É tudo feito propositadamente.Somos um país onde um distrito como Braga não tem ligação ferroviária direta entre as 2 maiores cidades
É normal andar tudo de carro
É tudo feito propositadamente.Somos um país onde um distrito como Braga não tem ligação ferroviária direta entre as 2 maiores cidades
É normal andar tudo de carro
Alguns desses ainda apanham a rede de comboios, mas não sei a frequência horária (apenas do Santo Tirso, já que apanhava a mesma linha quando ia a casa dos meus pais).Imagina aqueles que vêm do Marco, Santo Tirso, Trofa, SMF.
Que giro é. Só podem vir de carro, porque camionetas é de hora a hora, feitas por serviços locais com o que podem, com percursos demorados.
De acordo. Aliás, esse era um dos meus pontos.Lisboa e Porto. O resto é paisagem a nível de transportes.
E ao ir de carro, e se quiserem demorar menos que uma eternidade, arrotam portagensImagina aqueles que vêm do Marco, Santo Tirso, Trofa, SMF.
Que giro é. Só podem vir de carro, porque camionetas é de hora a hora, feitas por serviços locais com o que podem, com percursos demorados.
Vou dar exemplo europeu de uma zona metropolitana gigante, onde algumas cidades a 100km são ainda consideradas zonas limítrofes ou dentro da área geográfica como Londres, ires de Londres a Milton Keynes (são 70 km) é acessível a qualquer um, habitar em MK e trabalhar em Londres ou vice versa é usual porque na prática 50 minutos no comboio e está feito o percurso. Que é o mesmo que por exemplo demoras a fazer um SR. Matosinhos/Rio Tinto em Metro aqui no Porto. Ou um estapafúrdio Castelo do Queijo/Zona Industrial da Maia ou Leça do Balio (que acolhe centenas de empresas e centros de negócios com muitos postos de trabalho) nos STCP.Somos um país onde um distrito como Braga não tem ligação ferroviária direta entre as 2 maiores cidades
É normal andar tudo de carro
Da Trindade à Maia, são 40 minutos, julgo.Vou dar exemplo europeu de uma zona metropolitana gigante, onde algumas cidades a 100km são ainda consideradas zonas limítrofes ou dentro da área geográfica como Londres, ires de Londres a Milton Keynes (são 70 km) é acessível a qualquer um, habitar em MK e trabalhar em Londres ou vice versa é usual porque na prática 50 minutos no comboio e está feito o percurso. Que é o mesmo que por exemplo demoras a fazer um SR. Matosinhos/Rio Tinto em Metro aqui no Porto. Ou um estapafúrdio Castelo do Queijo/Zona Industrial da Maia ou Leça do Balio (que acolhe centenas de empresas e centros de negócios com muitos postos de trabalho) nos STCP.
Em termos de agilidade de transportes públicos ainda devemos muito aos países de 1ª linha.
Eu quando estudava na faculdade, vivendo a uma distância de aprox. 20km, gastava mais de 1 hora em transportes públicos. Ou seja, 2 horas por dia.Nos centros da cidade, são bons. O problema é que depois avanças para os concelhos limítrofes e já se torna bastante complicado arranjar transportes.
Dou o meu exemplo: trabalho na Boavista e vivo na zona da Areosa, por isso não necessito de nada para além dos TP para ir trabalhar. No entanto, de modo a ir a Gaia, Maia, Leça e outros locais, comprei recentemente carro, dado que não existiam alternativas muito capazes.
Foi esse um dos motivos que me fez vir morar para cá. Sou de Riba d'Ave (Famalicão) e para vir de transportes, demoraria 1:15h a chegar à FEP (comboio + metro), para além de ter de acordar bem cedo.Eu quando estudava na faculdade, vivendo a uma distância de aprox. 20km, gastava mais de 1 hora em transportes públicos. Ou seja, 2 horas por dia.
Por acaso, de há 2 ou 3 anos a esta parte, têm sido lançados inúmeros concursos públicos para revitalização das linhas férreas em Portugal.... mau planeamento a longo prazo, relativamente à questão dos transportes. Demasiado investimento em alcatrão, insuficiente em redes de transporte colectivo, ferrovias, ... . Seria importante desincentivar o automóvel, sobretudo os veículos de combustão. Definir rumos e estratégias de futuro não parece ser o nosso forte.
Pois convém, parece que finalmente se consolidou a percepção e a consciência do problema. Os caminhos de ferro entraram na agenda política e na discussão pública, esperemos que com consequências materiais.Por acaso, de há 2 ou 3 anos a esta parte, têm sido lançados inúmeros concursos públicos para revitalização das linhas férreas em Portugal.
A via férrea portuguesa era maior em extensão há 100 anos do que actualmente.É tudo feito propositadamente.
Concordo que seria importante, mas antes disso, o importante seria criar alternativas (por exemplo, apelar ao uso da bicicleta no Porto não teria qualquer adesão).... mau planeamento a longo prazo, relativamente à questão dos transportes. Demasiado investimento em alcatrão, insuficiente em redes de transporte colectivo, ferrovias, ... . Seria importante desincentivar o automóvel, sobretudo os veículos de combustão. Definir rumos e estratégias de futuro não parece ser o nosso forte.
Da Casa Música à Maia, fórum, são 20m logo da Trindade à Maia serão 23,24 m.Da Trindade à Maia, são 40 minutos, julgo.
Tinha ideia de serem mais. Ainda assim, da Trindade ao Fórum Maia (na zona industrial) são 28 minutos.Da Casa Música à Maia, fórum, são 20m logo da Trindade à Maia serão 23,24 m.
Como assim?Folgo em constatar que a guerra acalmou…
Porque a discussão neste tópico esta sobre os transportes publicos em PortugalComo assim?
Há uns dias o problema maior era morte de inocentes.Porque a discussão neste tópico esta sobre os transportes publicos em Portugal