Jorge Nuno Pinto da Costa - Presidente Honorário

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,300
16,066
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Nestes dias ou dia que escrevo tudo parece rosas, e até é, porque estamos muito próximos de uma dobradinha.
Há mérito de Pinto da Costa?
Há seguramente porque se não tivesse contratado Sérgio Conceição não estaríamos aqui.
Sérgio Conceição vai para o 3º título em 5 anos o que é muito bom. Alguns quereriam 5 em 5, e eu e todos também, mas é preciso ter noção que os outros também jogam e por vezes acertam. Varandas como pessoa é um porco mas acertou em Amorim, dizer agora mal de Amorim parece fácil mas se formos sérios o que nós sofremos durante a época com a persistente resistência do Sporting, nós ganhavamos quase sempre e eles idem. Só este mês de Abril deu para respirar.
Se eu me rí quando Pinto da Costa comparou, na pertinácia-chama-portismo-argúcia, SC a Pedroto? Ri-me mas dou o braço a torcer e Pinto da Costa tinha razão.
Não tenho problemas em admitir que erro como seguramente o próprio Pinto da Costa o admite - poucas vezes o disse em público mas já o fez.
O problema do FCP é a questão financeira, como o é do País do Sporting e do Benfica, é preciso fazer algo de diferente para reverter isso e não sei se será possível faze-lo sem abdicar de algumas conquistas durante algum tempo. Talvez a aposta que se fez recentemente na formação (Diogo Costa-João Mário-Vitinha-Fábio Vieira-Francisco Conceição e mais 1 ou 2 em breve vão engrossar a lista) seja a solução.
O futuro sem Pinto da Costa?
Será uma incógnita porque depende de quem e como enfrentará os problemas.
Mas todos sabemos que ninguém dura sempre e o Clube continua.

• Like
Reações: Dagerman e maliano

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,980
19,223
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Estamos numa má situação financeira, e acho que PdC já não deveria ser o Presidente. Mas sem ele, o Porto não era metade do clube que é.
Obrigado Presidente, o maior de todos os tempos.

jcmp17

Não há derrotas quando é firme o passo
8 Julho 2018
40,162
59,528
Conquistas
7
  • Setembro/21
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
  • Campeão Nacional 19/20
Já fez muita merda? Sim
Vai continuar a fazer? Sim
Mas tudo aquilo que somos hoje em dia e as alegrias que todos temos com o nosso clube devem se a este senhor que projetou o nosso Clube para um patamar que o coloca ao nível dos melhores do mundo
Obrigado por tudo, Presidente

brazuca

Tribuna Presidencial
5 Maio 2013
8,743
8,158
Conquistas
4
Brasil
  • Vítor Hugo
  • Sérgio Conceição
  • Reinaldo Teles
  • Madjer
Obrigado presidente por todas as conquistas, falhou e errou como todos o fazem ,mas acredito que os acertos se sobressaem aos erros.
Que a transição do poder quando acontecer seja de forma pacifica e quem assumir os destinos do nosso amado clube continue com essa vontade impar de vencer que lhe e peculiar .

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
11,802
17,583
🔵⚪ Neste dia, há 40 anos, tomou posse.

Na Principal Modalidade, o ⚽ Futebol, este é o balanço absoluto de Títulos em Competições Nacionais ou Internacionais: 1️⃣0️⃣6️⃣🏆
➡ Único Clube de Portugal em que a sua Equipa Principal conquistou Títulos Internacionais em Competições da UEFA ou FIFA (7), sendo também neste período o único a participar sempre em Competições Europeias.
➡ Maioria absoluta de Títulos de Campeão Nacional (22 a caminho de 23), sendo também o único Clube a classificar-se sempre entre o Pódio.
➡ Maioria de conquistas de Taças de Portugal (13 que podem ser 14), sendo também o Clube que mais vezes disputou a Final (21 a contar com esta época).
➡ Maioria absoluta de Supertaças (21 que podem ser 22).
➡ Única Equipa B a conquistar Títulos (4).
➡ Maioria de conquistas em Competições Nacionais ou Internacionais em Escalões Jovens (38).
➡ Domínio de Vitórias das Equipas Profissionais em Clássicos, com saldo global: 1️⃣1️⃣8️⃣-67 em 271J.

🔥🔥🐙🦎🔥🔥:dragão

Última edição:

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
32,290
13,088
🔵⚪ Neste dia, há 40 anos, tomou posse.

