Guerra Rússia - Ucrânia

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,469
10,812
Conquistas
7
45
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Putin sabe que é impossível controlar uma extensão de território tão grande com 300 mil soldados a "patrulhar" 40 milhões de ucranianos... acho eu...

não percebo e não vejo a saída airosa disto de maneira alguma, sobretudo com a contestação interna que ele está a ter pela primeira vez desde que está à frente dos destinos da Rússia... não me acredito nas intenções russas de chegar a qualquer tipo de entendimento

tudo isto é uma grande maluquice

D10s

Tribuna
21 Novembro 2013
4,307
4,112
Verdade. Já foi discutido isso não faz muitos dias. Não me fazia espécie alguma que lhe acontecesse o mesmo a esse e outros que inventaram motivos para fazer guerra no Iraque. E foi essa guerra que colocou a semente para o estado islâmico.

Não deixa de ser "engraçado" que os motivos inventados para comermos essa guerra são exatamente iguais aos motivos que o Putin está agora a invocar para justificar a invasão junto dos seus. Só que nessa altura nós estavamos do lado dos agressores e comemos bem a palha que nos deram de comer. Porque é que com os russos havia de ser diferente? Talvez apenas porque as redes sociais e de informação estarem agora muitos mais desenvolvidas e serem mais difíceis de manipular, daí o governo russo limitar o acesso a facebooks, youtubes, e afins.

Iraque: a guerra que espalhou violência e crises pelo mundo

A ideia que a sociedade mundial nao se reuniu contra a guerra do Iraque e uma meia verdade.

Milhoes em todos os paises ocidentais sairam a rua (Wiki: " According to the French academic Dominique Reynié, between January 3 and April 12, 2003, 36 million people across the globe took part in almost 3,000 protests against the Iraq war. ").

O Blair foi destruido politicamente, Aznar igual e sim ficou a faltar leva-los a tribuna. Mas ideia que o mundo todo tava todo contente com essa guerra nao e mesmo verdade.

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,488
75,038
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Como o Putin baixou a crista… para a semana baixa mais…

Quem tem q aceitar ou não é a Ucrania.
Amigos esta era a minha proposta.
Pensando nos interesses russos e na Ucrânia.
Não é nada que eu tenha lido ou tenha sido proposto.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,727
88,198
40
Acham que a Ucrânia vai aceitar as condições impostas pela Rússia?

Eu acho que é possível ceder em todas, menos na adesão à UE. Aí têm que ser irredutíveis e entrar, de imediato.

• Like
Reações: Eclipsisboy

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,488
75,038
Conquistas
10
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Dezembro/20
Verdade. Já foi discutido isso não faz muitos dias. Não me fazia espécie alguma que lhe acontecesse o mesmo a esse e outros que inventaram motivos para fazer guerra no Iraque. E foi essa guerra que colocou a semente para o estado islâmico.

Não deixa de ser "engraçado" que os motivos inventados para comermos essa guerra são exatamente iguais aos motivos que o Putin está agora a invocar para justificar a invasão junto dos seus. Só que nessa altura nós estavamos do lado dos agressores e comemos bem a palha que nos deram de comer. Porque é que com os russos havia de ser diferente? Talvez apenas porque as redes sociais e de informação estarem agora muitos mais desenvolvidas e serem mais difíceis de manipular, daí o governo russo limitar o acesso a facebooks, youtubes, e afins.

Iraque: a guerra que espalhou violência e crises pelo mundo
Lamento não existe comparação possível de uma invasão a um país democrático e pacífico a um que era gerido por um carniceiro e que ameaçava constantemente os vizinhos.

Tenho repulsa a quem compara os valores ocidentais aos russos.

Di Charis

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
8,042
5,638
A ideia que a sociedade mundial nao se reuniu contra a guerra do Iraque e uma meia verdade.

Milhoes em todos os paises ocidentais sairam a rua (Wiki: " According to the French academic Dominique Reynié, between January 3 and April 12, 2003, 36 million people across the globe took part in almost 3,000 protests against the Iraq war. ").

O Blair foi destruido politicamente, Aznar igual e sim ficou a faltar leva-los a tribuna. Mas ideia que o mundo todo tava todo contente com essa guerra nao e mesmo verdade.
E a França fez oposição, tanto que mudaram o nome de French Fries para Freedom Fries nos estados unidos.

Portugal ficará sempre associado à situação pelo merdas do Cherne querer protagonismo.

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,595
16,115
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Acreditas mesmo nisso? Eu sou um pessimista, não estou a ver saída da Rússia disto sem uma vitória a toda a linha (e respetiva rendição ucraniana), acho que ainda mal começou.
Nao vejo outra hipotese. Seja de que maneira for, nao acredito que demore muito mais.

Rendiçao ucraniana
Putin assassinado
Zelensky assassinado
Putin a carregar no botao "magico"

Nao faço ideia... mas nao vejo condiçoes para isto durar

As sançoes à Russia tanto podem ter sido uma boa jogada como tiros nos pés. Os proximos tempos dirao.

Um Putin encurralado nao vai andar ai com meias medidas e a perder tempo...

