Percebes mais do que a maioria, e dizes que se levanta do chão em três anos um clube :
- Com um passivo gigantesco e sem crédito;
- um clube com cash flow negativo e que precisa de receitas extraordinárias para pagar custos correntes
- um clube que antecipou direitos televisivos por mais de cinco anos
- um clube que assume publicamente manobras contabilísticas pouco éticas para maquilhar as contas (trocas de jogadores)
- um clube que não paga atempadamente aos fornecedores
- um clube que vai alienando o estádio para viabilizar a SAD
- um clube que tem uma prospecção e formação deficiente
- Um clube que não tem academia e já foi ultrapassado por potências como o Braga
- Um clube que não tem futebol feminino
- Um clube fechado sobre si próprio, onde a inovação não tem lugar.
- Um clube que deixou de ter voz na Liga e , principalmente,na FPF
- Um clube que trabalha com poucos empresários, e a maioria deles, com uma carteira de jogadores quase inexistente.
Etc,etc,etc
Dos doze pontos que referiste os primeiros seis tem na minha opinião a mesma causa. Não sou dos users mais seguidos ou interventivos neste espaço mas sofremos do mesmo mal desde 2005 e desde do meu ingresso no fórum em 2012 alerto para o mesmo problema . Temos vivido acima das possibilidades faz já 17 anos. Nós antes das receitas do novo contrato de direitos televisivos tínhamos défice orçamental enorme, deveríamos ter usado essa excedente de receita para equilibrar as contas e principalmente a politica orçamental e gestão do clube.
Esquerdinha, nós acabamos de contratar um miúdo por 9 milhões (Galeno) para ser alegadamente suplente de um que custou 15 (Pepê) e temos ainda emprestado um jogador para "essa" posição que custou 12 mi€ 50% do passe (Nakajima).
Olhamos para o meio campo, temos um jogador (Grujic) que ainda vai custar 15 mi€ e está no banco. Entretanto o titular(Uribe) custou 9 mi€ e tem 30 anos sem capacidade de valorização.
Temos um jogador (Ótavio) que recebe o maior salário de sempre na história do NGC. Para além deste existem salários fora da nossa realidade na casa da dezena de jogadores.
Com tudo isto só quero referir que o clube precisa de ser refeito desde da base mas a reformulação necessária tem que ser também partilhada pelos adeptos. Esse para mim é um dos maiores erro de Pinto da Costa, não ter a humildade de explicar aos adeptos e de expor a verdade, que no fundo precisamos de deixar de ganhar durante uns anos e reformular o clube. Por outro lado acho-o incapaz de o fazer.
Dos outros pontos que referiste, enquanto aceito e subscrevo a critica à formação, na questão da prospeção considero-nos ainda topo europeu só que pecamos depois é no ponto que referes e bem, temos um inner circle de empresários que fazem e desfazem o que lhes apetece prejudicando a prospeção que se faz.
Desculpa e sendo um liberal na verdadeira ascensão da palavra, não acho que seja criticável não termos uma equipa feminina ou uma equipa de futsal. São modalidades com pouca adesão popular e que implicam maior despesa que receita.
Sem dúvida que o clube é fechado mas qual clube de top mundial não é? Eu não quero/preciso de um presidente papagaio que responde ou fala sempre que acende uma luz no rosto, isso não quer dizer que certas decisões "incompreensíveis" (como a venda do Diaz no mercado de janeiro sem ser por uma proposta "irrecusável") não tenham que ser justificadas em público para os sócios e adeptos. Quanto à inovação e não percebendo em que esfera te referes não vejo grandes discrepâncias entre o NGC e outros clubes da nossa dimensão.
Relativamente à voz na Liga e FPF vou abster-me de comentar porque acho que é preciso andar nos corredores para perceber o que se faz ou deixa de fazer com a nossa influência ou não.