Já tinha referido isso que a China nunca irá querer uma Rússia um vizinho gigante transcontinental ocidentalizado com uma Rússia liberal e democrática a China ficaria num enclave entre o Japão e Coreia do sul e sudeste asiático e a Rússia . Totalmente isolada.Aliás nada disto interessa à China.
A guerra sobre o risco de falhanço Russo era aquilo que a China não queria que é no seu quintal ter uma democracia plena(se a Russia perder esta guerra a sociedade russa vai se virar para os opositores de Putin e do regime).
Ali perto restar lhes á apenas a Coreia do Norte que diga se a bem da verdade também não se rege pelo mesmo diapasão dos interesses da China.
Geopoliticamente falando a China ficará mais fragil sem a Russia de Putin do que com apesar de todos dizerem que a China quer ir buscar uns tantos km2 quando(se) a Federação Russa se desintegrar.
Basicamente é tudo muito imprevisivel o que pode acontecer
Também não consigo ainda imaginar ou perspectivar a queda do regime de Putin. E caso aconteça prevejo que vira algo mais radical ou como já disse um regime idêntico ao chinês e ao Bielorrússo.
Relativo Coreia do norte na minha opinião está para a China como Israel para os EUA. A Coreia do norte é um produto da China. Acho algo estranho muitas opiniões ignorarem o factor ideológico do regime Chinês achando que a China só se move por interesses mercantilistas. Quando na realidade são um regime extremamente ideológico.
Sobre o que está em jogo? Cada vez mais parece que o Ocidente e a NATO e a Intel ocidental querem de uma maneira ou de outra criar o máximo de instabilidade nos regimes autocráticos Irão, Rússia, China de forma a os controlar é um desígnio muito ambicioso e arriscado se conseguirá fazê-lo? Temos de esperar para ver. Pois neste caso o Ocidente não está a lidar com países do Magrebe, médio oriente. Ou luta contra o eixo do mal do terrorismo está demanda é uma coisa muito mas muito maior . O ocidente está a lidar com Estados e nações que tem muito mas muito poder.
Na minha opinião já estamos num conflito global infelizmente.
Última edição: