Eu não faço mal a ninguém, desde que estejam sossegados e não provoquem, mas num jogo de rivalidades à flor da pele é de todo arriscado alguém andar a passear-se equipado com as cores do visitante. Como se costuma dizer "quem anda à chuva molha-se". Não sejamos hipócritas. Acontece no Dragão, no WC do Lumiar, no galinheiro, em Camp Nou, Old Trafford, em qualquer parte do Mundo. E vai acontecer sempre. Se querem ir equipados que vão com a sua claque monitorizada pela polícia. Se querem ir sossegados com família ou amigos, que não se identifiquem. Chama-se ser inteligente e saber andar nos locais de forma apropriada.
Isto é como quem chega ao Rio de Janeiro e vai para o calçadão com as suas melhores roupas de marca e adereços que dão nas vistas. Pode não acontecer nada, por sorte. Mas o mais provável é acontecer algo desagradável. Alguém quando conhece o fenómeno social em que se envolve, tem de perceber como se enquadrar para se resguardar.
E acrescento: não levo, nem nunca levarei comigo algum amigo ou familiar equipado de visitante ao Dragão. Eu próprio não sentiria conforto, nem conseguia viver o jogo da mesma forma. Nem tão pouco retirava um lugar que devia ser ocupado por um Portista. Aliás, nem sei como é possível algum visitante sentar-se numa zona que é de venda exclusiva a Sócios do FC Porto. Logo por aí a sua entrada é irregular.