Política Nacional

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Contra esse argumento não existe nenhum facto, é verdade.
A ideia que baixar os impostos fará os mais ricos automaticamente abandonarem as offshores fez-me lembrar o wuant que defendia que os leões só comem carne porque é mais saborosa mas que podiam perfeitamente alimentar-se apenas de erva caso fosse necessário...

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,447
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
A ideia que baixar os impostos fará os mais ricos automaticamente abandonarem as offshores fez-me lembrar o wuant que defendia que os leões só comem carne porque é mais saborosa mas que podiam perfeitamente alimentar-se apenas de erva caso fosse necessário...
Tu não existes meu... Fdx, agora vens com Wuant. Estás no tópico errado amigo...

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,029
9,540
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O nosso dinheiro, dos nossos impostos, chega a algum lado certo? E é gerido por pessoas, certo? Não são divindades, ou são?

Então, essa lógica aplica-se a qualquer modelo económico. E como temos visto, o nosso dinheiro é usado em esquemas e mais esquemas.
É roubado e usado de forma ilícita.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Exactamente, daí a necessidade de restringir as liberdades individuais e de reprimir comportamentos imorais e/ou ilícitos, sejam eles puramente económicos ou de gestão política. Essa é a parte menos popular da vida colectiva, que é fatalmente a das liberdades negociadas e das regras universais. Também o comportamento económico deve ser solidamente regulado, tendo por preocupação a saúde da própria sociedade.

Pessoalmente prefiro pagar impostos elevados com o objectivo de contribuir para o colectivo. Preferiria que fossem melhor administrados, questão distinta. Acho muitíssimo bem que o sistema vá buscar dinheiro às partes integrantes, de preferência de forma desproporcional, mais a quem mais tem. Portanto não me identifico com a bondade dos impostos baixos e muito menos uniformes para todos. Contudo, e daí a minha achega, se se pretende alterar a lei consoante um ideal económico liberal, devo notar que a distribuição dos rendimentos terá também de ser comtemplada pelas regras (e não apenas as condições que propiciam a criação de riqueza). Não se espera que um partido liberal tenha esse tipo de discurso. Compreendo. Para mim é um problema e algo muito preocupante.

Última edição:

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,799
29,095
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Tu não existes meu... Fdx, agora vens com Wuant. Estás no tópico errado amigo...
"raciocínio por analogia"
raciocínio através do qual se infere, de uma semelhança comprovada, uma semelhança não comprovada"

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,447
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
"raciocínio por analogia"
raciocínio através do qual se infere, de uma semelhança comprovada, uma semelhança não comprovada"
A tua intelectualidade supera a minha largamente pá. Nem dá para acompanhar. Vai em frente camarada, não esperes por mim.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,243
7,725
Tira-me uma dúvida, por favor, se souberes.
Uma empresa não passa factura num negócio, mas o pagamento é feito por Multibanco.
A Autoridade Tributária tem forma de detectar esse pagamento ou passa-lhe ao lado?
É que às vezes pago com Multibanco (quase sempre) e não preciso da factura para nada. Mas em certos sítios não perdoo uma factura que seja.
1) Pagamentos com cartão são facilmente fiscalizados, porque a contabilidade tem de justificar as transferêcias diretas. Uma auditoria eficaz descobre muito facilmente essas fraudes.

Já agora, não percebendo muito do assunto, já li que os pagamentos sem dinheiro físico potenciam o crescimento económico, mais do que a circulação de dinheiro físico.
A ser verdade, não seria de tornar obrigatório as empresas disponibilizarem esse tipo de pagamento?
Como alguém já disse, em alguns sítios o Multibanco está sempre avariado.
E, desse ponto de vista, não seria de abolir as taxas que as empresas pagam por cada transacção que fazem no Multibanco?
Perdoa-me desde já a ignorância.
Menos evasão fiscal > mais circulação real na economia > maior PIB > mais crescimento económico

