Política Nacional

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,029
9,541
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
As sondagens somente revelam o que uma determinada amostra populacional decide, num dado momento, manifestar. É uma técnica com limitações que não apura certezas matemáticas. ... não faz muito sentido criticar o resultado de sondagem x ou y, quando qualquer uma é acompanhada de fichas técnicas. Isto é, a não ser que a pessoa detenha conhecimentos sobre metodologias científicas, estudos de opinião, inquéritos, técnicas de amostragem, etc., e consiga apontar erros concretos a determinado estudo de opinião. Ou então acredite que as sondagens conspiram a favor ou contra partido tal. O que não faz muito sentido, pois nenhuma organização responsável pela realização de sondagens deseja ver a sua reputação desacreditada ou perder dinheiro a favor de outras entidades concorrentes.

Special Too

Tribuna Presidencial
21 Dezembro 2014
8,010
8,645
Conquistas
2
  • Domingos
  • Kostadinov
As sondagens somente revelam o que uma determinada amostra populacional decide, num dado momento, manifestar. É uma técnica com limitações que não apura certezas matemáticas. ... não faz muito sentido criticar o resultado de sondagem x ou y, quando qualquer uma é acompanhada de fichas técnicas. Isto é, a menos que a pessoa detenha conhecimentos sobre metodologias científicas, estudos de opinião, inquéritos, técnicas de amostragem, etc. Ou acredite que as sondagens conspiram a favor ou contra partido tal. O que não faz muito sentido, pois nenhuma organização responsável pela realização de sondagens deseja ver a sua reputação desacreditada ou perder dinheiro a favor de outras entidades concorrentes.
Tecnicamente, todas as sondagens pré-eleições padecem do mesmo problema, que é o facto de não corresponderem aos círculos eleitorais, mas antes a uma estimativa percentual da amostra, relativa a cada distrito. Mas isso impede que depois os resultados sejam escrutinados círculo a círculo, o que faz toda a diferença na contagem efectiva de mandatos. Por isso é que as sondagens à boca das urnas são muito mais fidedignas, essas já têm em conta a proporcionalidade, em função de cada círculo eleitoral. Claro que, nesta fase e com o que há há disposição, é natural que os resultados oscilem semanalmente (basta mudar a amostra, que habitualmente ronda as 1.500 pessoas). Não há qualquer intencionalidade nisto, é uma variância esperada e aceitável dentro da ciência estatística.

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,145
15,809
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Segundo a última sondagem dao a esquerda e a direita empatadas com 115 votos, nao ira ficar tudo igual.
Nao irei votar psd, simplesmente nao me parece que o ps tenha 12 pontos de vantagem, e continuo a dizer que o ps esta ha frente por uma pequena margem. Se me dissesse o que me agradasse diria que queria o ps com 0% votos.
Essa situacao dos infetados e isolados poderem ir votar, pode prejudicar mais o ps, porque grande parte dos seus eleitores sao pessoas com mais de 65 anos, que podem tee bastante medo dessa situacao e nao ir votar.
A melhor solução era quem estivesse em isolamento ou infetado, votasse no sabado, dia anterior as eleições.
Creio que prejudica mais A CDU para além do PS e também PSD (quem consegue mais votos tem mais votantes de qualquer idade e não é preciso ser grande matemático para saber isso). Eu tenho mais de 65 e vou votar mas nunca das 18 às 19h isso não, posso apanhar covid mas por descuido não. Tenho pena é dos desgraçados das mesas de voto sejam os nomeados quer os dos Partidos destacados para estar lá.
A questão de votarem Sábado ou ser em dois dias a votação, e aí tiraria o chapéu ao fulano da IL que falou nisso não fosse o caso de serem todos co-responsáveis pela situação embora caiba ao Governo deliberar não fosse o caso de estarem todos à espera de uma deliberação para cascarem na decisão. Infelizmente somos um País de burocratas incapazes de "ver ao longe" - se tivessem pressionado o Costa de há um mês ou mês e meio com esta situação a deliberação poderia ser outra mas nenhum ví nos debates e antes deles nenhum falar claramente nisto ou seja a colocar isto no centro do debate.
Estão a contar com o "ovo da galinha" (seja quem for) e as contas podem sair furadas, podem falhar centenas de milhares de pessoas e termos a pior votação de sempre o que é muito mau.
Mas vamos aguardar a ver o que acontece.

