para a Castore. Roma também deixa NB e muda para Adidas. Cheira-me a desinvestimento forte no futebol por parte da NB, o que é uma pena, gosto bastante da marca.

Os sinais de qual será a nossa próxima marca desportiva, quando a NB deixar de nos patrocinar, estão todos aí.

Espero bem estar enganado. Desteto Castore, Macrons e afins...

Nike não fiquei com saudades, em 14 anos nem um equipamento à Porto.

Adidas não me parece provável, já que os lamps são patrocinados por eles há muitos anos.

Adorava que fossemos Puma novamente. Já fomos uma vez no início dos 80's.
Vai fazer companhia à Under Armour que parece que também desapareceu.
 

Edgar Siska

Бело-голубая армия всех сильней
9 Julho 2016
67,035
113,286
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Boavista equipou Diadora durante muitos anos. Le coq equipou várias equipas e selecções francófonas (mas também a Argentina) no passado - hoje em dia, não faço ideia. Fila... penso que a fiorentina equipou fila nos anos 90.
Haviam algumas equipas com hummel nos anos 80/90... com destaque para o trafica. Mas é uma marca mais usual na Alemanha e campeonatos nórdicos.

Depois ainda há marcas desconhecidas no mercado português, como a jako... vê -se bastante na Bundesliga...
A Jako é rainha nas segundas e terceiras da Alemanha autênticamente, mas já desde para aí 2001.

Ver aquelas equipas estranhas tipo Sandhausen, Trier, Babelsberg 03 a equipas Jako no início do século foi a minha introdução à marca.
 
  • Like
Reações: Vinha

fcporto1978

Tribuna Presidencial
15 Junho 2020
5,152
9,162
Algumas equipas que equiparam NB nos anos mais recentes e mudaram:

Liverpool - Nike
Sevilha - Castore
Nantes - Macron
Athletic de Bilbao - fala-se que irão mudar para a Castore
Roma - Adidas
Celtic - Adidas
Lechia Gdańsk - Adidas
Stoke City - Macron
República da Irlanda - Umbro
Costa Rica - Adidas

Basicamente restamos nós, Lille e Dinamo Kiev.