Na minha opinião o Basquetebol em Portugal , direi que está na 3.a Liga Europeia…
O Andebol , pelo contrário, estamos a querer incomodar já os tubarões…
Não nos podemos esquecer que a fisionomia normal do português é um tipo baixo, resistente relativamente à média europeia e já nem falo na “miscelânea” dos USA…
Mesmo no futebol, o paradigma mudou só com o CR7… até lá falava-se que éramos jogadores do melhor que tínhamos a nível técnico mas franzinos e com pouco “peso”, o que nos faltava para ombrearmos com as grandes potências mais regularmente, embora tivéssemos alguns feitos épicos como Viena e tokyo 87, e mundial juniores 91…
Obviamente no basquete, estas diferenças ainda se acentuam mais… eu bem vi a diferença entre ter um morrissey e não ter ali nas tabelas… e o morrisey não é propriamente um primor técnico a lançar, mas domina aquele espaço e intimida com o seu fisico … landis psicologicamente não estava em jogo, kloof azar lesão, arledge admito que foi um falhanço abaixo das expectativas, loncar falta-lhe muito treino, odomes tb abaixo desta ponta final, e Tinsley já o conhecemos bem .
Portanto, pode-se “acusar” o moncho de não ter preparado tão bem esta final, é legítimo, mas nas 1/2 finais não jogámos contra a Oliveirense, tivemos 3 jogos a jogar no limite contra os sapos é preciso ver que isso tb foi determinante… e foram muitos azares durante a época.
Não tínhamos o melhor lote estrangeiros, mas tínhamos capital humano para sermos campeões, e na minha opinião não foi culpa do treinador, foi por um conjunto de circunstâncias e azares e tb temos que reconhecer que encontramos um rival muito forte fisicamente e psicologicamente.
Nesta secção é preciso muito mais do que mudar de treinador. Aos nossos exige-se sempre que façam mais com menos. E, por vezes, conseguimos isso porque apesar de menor investimento conseguimos na mesma ter um plantel muito forte (como é o caso do andebol, por exemplo). Mas no basquet são demasiadas limitações e como se não bastasse esta época ainda foi um fartote de lesões.
Toda a sorte para um dos nossos. Obrigada, Moncho!