Então que se avance já. Para quê adiar o inevitável?
Isto não é tão simples como te parece ser.
Se fosse guerra convencional que estivesse em causa desde há muito tempo que a NATO, não diretamente mas de forma encapotada, ou alguns Países estariam na Ucránia a combater a invasão russa.
Mas esta guerra tem vários cenários em equação;
E antes de os dizer é preciso entender a posição russa; Segundo palavras deles entraram na Ucránia para defender o Donbass (ou seja Luhansk e Donetz) que eles tinham reconhecido já anos atrás como independentes, foram muito além disso; ocuparam parte de Zaporijia e Kherson que aliás incorporaram na Federação Russa de forma oficial para eles. E não ocuparam mais territórios porque não conseguiram e mesmo esses 4 estão longe de os ter conquistado tendo até perdido terreno em todos eles nos últimos tempos.
O que tem feito a NATO para contrabalançar isto?
Dar armamento cada vez mais sofisticado à Ucránia para se defender e contra atacar.
Está-se aqui na presença de um não envolvimento oficial da NATO no conflito por duas razões básicas;
A 1ª é que para atacar alguém tem que ser atacada em 1º lugar segundo os estatutos.
A 2ª é que convém enfraquecer o inimigo de forma gradual para ver até aonde eles chegam.
Se eles usarem armas nucleares táticas ou não aí não haverá contemplações e a retaliação terá que ser imediata.
Como será? Seguramente que os EUA, UK e outros têm vários planos para o concretizar mas não estás à espera que o digam.
Isso nunca aconteceu anteriormente em nenhuma guerra e não vai acontecer nesta.
A diferença deste conflito que pode ser quase global é que existe uma potência chamada China que não está interessada nele por razões essencialmente económicas, terá tudo a perder a sua economia se ele existir.
Mas pode acontecer por alguma falha de algum deles, mais concretamente a Rússia que é o agressor.
Aí não se trata de ter fé ou não ter, apelidaste-me de um um homem de fé o que nunca fui e não estou a falar só de religião mas da minha vida passada no conflito do médio oriente, mas de saber exatamente como derrotar o inimigo - creio que neste momento ainda estão muitas equações a ser abalizadas.
Seria para mim uma surpresa "sair assim do nada" uma solução de paz, ainda vão acontecer muitos episódios até isso acontecer ou então...um conflito aberto.