Começo por dizer que cada um sabe o que gosta, se gostam de um desenho de uma camisola com que o Porto jogou como equipamento principal, nunca diria que não podem gostar ou achar bonito.
Eu gosto do Porto a jogar à Porto com o equipamento clássico e icónico do Porto que usámos durante décadas e que estava nos estatutos do clube mesmo quando a Nike javardava o equipamento e fazia o que lhe apetecia.
O que é equipamento à Porto ou clássico (porque há quem esteja neste site e não o saiba) é só olhar para o meu avatar, essas são as faixas do Porto, do equipamento clássico do Porto e perfeito, é se tiver os números a vermelho nas costas.
Mas tivemos o azar de equipar Nike.
Jogámos à Blackburn, jogámos à Ajax em azul - com acabamentos em encarnado, em 14 anos jogámos uma vez com o equipamento clássico do Porto e foi tão frustrante que me registei aqui no Fórum para ventilar, uma década atrás.
(notem que a Kappa foi até a primeira marca que nos meteu a jogar com números brancos, mas as faixas estavam correctas)
É um tema que gosto e sim, acho que devíamos jogar sempre com o equipamento clássico - há umas 40 variantes que consigo inventar que dão para mudar de ano para ano sem repetir o ano anterior e inventar o que apetecesse nos alternativos (achando que alternativos em que se mete o emblema em monograma para a camisola parecer equilibrada é uma espécie de batota, se o emblema do Porto não combina, a camisola é que está mal feita como camisola do Porto, mesmo alternativa).
a New balance deu-nos mais equipamentos à Porto em muito menos tempo que a Nike, ainda mais se incluirmos a New Balance no seu primeiro ano quando era Warrior
A camisola da Warrior pecava pelo excesso de detalhes e materiais diferentes e ter o número a azul nas costas.
O ano de 19/20 é um equipamento exemplar, uma questão de gosto um detalhe ou outro, mas está um exemplo de um equipamento à Porto, o do ano anterior desgosto do espaçamento entre as faixas ao centro (acho estreito para a dimensão das faixas).
dentro da new balance, estes dois:
Estiveram quase lá.
Em ambos acho as faixas azuis demasiado finas, parece que qualquer coisa não está totalmente bem e no caso da que tem as costas azuis... não só tem as costas azuis, como é uma camisola diferente nas costas, totalmente azul, dentro do campo se o jogador está de costas parece um equipamento, de frente outro, não gosto mas tem imensos outros detalhes que gosto, como a gola, as mangas, faixas um pouco mais grossas (em ambas as camisolas, as faixas azuis são de 7cm, no clássico são 10cm, 10,5cm).
Isto é excelente para a Real Sociedad:
(outra vez, se gostam, tudo ok)
Tivemos este modelo recentemente:
Que à Porto tem apenas ser semelhante a equipamentos Nike como este:
Ou semelhante a este:
mas também pode ser qualquer outra equipa com listas verticais, se as marcas - incluindo o raio da Nike - lutam para terem o logotipo e a imagem reconhecida mesmo sem nome, fomos nós desperdiçar o desenho de um equipamento icónico que era o nosso? imediatamente reconhecivel e identificável (o desenho do Barcelona era idêntico, mas com uma mancha cromática bem diferente).
Neste caso, o último da nike até que se assemelha ao de 2007 08, que por sua vez, encaixa com o de 2002- 03 (exceptuando o número que aqui é em branco, na de 2003 vermelho).
Também tivemos várias vezes equipamentos com as faixas com a proporção clássica mas com as cores invertidas, como em 2012 por exemplo, mas números a azul escuro ou a branco consoante o ano.