Não partilho esta obsessão de aumentar o número de sócios!
Se são necessárias campanhas, ofertas, camisolas, cachecóis, gasolina, etc., qual é o verdadeiro interesse nesses sócios putativos?
Falaram em campanhas que passam por isenção de jóias, obrigação de pagar 2/3 meses de quotas... estamos a falar numa receita, em 15.000 novos sócios (o que já me parece uma barbaridade...) de menos de 500.000 euros! A esta receita, seria necessário deduzir os custos inerentes, incluindo administrativos e marketing, destes novos sócios... sendo certo, que a taxa de fidelização, creio eu, será sempre demasiado baixa!
Eu acho que um clube como o FCP (de sócios...) tem, de uma vez por todas, de perceber que há duas categorias de envolvimento: o sócio tradicional e o adepto! O sócio tradicional não precisa de campanhas, porque está sempre no Estádio; o adepto vai ver meia dúzia de jogos, não falha as festas de campeão e vive mal com a fidelização! Mais do que aumentar a pool de sócios, estes clubes de sócios, precisam de fidelizar os adeptos ou, em alternativa, de oferecer produtos a esses adeptos que cultivem um maior envolvimento com o clube! São patamares diferentes!
Os 115.000 sócios do FCP são a nossa realidade e é com ela que temos de viver!