Parece-me notório que o próprio já não acredita no sucesso da sua adaptação a LD.
Desligado, alheado, incapaz de um ganhar um duelo defensivo.
Aquela imagem dele no chão depois de cometer penalty é demonstrativa do seu estado de espírito.
É o último culpado da situação.
O problema dele é que não tem qualidade. Se não acredita no sucesso da sua adaptação, bem que se pode começar a preparar para jogar no Marítimo, porque enquanto extremo é esse o nível dele. A única hipótese de poder singrar no clube seria a de se transformar num lateral minimamente capacitado para produzir ofensivamente no contexto interno, e relativamente fiável no contexto externo. Mas nem para isso tem capacidade. É do mais limitado que existe, e até no que é forte, que é nas acelerações em direção à linha, acaba por ser inconsequente porque define mal ou porque qualquer choque é suficiente para que perca o momentum e deixe a bola perder-se pela linha de fundo. Para além disso, a intensidade das suas acelerações decrescem vertiginosamente à medida que o jogo decorre.
Não tem qualidade para ser titular no FC Porto, nunca teve. Mesmo para ser um suplente tenho dificuldade em perceber o que pode acrescentar, porque considerá-lo enquanto extremo de FC Porto é uma piada de mau gosto.
João Mário é um caso esquisito. Na formação não se destacava. Nunca foi mencionado como tendo potencial de equipa A. Acabou por subir numa fase em que Manafá enterrava sucessivamente nos séniores, e acabou por ter aí uma oportunidade, e como a competição não era a melhor, lá acabou por ficar e agarrar o lugar.
Mas está na altura de muitos aceitarem o que já acho evidente desde início. João Mário não tem qualidade para ser dono de nenhuma posição no FC Porto, e aqueles que criticam a sua adaptação a lateral, que percebam que enquanto extremo, João Mário é de nível muito baixo, e nunca será opção na equipa para esse papel.