A conversa da regionalização é engraçada. Porque so se resume a regionalização a ser a favor ou contra. Apoiar um partido porque este apoia a regionalização e o outro não.
A questão que ninguem coloca e fala é, que tipo de regionalização querem? Isso e que e mais importante. Como e que seriam os contornos da regionalização? Funcionaria mesmo neste país? Se for para arranjar mais tachos, mais vale nao fazer. E preciso perceber que tipo de regionalização se quer, e como irá beneficiar o país.
A regionalização nunca foi aplicada logo não existe nenhuma evidência empírica que não resulte ou que aumente o despesismo do Estado.
São apenas suposições.
Como tudo se for feita com critério, rigor na minha opinião seria uma reforma que diminuiria os custos do estado pois simplificaria os processos logo a produtividade e eficiência.
Portugal não é um país pequeno ao contrário do que o senso comum acha. Na Europa central seria um país de dimensão média. Tem muitas especificidades regionais, culturais que tem sido mitigadas ao longo dos anos mas não é de todo um país uniforme.
Com um fenómeno como uma pandemia saúde, segurança, educação faria todo o sentido ter regiões administrativas autónomas pois é muito mais difícil tomar decisões só do âmbito autárquico.
Os meus problemas como cidadão da grande Lisboa são exactamente os mesmos de um cidadão da margem norte. Como presumo que os problemas de um cidadão de Ovar são idênticos a um cidadão da Maia ou Matosinhos ou de Rio Tinto.
Na minha opinião faria todo o sentido como cidadão eleger um governo autónomo da região de Lisboa pois os meus problemas na margem sul sao idênticos a alguém de Loures ou Amadora.
O sistema municipal na minha opiniao cria inércia e estagnação pois basta 2,3 autarquias não estarem de acordo para não avançarem com projetos que acabam por prejudicar as populações. Está situação das cheias na grande Lisboa é um bom exemplo disso mesmo é um passa culpas de responsabilidades constante entre autarquias. Se houvesse uma centralização de gestão pública de uma região na minha opinião aumentaria a eficiência e simplificaria os processos e diminuiriam custos.
Acho que o argumento de que a regionalização iria aumentar os tachos é um bicho papão para não se avançar com uma reforma constitucional e que em nada colocaria em causa a coesão e unidade nacional.