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
12,526
20,062
34
Vila Das Aves
O "mais maior grande" exército do Mundo, segundo alguns ditos entendidos e a grande, enorne potência militar anda a choramingar por ajuda na Bielorrússia, Cazaquistão e agora na Síria (para não falar dos Tchechenos).

A mesma grande potência onde muitas das bombas simplesmente "cairam", mas não rebentaram ...

A mesma grande potência onde centenas foram capturados ...

A mesma grande potência onde centenas/milhares de equipamentos foram abandonados em solo Ucraniano por dificuldades mecânicas ou falta de combustível ...

Não fosse as nukes (que o + certo é rebentarem dentro dos silos) e queria ver onde estaria a grande Rússia ...

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk
Segundo o que apurou o enviado especial da SIC à Ucrânia, a Rússia tem em território ucraniano cerca de 95% do seu poder militar, daí andar a pedinchar mais soldados aos amigos pois já chegou à conclusão que mesmo com quase todo o seu arsenal, não conseguiu (ainda) derrotar os campónios.

Correm inclusive rumores que o bunker do Putin já foi alvo de ataque pelo menos 3 vezes desde que começou a "operação especial" e que está em marcha um suposto golpe de estado, daí os inúmeros vídeos em plano verde dos últimos dias.

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,402
2,570
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana

Sempre se confirmam os pressupostos da referida proposta Russa...
Bem vistas as coisas, seria no fundo reconhecer o status quo anterior a esta ofensiva/invasão Russa com o acréscimo da neutralidade constituicional (não sei bem se só em termos da Natos mas também da UE).
Em bom rigor parece-me que a proposta pode ter claramente "pernas para andar" (a parte da Nato será a mais fácil, quanto à UE sempre se pode arranjar algum estatuto especial, tipo parceria estratégica, algo por aí que poderia permitir à Ucrânia beneficiar do espaço comunitário no futuro sem formalmente pertencer à UE, permitindo assim aos Russos salvarem um pouco a face).
Ainda assim, tendo isto como ponto de partida, fica-se claramente com a ideia de que os Russos estão a tentar como referi salvar a face...

• Like
Reações: apocalypto

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
Segundo o que apurou o enviado especial da SIC à Ucrânia, a Rússia tem em território ucraniano cerca de 95% do seu poder militar, daí andar a pedinchar mais soldados aos amigos pois já chegou à conclusão que mesmo com quase todo o seu arsenal, não conseguiu (ainda) derrotar os campónios.

Correm inclusive rumores que o bunker do Putin já foi alvo de ataque pelo menos 3 vezes desde que começou a "operação especial" e que está em marcha um suposto golpe de estado, daí os inúmeros vídeos em plano verde dos últimos dias.
Impossível. O que li, penso que que na BBC, é q são 95% da força comprometida, ou seja, a força de invasão, a q estava a rodear a Ucrania.

Como é obvio a Russia não pode cometer todas as suas forças na Ucrania. Provavelmente nem 1/4 delas.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,727
88,198
40

Sempre se confirmam os pressupostos da referida proposta Russa...
Bem vistas as coisas, seria no fundo reconhecer o status quo anterior a esta ofensiva/invasão Russa com o acréscimo da neutralidade constituicional (não sei bem se só em termos da Natos mas também da UE).
Em bom rigor parece-me que a proposta pode ter claramente "pernas para andar" (a parte da Nato será a mais fácil, quanto à UE sempre se pode arranjar algum estatuto especial, tipo parceria estratégica, algo por aí que poderia permitir à Ucrânia beneficiar do espaço comunitário no futuro sem formalmente pertencer à UE, permitindo assim aos Russos salvarem um pouco a face).
Ainda assim, tendo isto como ponto de partida, fica-se claramente com a ideia de que os Russos estão a tentar como referi salvar a face...
Da UE não me acredito que a abdiquem. Seria uma vitória em toda a linha para o Putin e uma humilhação para a Ucrânia.

• Like
Reações: Di Charis

Devilelas

Bancada central
4 Junho 2016
2,402
2,570
Conquistas
4
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Alfredo Quintana
Na prática, a Ucrânia, ao entrar na UE, nem precisa de aderir à NATO. Fica segura na mesma.

A questão é que não sei se os Ucranianos vão abdicar de tudo o que os russos pedem (Crimeia e regiões separatistas).
Quanto à UE acho que, como referi, se conseguem encontrar soluções "criativas" que permitam salvar a face a ambas as partes. E da parte da Ucrânia, sinceramente, perante o que a pode esperar em termos de destruição, acho que estas soluções seriam um mal menor...

Daikan

Tribuna Presidencial
21 Agosto 2012
23,058
16,143
“Biden weighs easing sanctions on Venezuela to isolate Russia and increase oil production”

Hehehehe told ya

• Like
Reações: apocalypto

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
86,727
88,198
40
Quanto à UE acho que, como referi, se conseguem encontrar soluções "criativas" que permitam salvar a face a ambas as partes. E da parte da Ucrânia, sinceramente, perante o que a pode esperar em termos de destruição, acho que estas soluções seriam um mal menor...
Se a Ucrânia ceder em tudo o resto, não vejo razão para a Rússia não ceder na questão da UE. Ninguém pode ganhar tudo o que quer nesta guerra, nem perder tudo.