Para quando um centro de Formação no FC Porto?

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,142
Uma pequena questão, este centro supostamente servirá também de local de estágio da equipa principal.

Ora sendo junto às portagens da A3, é de todo viável do ponto de vista de logística de dia de jogo ser neste local?

É que em dia normal, logo aí à frente é o caos na VCI, em dia de jogo ainda pior.

Mesmo com batedores...
Os clubes da metrópole têm os centros na margem sul… mais caótico que atravessar o tejo é impossível…

• Like
Reações: BM

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,619
13,219
Fiquei aqui a saber que em 1992 os rivais já tinham academias.
Sempre bom ter noticias de uma realidade alternativa.
Presumindo que seja para mim visto que fui em que falei em 30 anos, tendo em conta que em 2002, um clube que nos últimos 40 e muitos anos nem 5 campeonatos deve ter ganho, já tinha uma academia, resta esperar tranquilamente e assinalar o ano em que a obra ficar toda e completamente concluída, para ver se a bitola dos 30 anos ficará mais perto de ser uma caricatura ou não.

Para já 20 anos já lá vão, agora é uma questão de ir riscando X no calendário.

Fica sempre bem dar uma de ponderação/racionalidade/apontar os exageros, mas as vezes, em demasia, corre o risco de ser confundida (injustamente claro) como lava mais branco/ámen a tudo/desculpabilização/caciquismo bacoco.

Até porque, opinião pessoal agora..digamos que nesta área, sobre esta matéria específica, é preciso uma grande dose de coragem (ou um sentido de humor muito apurado misturado com uma dose cavalar de alheamento da realidade e do passado) para tentar encontrar qualquer tipo de migalha/réstia/vestígio, de atenuante/justificação/enquadramento, possível.

Mas claro que posso ser eu que estou equivocado e que estou a pensar numa realidade alternativa.

Um Portista

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2018
13,207
15,149
Conquistas
7
  • Dale Dover
  • José Maria Pedroto
  • Bobby Robson
  • Reinaldo Teles
A questão da centralidade depois esbarra com prespectivas de crescimento ... Há um espaço próximo da cidade, servido de transportes públicos com a mesma área destes terrenos?
Eu gostava de saber outras coisas. A Academia é para todo o futebol do F.C.Porto? Vai agregar modalidades? Vai alojar? Etc, etc, etc.

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
14,875
16,613
Basta ir para o Fórum Maia e vês entre Fonte do Cuco, Pias, Cândido Reis,Araújo locais extensos abandonados ou agrícolas ou florestais de grande dimensão, nem daqui a 50 anos serão urbanizados. escolher S.Pedro Fins, Silva Escura ou perto dessas freguesias é para ninguém ir lá. Se o objetivo é ser apenas centro de treinos ok se for para ver jogos de equipa B, juniores, etc é pior a emenda que o soneto. "Voltamos à solução Olival".
Olha no meu caso vou considerando que vivo a 15 mns de Silva Escura...

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
75,675
131,656
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Presumindo que seja para mim visto que fui em que falei em 30 anos, tendo em conta que em 2002, um clube que nos últimos 40 e muitos anos nem 5 campeonatos deve ter ganho, já tinha uma academia, resta esperar tranquilamente e assinalar o ano em que a obra ficar toda e completamente concluída, para ver se a bitola dos 30 anos ficará mais perto de ser uma caricatura ou não.

Para já 20 anos já lá vão, agora é uma questão de ir riscando X no calendário.

Fica sempre bem dar uma de ponderação/racionalidade/apontar os exageros, mas as vezes, em demasia, corre o risco de ser confundida (injustamente claro) como lava mais branco/ámen a tudo/desculpabilização/caciquismo bacoco.

Até porque, opinião pessoal agora..digamos que nesta área, sobre esta matéria específica, é preciso uma grande dose de coragem (ou um sentido de humor muito apurado misturado com uma dose cavalar de alheamento da realidade e do passado) para tentar encontrar qualquer tipo de migalha/réstia/vestígio, de atenuante/justificação/enquadramento, possível.

Mas claro que posso ser eu que estou equivocado e que estou a pensar numa realidade alternativa.
Atenção que eu defendo a existência da academia, mas em 2002 ninguém estava preocupado com isso.
Andava tudo aos saltos uns meses após essa inauguração a festejar titulos e nessa altura tudo era paraíso.

Assim como 10 anos depois em 2012.
E no entanto já devia existir uma no intermédio desses 10 anos.
Simplesmente e como tudo o sócio e adepto mais comum acompanha conforme se desagrada ou se agrada com as personalidades do clube.

Na altura já devia de ser, mas ninguém se lembrava de confrontar a direcção.
Hoje já é uma boa arma de arremesso de uns e uma boa promessa eterna de outros.

• Like
Reações: Tmgd99

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,097
24,738
Gaia
Gostava de saber a opinião do @Drago .