• Like
Reações: Rm95

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,250
9,773
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Creio que prejudica mais A CDU para além do PS e também PSD (quem consegue mais votos tem mais votantes de qualquer idade e não é preciso ser grande matemático para saber isso). Eu tenho mais de 65 e vou votar mas nunca das 18 às 19h isso não, posso apanhar covid mas por descuido não. Tenho pena é dos desgraçados das mesas de voto sejam os nomeados quer os dos Partidos destacados para estar lá.
A questão de votarem Sábado ou ser em dois dias a votação, e aí tiraria o chapéu ao fulano da IL que falou nisso não fosse o caso de serem todos co-responsáveis pela situação embora caiba ao Governo deliberar não fosse o caso de estarem todos à espera de uma deliberação para cascarem na decisão. Infelizmente somos um País de burocratas incapazes de "ver ao longe" - se tivessem pressionado o Costa de há um mês ou mês e meio com esta situação a deliberação poderia ser outra mas nenhum ví nos debates e antes deles nenhum falar claramente nisto ou seja a colocar isto no centro do debate.
Estão a contar com o "ovo da galinha" (seja quem for) e as contas podem sair furadas, podem falhar centenas de milhares de pessoas e termos a pior votação de sempre o que é muito mau.
Até percebo o que dizes, mas desde o início da pandemia que qualquer oposição ou alternativa às decisões do governo foram amplamente difundidas como entrave á proteção das pessoas. O motivo foi puramente político mas a verdade é que o Costa aproveitou para navegar os últimos dois anos á vontade com direito a estados de emergência que lhe aumentaram o poder executivo.

R

Rm95

Guest
Sim, tambem tem razao, a cdu tambem sera muito penalizada. Mas saiu ha dias um estudo em que indica que 35% do eleitorado do ps tem mais de 65 anos, contra os 27% do eleitorado do psd. No resto das faixas etarias e equilibrado entre os dois partidos.
Se conseguir se inscrever para votar este domingo, tambem e uma boa opção.
Concordo, tenho mesmo pena das pessoas que vao estar na mesa de voto, vao estar em grande risco.
O problema e que em Portugal nao se planeia nada e faz-se tudo em cima do joelho.

ekzz moreira

Tribuna
4 Maio 2019
3,149
2,011
Sinceramente pela primeira vez vou alterar o meu voto...
Há sempre uma vez para tudo.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,179
5,316
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
O costa sempre foi mau nas campanhas. Basta lembrar as recentes autarquicas

Sent from my M2007J17G using Tapatalk

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
25,145
15,809
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Sinceramente pela primeira vez vou alterar o meu voto...
Há sempre uma vez para tudo.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Política não é futebol logo é uma situação perfeitamente normal.
Eu também estou numa indecisão enorme e creio que só no dia decidirei. Mas não me perguntem "quais" - poderia falar sobre isso e apetecia-me desabafar mas não quero influenciar ninguém. sou apenas um "citoyen" sem filiação partidária (diferente de ser apartidário) o meu voto nunca estará dado por antecipação cega.

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
2,070
3,131
Sim, tambem tem razao, a cdu tambem sera muito penalizada. Mas saiu ha dias um estudo em que indica que 35% do eleitorado do ps tem mais de 65 anos, contra os 27% do eleitorado do psd. No resto das faixas etarias e equilibrado entre os dois partidos.
Se conseguir se inscrever para votar este domingo, tambem e uma boa opção.
Concordo, tenho mesmo pena das pessoas que vao estar na mesa de voto, vao estar em grande risco.
O problema e que em Portugal nao se planeia nada e faz-se tudo em cima do joelho.
Em grande risco para daqui a 4 meses receberem 50 euros por um dia de trabalho das 6.30 da manhã até quase à meia-noite.

Hugo Ribeiro

Bancada central
5 Junho 2019
1,880
1,816
Conquistas
7
46
sintra
  • Rui Filipe
  • Alfredo Quintana
  • Deco
  • Lucho González
Em grande risco para daqui a 4 meses receberem 50 euros por um dia de trabalho das 6.30 da manhã até quase à meia-noite.
Se tiverem divisórias de acrílico, gel para limpar as mãos após o manuseamento dos documentos de identificação, máscaras novas à entrada (pq há pessoas que usam a mesma máscara desde o início) não vejo grande perigo. E até podem arranjar forma de fazer à janela de forma a que quem está a votar estej na rua. Ou então não...

• Like
Reações: AntonioMachado

ryback

Tribuna Presidencial
27 Fevereiro 2008
17,833
9,788
eu creio que este ano as sondagens não vao ter a fiabilidade que costumam ter.
a variavel covid pode mudar muito as contas.
surtos , receio de ir as urnas e afins podem virar as contas.
mas algumas coisas parecem certas

1- a luta entre ps / psd vai ser renhida

2 - il / chega / be / cdu ficaram entre a terceira e sexta forças politica

3 - il / chega ganham deputados

4 - be/cdu vao perder deputados

5 - cds / il / pan serão entre a 7ª e 9ª força politica.

• Like
Reações: MoussaM 11