Segundo erro é pensar que a malta foge por causa dos impostos. Treta para entreter tolinhos.
Quem tem muito dinheiro pura e simplesmente não só quer ter mais dinheiro como não quer perder nenhum. Pensar que isto tem a ver com os impostos é desconhecer a índole da espécie humana..
Quanto ao resto, podes pensar como pensas e estás no teu direito.
O que tens é que perceber é que por exemplo no caso angolano, isso faz com que tu estejas do lado de criminosos como a Isabel dos Santos. E que isso faz de ti uma admirador de pessoas como essas. E se esse é o teu modelo de riqueza então eu prefiro ser eternamente pobre de facto.
Aqui existem dados facilmente verificáveis para corroborar isso:

Já aqui referi que a evasão fiscal é um problema mais cultural do que de peso dos impostos. Baixar impostos não significará uma redução da evasão só porque sim, é preciso sim apertar na fiscalização.

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,447
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
Noutros assuntos a CNN mandou o dia de reflexão apanhar no recto e decidiu falar de política, falando de Harry Potter, feiticeiros e Quidditch. 😂

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Tira-me uma dúvida, por favor, se souberes.
Uma empresa não passa factura num negócio, mas o pagamento é feito por Multibanco.
A Autoridade Tributária tem forma de detectar esse pagamento ou passa-lhe ao lado?
É que às vezes pago com Multibanco (quase sempre) e não preciso da factura para nada. Mas em certos sítios não perdoo uma factura que seja.
Já agora, não percebendo muito do assunto, já li que os pagamentos sem dinheiro físico potenciam o crescimento económico, mais do que a circulação de dinheiro físico.
A ser verdade, não seria de tornar obrigatório as empresas disponibilizarem esse tipo de pagamento?
Como alguém já disse, em alguns sítios o Multibanco está sempre avariado.
E, desse ponto de vista, não seria de abolir as taxas que as empresas pagam por cada transacção que fazem no Multibanco?
Perdoa-me desde já a ignorância.
Eu não sou expert nisso, mas posso dar-te a minha opinião/conhecimento sobre o assunto.

Pagando em MB estás naturalmente mais controlado. As empresas podem tentar fugir mas se o total de MB passar o total das vendas tens logo um problema. Tens de comunicar todos os meses as vendas por saft e não é difícil fazer esse cruzamento de dados. Ao mesmo tempo, basta teres uma fiscalização para poderes ter problemas, ao não conseguires conciliar os talões de multibanco com as vendas.

Pedindo a fatura, mesmo não pagando em MB há um controlo, mesmo pelo cidadão.

Quanto ao pagar por MB, naturalmente que reduz essa exposição à economia paralela.
Mas é preciso ter algumas coisas em atenção: quando pagamos em MB, a empresa paga uma taxa por cada transação. Se for com crédito, ainda maior tende a ser essa taxa.
Logo por aí não podes impor essa obrigatoriedade.
E depois há outras coisas claro, como a questão da privacidade por exemplo.

Mas eu tendencialmente tenho pago mais coisas com cartão. Tirando cafés diria que ando ali nos 80% em cartão.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Exactamente, daí a necessidade de restringir as liberdades individuais e de reprimir comportamentos imorais e/ou ilícitos, sejam eles puramente económicos ou de gestão política. Essa é a parte menos popular da vida colectiva, que é fatalmente a das liberdades negociadas e das regras universais. Também o comportamento económico deve ser solidamente regulado, tendo por preocupação a saúde da própria sociedade.

Pessoalmente prefiro pagar impostos elevados com o objectivo de contribuir para o colectivo. Preferiria que fossem melhor administrados, questão distinta. Acho muitíssimo bem que o sistema vá buscar dinheiro às partes integrantes, de preferência de forma desproporcional, mais a quem mais tem. Portanto não me identifico com a bondade dos impostos baixos e muito menos uniformes para todos. Contudo, e daí a minha achega, se se pretende alterar a lei consoante um ideal económico liberal, devo notar que a distribuição dos rendimentos terá também de ser comtemplada pelas regras (e não apenas as condições que propiciam a criação de riqueza). Não se espera que um partido liberal tenha esse tipo de discurso. Compreendo. Para mim é um problema e algo muito preocupante.
Quando me falas em restringir liberdades… desculpa, não consigo acompanhar mais.