Se bem me lembro segundo ele, a centralidade do local, os apoios e acessos a vias de transporte publico como o Metro, autocarros e comboio bem como a proximidade ao centro da cidade seria a razão de tudo apontar para os terrenos da Quinta da Amieira em S. Mamede de Infesta.

Agora vejo esta noticia e não percebo nada desta estratégia, o local não é central, nem perto da cidade e nem é bem acessivel aos transportes publicos.

A unica coisa boa é ser muito maior, pelo menos parece.

arichard

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2016
7,973
8,625
Eu gostava de saber outras coisas. A Academia é para todo o futebol do F.C.Porto? Vai agregar modalidades? Vai alojar? Etc, etc, etc.
Eu também ....
Na minha opinião a Cidade do FCPorto deveria agregar todas as modalidades do Porto, todos os escalões de formação, permitir a evolução
Ter tudo separado é na minha opinião um incremento de custos que julgo ser desnecessário ...
Quanto as acessibilidades sobretudo para escalões de formação ... O metro fica a uns 4kms ... Ter uma carrinha a fazer o percurso da estação do metro de Castelo da Maia até a Academia resolvia o problema ... Só uma ideia ...

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,097
24,738
Gaia
Atenção que eu defendo a existência da academia, mas em 2002 ninguém estava preocupado com isso.
Andava tudo aos saltos uns meses após essa inauguração a festejar titulos e nessa altura tudo era paraíso.

Assim como 10 anos depois em 2012.
E no entanto já devia existir uma no intermédio desses 10 anos.
Simplesmente e como tudo o sócio e adepto mais comum acompanha conforme se desagrada ou se agrada com as personalidades do clube.

Na altura já devia de ser, mas ninguém se lembrava de confrontar a direcção.
Hoje já é uma boa arma de arremesso de uns e uma boa promessa eterna de outros.
-----------------------------

Olha que na segunda metade dos anos 00, já havia debate sobre o assunto, o do sbording já estava pronta e a do trafica foi iniciada. Foi aí que o Antero deu uma entrevista ao Ojogo a justificar a opçao de não avançar para a Academia, segundo ele, não ia poupar nas aquisições para gastar numa Academia.

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,675
131,656
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Eu também ....
Na minha opinião a Cidade do FCPorto deveria agregar todas as modalidades do Porto, todos os escalões de formação, permitir a evolução
Ter tudo separado é na minha opinião um incremento de custos que julgo ser desnecessário ...
Quanto as acessibilidades sobretudo para escalões de formação ... O metro fica a uns 4kms ... Ter uma carrinha a fazer o percurso da estação do metro de Castelo da Maia até a Academia resolvia o problema ... Só uma ideia ...
Se é para ter uma Cidade Desportiva que concentrasse todas as atividades do clube a mesma nunca poderia ser tão distante do e tão descentralizada do Porto. Nem fazia sentido ser fora do mesmo.

Edgar Siska

9 Julho 2016
75,675
131,656
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
-----------------------------

Olha que na segunda metade dos anos 00, já havia debate sobre o assunto, o do sbording já estava pronta e a do trafica foi iniciada. Foi aí que o Antero deu uma entrevista ao Ojogo a justificar a opçao de não avançar para a Academia, segundo ele, não ia poupar nas aquisições para gastar numa Academia.
O Antero nunca gostou da formação

e na altura muitos lhe davam razão.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
32,097
24,738
Gaia
O Antero nunca gostou da formação
------------------------------

Exato, para mim ele foi o grande responsavel por este falhanço, detesto esse benfiquista da treta. Falhamos o timing certo porque ele se achava o pensador da bola, enquanto houve guito foi gastar à balurdia, depois o fulaninho derreteu quase 20M no herrera e no Reyes, e nunca chegaram a valer isso!!!!!

• Like
Reações: Edgar Siska
PortoEternoImortal

PortoEternoImortal

Tribuna Presidencial
5 Março 2022
10,816
9,393
------------------------------

Exato, para mim ele foi o grande responsavel por este falhanço, detesto esse benfiquista da treta. Falhamos o timing certo porque ele se achava o pensador da bola, enquanto houve guito foi gastar à balurdia, depois o fulaninho derreteu quase 20M no herrera e no Reyes, e nunca chegaram a valer isso!!!!!
O investimento numa academia é um investimento a longo prazo. E uma tomada de posicionamento do FCP como o grande da região. Os ganhos tanto do ponto vista social, como depois económicos e desportivos são garantidos e mensuráveis. Vi isso in locco com o regime.
Um dos melhores clubes europeus como o nosso não ter uma infraestrutura como uma academia é como uma grande cidade não ter um aeroporto.
O FCP teria capacidade com uma academia coincidente com o seu prestígio ter uma capacidade de atração regional e uma implementação social essa sim imensurável. Na prática um poveiro ou um bracarense seria naturalmente portista . É um poder simbólico brutal eu vi isto onde resido com o regime.

• Like
Reações: Dom Pedri