Um lateral a jogar num grande em Portugal é quase como um extremo, e por isso é fundamental a capacide deste desequilibrar. O Alex se recebesse a bola em zonas adiantadas era um jogador perigoso, mas nunca teve facilidade em ganhar metros na linha lateral (em progressão ou em combinações).
Não estando a fazer uma comparação sobre quem é melhor, o João Mário por exemplo, a ideia que tenho é que ganha a linha de fundo com muito mais facilidade que o Alex (não tenho essa estatística, se alguém tiver que partilhe). Se compararmos os dribles bem sucedidos por jogo do João Mário e do Alex, o João tem o triplo de dribles bem sucedidos por jogo, o que demonstra capacidade de desequilíbrio.
Repito que o Alex Telles seria facilmente um upgrade aos nossos laterais, mas se discutirmos o jogador que ele é, pontos fortes e pontos fracos, acho que se torna óbvio porque não teve sucesso em Inglaterra.
Agora, isto não significa que não foi (e seria) um grande lateral em Portugal. Simplesmente nunca foi tudo isso que alguns quiseram acreditar, mas aí diga-se que a culpa é dos números a que as pessos se agarram demasiado. Um lateral faz 11 golos e 8 assistências e as pessoas não vêm mais nada a frente, mesmo que 9 golos tenham sido de penalty, e 6 assistências de cantos e livres laterais (sim, se o golo vem de bola corrida ou bola parada interessa).