Na Principal Modalidade, o ⚽ Futebol, este é o balanço absoluto de Títulos em Competições Nacionais ou Internacionais: 1️⃣0️⃣6️⃣🏆
➡ Único Clube de Portugal em que a sua Equipa Principal conquistou Títulos Internacionais em Competições da UEFA ou FIFA (7), sendo também neste período o único a participar sempre em Competições Europeias.
➡ Maioria absoluta de Títulos de Campeão Nacional (22 a caminho de 23), sendo também o único Clube a classificar-se sempre entre o Pódio.
➡ Maioria de conquistas de Taças de Portugal (13 que podem ser 14).
➡ Maioria absoluta de Supertaças (21 que podem ser 22).
➡ Única Equipa B a conquistar Títulos (4).
➡ Maioria de conquistas em Competições Nacionais ou Internacionais em Escalões Jovens (38).
➡ Domínio de Vitórias das Equipas Profissionais em Clássicos, com saldo global: 1️⃣1️⃣8️⃣-67 em 271J.

🔥🔥🐙🦎🔥🔥:dragão
São muitas conquistas, muitas histórias negativas como positivas, mas o FCPorto cresceu com PdC.
Quem vier a seguir terá desafios muito elevados. A dívida existente e como dar seguimento às conquistas do clube.

• Like
Reações: mega_dragon

GugaDragon

Bancada lateral
26 Maio 2014
795
781
41
Um grande Obrigado presidente, foi devido a si e ao meu pai que este amor eterno vai perdurar até aos últimos dias da minha vida. Foram 40 anos de grandes vitórias, e muitos títulos... Só pedia metade para os próximos anos para o meu filho ter a oportunidade de festejar e acima de tudo perceber o quanto o pai foi feliz a ver este enorme clube a ganhar aqui dentro como fora de portas.

• Like
Reações: miguel

Edgar Siska

Vítor Bruno existe porque você o criou!
9 Julho 2016
76,074
132,388
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Pela bola estar a entrar?

Se estivéssemos fora do primeiro lugar e fora do Jamor, já não prestava...

Faz-me confusão analisar as coisas por esse prisma

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
O PdC o verdadeiro nunca deixou de existir, está muito mais velho, são 40 anos disto, cometeu erros, a gestão financeira do clube de 2011 para cá foi uma salada podre, mas o PdC nunca deixou de o ser.
Obviamente parece claro estar no ocaso da sua vida de dirigente pelas suas próprias palavras, 40 anos irrepetíveis, nunca mais um presidente dedicará na prática mais de metade da sua vida e quase toda a vida activa ao clube. Já não há disso, os homens já não são dessa massa.
O PdC como ele é nunca deixou de aproveitar os bons momentos para arrasar os rivais, criar buracos nas suas estruturas inteligentemente, mandar bocas quando está por cima e obviamente ponderar no silêncio quando desportivamente as coisas não correm bem.
Nunca foi diferente.
Aparecia mais, principalmente porque era muito mais novo, tinha vida para dar e vender e andar muito mais activo.
Agora as coisas têm de ser muito mais doseadas.

Eu trato bem da minha saúde física e mental, mas a verdade é que com quase 85 anos, se vier a ter metade do discernimento, lucidez e sagacidade dele serei feliz.
É um caso raríssimo, o que dita bem da genialidade absoluta do presidente.
Que é humano e por isso tem podres e defeitos e falhanços. Que todos apontamos e sabemos e fazemos e muito bem crítica.
Pena que na sua família as gerações a seguir à sua e de seu irmão, pessoas geniais, tenham sido seguidos por verdadeiros aipos humanos, ou meramente por oportunistas.

De qualquer das formas, para quem venha a liderar o FC Porto no futuro, teremos sempre de adaptar as nossas expectativas. Porque o ser humano hoje em dia é trabalhado muito mais para o prático do que para a grandiosidade. Não serão homens de tempo e da cepa de PdC, mas poderão ser excelentes presidentes, mais virados para a gestão, para delegar em equipas de gente competente nas mais diversas áreas, muito mais na vertente funcional do que na vertente quase mítica do nosso presidente.
Haverão desafios muito importantes, o da sustentabilidade, a redução do passivo, os passos seguros para a modernização do clube e adaptação a novas circunstâncias (o que faz a formação de atletas ganhar extremo relevo, como demonstram estas últimas épocas), lançar modalidades, criar ainda mais condições para o sucesso das existentes.