Pelo mesmo motivo que já vimos sair não sei quantos jogadores a custo zero, e pior que terem continuado a jogar ate ao fim (isso depende da opinião de cada um, se o clube devia ter, ou não, logo tomado uma posição de ferro, nunca saberemos o que aconteceria quando o primeiro exemplo fosse dado, para o bem e para o mal) é o discurso que é dito, repetido, tripetido, que "eu quero la saber dos contratos dos jogadores, os contratos ficam a porta, jogador comigo joga quer tenha 5 anos de contrato ou 6 meses".
Isto é lindo, bravo, bate-se palmas, mas tem consequências.
A resposta mais direta a tua pergunta, porque é que o (s) jogador (es) seguem para estagio, jogam, etc, eu diria que é muito simples: quem manda (devia mandar melhor dizendo) no clube, está hoje, como esteve nos últimos cinco anos, completamente dependente do treinador actual, exibindo uma falta de capacidade/liderança que se tem vindo acentuar há mais de dez anos, sempre em decrescendo.
A falta de uma estrutura hierárquica normal que funciona de cima para baixo, e não muitas vezes, de baixo para cima.
Já sei que alguns ao ler isto respondem logo com o "foi o presidente que segurou o treinador varias vezes", verdade, foi; fê-lo por uma questão, mais do que de dependência, de sobrevivência.
Respondendo ainda mais claro a tua pergunta, o jogador vai/joga, como jogaram os inúmeros (não todos, alguns) que acabaram por sair a custo zero, porque não foram vendidos quando se sabe que tinham propostas, algumas delas de valores bem consideráveis, porque alguém (?) que, supostamente, devia mandar, escolheu não afrontar quem de direito, que por muito mérito que tenha (quando digo que o próprio presidente dependeu/depende a sua sobrevivência nele, reconhecer mais mérito que isto é impossível) era um funcionário do clube, que depende diretamente da sua liderança hierárquica, pelo menos na teoria era assim que devia funcionar, na pratica, todos sabemos que não é.
Este caso é diferente, por isso o meu primeiro comentário hoje sobre isto foi que a narrativa do "vai embora Sérgio, estão a destruir a equipa ao homem" neste caso, ao contrario de outros, não colava..e desconfio que quanto mais tempo passar, isto acaba sempre por vir a saber-se mais coisas, ainda mais claro isso vai ficar..estou a ver os pais do jogador em questão a ficarem muito chateados por o filho, aos 19 anos, sem ter feito ainda nada de relevante/substancial, pelo menos em continuidade, ir ganhar mais de 1 M de salario liquido por ano..