Os conselhos de administração fazem o mesmo que um simples acessor ? Chefias são o mesmo que acessores ou assistentes ?... Para alguma razão existem vereadores para assistir as funções do presidente da CM. Nunca ouvi falar de um administrador com 9 secretárias em part time, talvez porque uma empresa com esta organização não dure muito tempo.Não precisa? Precisa de quantos membros nos conselhos de administração? De quantas chefias intermédias na hierarquia da empresa? De quantos trabalhadores?
Luxos? Não creio. Não tenho por hábito olhar para o estado e pensar que tudo é gordura e tudo deve ser cortado. Se não houver recursos suficientes para a actual estrutura, há que reformulá-la ou aumentar os recursos de base. Mas condições actuais, previstas na lei, não foram determinadas por vereador x ou y, sendo elas universais para todos os agentes que ocupam cargos políticos. Redistribuir recursos camarários por vereadores com e sem pelouro? Não sei, não conheço a realidade específica. Sei que intervir nas múltiplas áreas de um município não é o mesmo que gerir uma empresa, que actua num segmento específico. Para questões de natureza jurídica, económica, social, de habitação, cultura, saúde, juventude, idosos, ... é necessário conhecimento, que não se concentra numa única pessoa. Tendo determinada quantia para gastar, o político deve aplicá-la conforme melhor lhe parecer, apresentando resultados.
Será que não há recursos suficientes ou esses recursos não estão a ser devidamente alocados para se obter um maior rendimento desses serviços públicos?