Tu continuas a achar que por pagares mais impostos eles servem para o que tu defendes.
Eu não acredito nisso. Porque o problema que temos de corrupção é transversal.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
1) Pagamentos com cartão são facilmente fiscalizados, porque a contabilidade tem de justificar as transferêcias diretas. Uma auditoria eficaz descobre muito facilmente essas fraudes.

Menos evasão fiscal > mais circulação real na economia > maior PIB > mais crescimento económico

Já aqui referi que a evasão fiscal é um problema mais cultural do que de peso dos impostos. Baixar impostos não significará uma redução da evasão só porque sim, é preciso sim apertar na fiscalização.
Concordo que é cultural.
Mas também há peso dos impostos. É ali no meio.

Tens de atender que é tão cultural no simples cidadão, como no maior político.
Se o nosso dinheiro fosse bem gasto, eu acredito que mesmo com estes impostos haveria menos evasão.
Se os impostos fossem menores eu acredito que haveria menos evasão.

Nós temos o pior de 2 mundos.

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Mas o Socrates, o Salgado, o Rendeiro,… interessam para isto? Achas que é por causa desses gajos que se defende a baixa de impostos?

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,518
2,725

Artigo 63. TFUE

(ex-artigo 56.o TCE)

1. No âmbito das disposições do presente capítulo, são proibidas todas as restrições aos movimentos de capitais entre Estados-Membros e entre Estados-Membros e países terceiros.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema
R

Rm95

Guest
Por exemplo, sempre que portugal baixou o irc, no ano a seguir, o estado teve mais receitas. E um fato.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,029
9,540
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Quando me falas em restringir liberdades… desculpa, não consigo acompanhar mais.

Tu continuas a achar que por pagares mais impostos eles servem para o que tu defendes.
Eu não acredito nisso. Porque o problema que temos de corrupção é transversal.

Restringir liberdades é um pressuposto básico da vida colectiva, quer se acompanhe quer não. Isso é irrelevante. As liberdades são limitadas por opção das próprias pessoas ao viverem em comunidade. Ou seja, é a uma fatalidade (pelo menos num sistema democrático). São as regras que permitem o grau variável de liberdade que temos. A política é em boa medida uma gestão do alcance das várias liberdades, através das regras, com intuito de se alcançar a melhor configuração possível. Ou somente a mais popular. O combate à corrupção é uma questão de restrição de liberdades, de colocarmos determinados comportamentos na esfera do imoral ou do ilegal. Mais uma razão para os cidadãos se debruçarem mais sobre as questões da moral e da ética, para assim definirem padrões rigorosos do que é ou não possível fazer, do alcance das liberdades individuais.

Cada pessoa tem as suas crenças e visões, é natural. Há uma sistema de saúde público, de ensino público, uma rede social de apoios, ... nem todos os impostos são desbaratados, seria um populismo adoptar esse discurso. Deveriam ser melhor geridos, isso sim, sobretudo de acordo com uma visão de longo prazo e partilhada para a sociedade. E a batalha é pela melhor gestão da coisa comum, não pelo redução do Estado. O Estado sou eu, como diria Luís XIV. Falta reivindicá-lo e trasformá-lo em algo melhor. Para melhor gerir os impostos, há que capacitar os cidadãos, melhorar as práticas, moralizar a sociedade e aplicar a lei, ou aplicar uma nova lei, se preciso for. Princípios que seriam válidos para qualquer ideologia política e carga fiscal, quero acreditar.

Cada pessoa é um partido, resta-nos votar por aproximação.

