No fim da época passada achei que deveria ter saído. Parecia não conseguir "evoluir" em termos tácticos... E o estar preso a um sistema ou forma de jogar, sempre a confiar nos mesmos, tivessem eles bom ou mau rendimento (vulgo Marega) fez-me arrancar cabelos.
Seja como for, esta época não me esqueço que iniciamos com Sérgio Oliveira em baixo de forma e Bruno Costa a titulares no meio campo durante alguns jogos.
Que começamos com Zaidu pior que o normal, e depois Marcano a fazer de lateral esquerdo alguns jogos.
Lembro também que o início de época foi algo atribulado em futebol jogado, e demorou a estabilizarmos o modelo e forma de jogar... E nisto, o aparecimento do Díaz em modo nível planetário, e a equipa a começar a jogar de modo mais rendilhado em apoio, sem procurar a profundidade constante, não deixando de a procurar... E a entrada de vários jogadores da nossa cantera como o Diogo Costa, João Mário, Vitinha, Fábio Vieira com presença constante alteraram a nossa forma de jogar.
E tudo isto para chegar aqui. Dizer que o Sérgio soube alterar algo que eu não esperava, ou já não acreditava no fim da época passada. E posso dizer que ao contrário da época passada, gostei de ver o futebol praticado pela nossa equipa durante a maioria dos jogos desta época.
Mas tudo isto com efeitos práticos. Jogar bem e ganhar. Foi o que nos trouxe a evolução do Sérgio a nível de estratégia. Saber continuar a pressionar de modo asfixiante como é característico neste Porto do Sérgio, mas jogando mais em apoio a equipa, sem ser uma busca desenfreada pela profundidade.
Os intervenientes ajudaram a alterar positivamente o modelo táctico, mas sinto que o Sérgio obviamente tem o seu muito mérito aqui também ao perceber em como poderia fazer a equipa render.
Nisto, até meio da época, estávamos a fazer um campeonato impecável, com Díaz a nível estratosférico, muito bem também o Vitinha, o Uribe, o Taremi, o Otávio, e por aí em diante.
Entretanto sai Díaz e embora com isto provavelmente tenhamos perdido a possibilidade de ir mais longe na Europa, a equipa reinventou-se e cresceu Pêpê (que diamante em potencial temos aqui), e cresceu também mais Fábio Vieira, Evanilson e outros.
Soubemos adaptar-nos às contrariedades e fizemos um campeonato excepcional!
Não esquecer que andamos na Europa a lutar com Liverpool, Atletico de Madrid, Milan, Lyon, etc...
Para além disto, acabo por fazer o meu mea culpa... E dizer que neste momento quero que o Sérgio fique, pelo menos até ao fim do mandato do nosso presidente. Soube adaptar-se e ao seu modelo, e pôs a equipa a jogar bastante bem e ganhar!
Neste momento não há melhor treinador para nós que o Sérgio! Muito obrigado por este título! Mas estou a contar com uma vitória na Taça e depois, para o ano, começar na supertaça.
Obrigado Sérgio por tudo. E fica!