Atente-se à posição de Adolfo Mesquita Nunes ao manifestar apoio à IL. Afirmou algo como: é necessário criar riqueza e depois discutir a forma de como a distribuir. Sim e não. Não é uma declaração totalmente séria, embora possa ilustrar a acção partidária das forças liberais. De facto é necessário criar riqueza para podermos distribui-la. Mas não é honesto propor a discussão sobre a distribuição da riqueza para data incerta. Se se quer plasmar na lei um determinado enquadramento fiscal e de funcionamento da economia, deve-se de igualmente indicar o que fazer quanto à riqueza gerada. Por seriedade, preocupação social e respeito pelo contrato firmado entre o Estado e os cidadãos. Até porque há riqueza e muitas empresas a gerar lucros, coisa que tende a ser esquecida em afirmações do género. Muito bem, baixa-se o IRC aquela cadeia de hipermercados, àquele grupo de distribuição... obriga-se também essas empresas a distribuir x% dos lucros pelos trabalhadores? Obrigar por lei, entenda-se. Se isto não é assim, trata-se de uma visão incompleta da realidade. Creio que se torna necessário fazer essa ligação de uma forma clara. Vivemos num planeta dominado por um modelo económico liberal, quer governem partidos de direita ou de esquerda, e com níveis de desigualdade crescentes. Se fosse líder de um partido liberal sentiria necessidade em incluir estas questões no discurso e no programa política.

Enfim, convicções à parte, ide todos votar, bem protegidos e que tudo corra bem, fica o desejo.

Última edição:

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
2,070
3,131
Eu não sou expert nisso, mas posso dar-te a minha opinião/conhecimento sobre o assunto.

Pagando em MB estás naturalmente mais controlado. As empresas podem tentar fugir mas se o total de MB passar o total das vendas tens logo um problema. Tens de comunicar todos os meses as vendas por saft e não é difícil fazer esse cruzamento de dados. Ao mesmo tempo, basta teres uma fiscalização para poderes ter problemas, ao não conseguires conciliar os talões de multibanco com as vendas.

Pedindo a fatura, mesmo não pagando em MB há um controlo, mesmo pelo cidadão.

Quanto ao pagar por MB, naturalmente que reduz essa exposição à economia paralela.
Mas é preciso ter algumas coisas em atenção: quando pagamos em MB, a empresa paga uma taxa por cada transação. Se for com crédito, ainda maior tende a ser essa taxa.
Logo por aí não podes impor essa obrigatoriedade.
E depois há outras coisas claro, como a questão da privacidade por exemplo.

Mas eu tendencialmente tenho pago mais coisas com cartão. Tirando cafés diria que ando ali nos 80% em cartão.

Daí eu dizer que não deviam ser permitidas as taxas que os Bancos cobram nas transacções por Multibanco

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
17,831
9,783
Para amanhã.
Ps / psd a disputar taco a taco quem ganha embora não vai ser relevante quem vença.
Vai vencer e governar a bancada que eleger a maioria de deputados.

Ps / be / pan / cds vai perder deputados
Psd / il / chega vai ganhar deputados
Cdu vai manter
Livre mantem ou fica fora.

Resta saber com esta conjugação quem fica com a maioria.

Pergunta para 1 milhão de euros.
Em 25 anos de governação 19 foram com políticas de esquerda.
Todos reclamam que isto anda mal bla bla bla mas votam sempre nos mesmos.
Não estaria na hora de dar a oportunidade ao outro lado ?

N.

Tribuna
20 Junho 2019
3,447
4,742
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
Ainda vou ler aqui que os muito ricos não fogem aos impostos. Eles colocam a guita em paraísos fiscais por uma questão religiosa. 🤡

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
8,531
13,041
Dia da reflexão não me está ajudar em nada.

Meu voto podia encaixar em 5 partidos diferentes, mais realisticamente em 2.

Devia ser possível votar em medida a medida e eleger deputados que formassem maiorias para aprovar essas medidas, para ser possível votar, ao mesmo tempo, num partido que vendesse a TAP com o mínimo prejuízo possível para o Estado mal fosse possível, parasse de meter dinheiro em bancos falidos, mas que apoiasse as empresas, micro e médias com menos burocracia e diminuição dos custos como a energia, entre outros, ao mesmo tempo que mantém os apoios sociais a quem precisa e tendo a educação e saúde dentro da esfera do Estado, não sendo completamente contra a gestão partilhada com privados, desde que os interesses do Estado fossem protegidos (o que quase nunca acontece).

Portanto..existe por aí algum partido que misture medidas do BE, IL, com base de centro PS/PSD ?

Temo que se fizer algum questionário online a resposta seja PAN.

• Like
Reações: Dragon Lonis