Diogo Costa

Diogo Costa 99

Diogo Costa

5.58

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

5.58 Performance da Época
Jogos
34
Golos
0
Assistências
0
Amarelos
0
Vermelhos
0

Edgar Siska

Presidente da Associação Ódio Eterno ao Panelas
9 Julho 2016
77,962
136,382
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
A do Marche vai na zona central. Basta ver onde cai a bola e o próprio Marche e onde marca o Vinícius. E vai em balão, não vai em linha reta senão seria mais fácil de defender.

Eu acho uma muito boa defesa que seria extraordinária se ele consegue desviar a bola da baliza.
É uma boa defesa no nível de dificuldade mas uma intervenção incompleta por causa do contacto com a bola ter sido tecnicamente deficiente.
O Posicionamento do Marche é on point, está no local certo para cobrir tanto uma cabeçada em rotação como foi o caso, como um desfio frontal ao poste mais próximo, tem os apoios bem colocados, só peca mesmo no gesto em termos de contacto com a bola.
Não é obviamente um frango, apenas um "podia ter feito melhor" para ter sido diferença entre uma defesa completa e uma incompleta.

O do Diogo, há que ver que sofre um desvio, e como disse não é uma "moon ball". Sobe e desce rápido. Ele está bem posicionado para a abordagem ao lance, no local certo (guarda-redes que andam na linha eu pergunto-lhes sempre se têm uma corda a amarrar às redes), o remate ia para o poste mais próximo e ele tem ali aqueles segundos para reagir. Podia e o mais certo seria dar um passo atrás porque aumentaria a hipótese de chegada à bola, ali ele teve de ir de um "standing point" com os apoios preparados para um mergulho de impulsão lateral/horizontal para um impulso vertical, que é algo difícil em termos de atleticismo.
Entra essa e a decisão de tentar um passo atrás e alcançar a bola de forma menos bonita e mais eficiente é uma decisão de experiência claro.
Mas não considero um frango também, e acho toda esta discussão à volta do guarda-redes uma hipérbole das mais parvas dentre nós adeptos.
Há quem venha para aqui sempre, e cometa as mais variadas incoerências só porque sem justificação ou tem o Diogo de ponta ou só quer "ter razão", coisas de egos.
A mim ultrapassa-me, limito a comentar futebol e a dizer o mesmo, continuo descansado com os nossos guarda-redes.
Se amanhã jogar outro continuarei descansado e se ele tiver infelicidade de errar não vou massacrar, o mesmo se o Diogo continuar que aliás me parece ser pacificamente o caminho..

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
15,775
17,756
Batam no miúdo e depois queixem-se que não se dá tempo a quem vem da formação.

O marche fez tanta asneira, que já custou 3 pontos tantas vezes, parece que anda tudo com amnésia...

Se o Diogo tem dificuldade a sair, o Marche é um pesadelo a cada reposição de bola.

Parem de bater na formação.
Já não ha paciência é para esta impossibilidade de criticar quem vem da formação..Isso é algum argumento técnico? Se viesse do Rio Ave já se poderia criticar? . Enfim...

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,968
9,529
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Batam no miúdo e depois queixem-se que não se dá tempo a quem vem da formação.

O marche fez tanta asneira, que já custou 3 pontos tantas vezes, parece que anda tudo com amnésia...

Se o Diogo tem dificuldade a sair, o Marche é um pesadelo a cada reposição de bola.

Parem de bater na formação.
A formação para mim está ao nível de quem vem de fora, não são mais nem menos

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,968
9,529
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O Marchesín só com mais 5cm de amplitude é que consegue desviar aquela bola... mas provavelmente se tivesse esses centimetros a mais, também não conseguiria reagir como reagiu. Simplesmente impediu a bola de entrar como pôde, como dava.

O lance hoje do Diogo está a ser falado como se fosse uma bola fácil. O Diogo percebe o remate e coloca-se onde tem de se colocar, os apoios estão feitos... tudo o resto acontece num segundo.

Se a fosse buscar seria a defesa da jornada. Entrou é um frango? Eu não percebo muito.
Defesa da jornada para mim seria a que o GK do Estoril vai buscar à gaveta no livre do Vitinha… uma bola que ia para o meio da baliza, ser tocada pelo GK para canto, para mim é uma defesa necessária, nada do outro mundo

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
15,775
17,756
A formação para mim está ao nível de quem vem de fora, não são mais nem menos

Para mim até podem merecer um tratamento especial no sentido em que em condições iguais prefiro privilegiar a formação... Agora quando a opção da formação é pior do que outras opções em prejuízo da equipa deixa de fazer qualquer sentido...

ruipsousa8

Tribuna Presidencial
9 Julho 2013
9,968
9,529
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Para mim até podem merecer um tratamento especial no sentido em que em condições iguais prefiro privilegiar a formação... Agora quando a opção da formação é pior do que outras opções em prejuízo da equipa deixa de fazer qualquer sentido...
Eu falo no sentido de estarem sujeitos às críticas. Estando lá dentro, não merecem nenhum tratamento especial.

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Já não ha paciência é para esta impossibilidade de criticar quem vem da formação..Isso é algum argumento técnico? Se viesse do Rio Ave já se poderia criticar? . Enfim...
Parece que as prioridades de alguns adeptos estão ao contrário. O mais importante são os interesses do clube, que é ganhar títulos, se o Diogo Costa demonstrar aquilo que se espera dele e levar a equipa ao título será sem dúvida um dos heróis da época. Agora não se pode comprometer os objectivos do NGC na esperança que o Diogo Costa evolua, era o que mais falta, nenhum jogador está acima do NGC.
Falando do jogo contra o Estoril, Diogo Costa não esteve bem, não foi só pelo frango, mas pelo facto de não ter dado segurança à baliza, Estoril em poucos remates marcou 4 golos(2 deles felizmente anulados), já nos jogos na Champions principalmente contra o Patético de Madrid em casa tem demonstrado o mesmo problema. Espero que sejam apenas sustos ou momentos menos felizes, mas em jogos de pressão e de intensidade elevadas, o Diogo Costa tem tremido, não deixa de ser um sinal preocupante.

Última edição:

VPM

Tribuna Presidencial
3 Junho 2019
15,775
17,756
Parece que as prioridades de alguns adeptos estão ao contrário. O mais importante são os interesses do clube, que é ganhar títulos, se o Diogo Costa demonstrar aquilo que se espera dele e levar a equipa ao título será sem dúvida um dos heróis da época. Agora não vamos comprometer os objectivos do NGC na esperança que o Diogo Costa evolua, era o que mais falta, nenhum jogador está acima do NGC.
Falando do jogo contra o Estoril Diogo Costa esteve mal, não foi só pelo frango, mas pelo facto de não ter dado segurança à baliza, Estoril em pouco marcou 4 golos(2 deles felizmente anulados), já nos jogos na Champions principalmente contra o Patético de Madrid em casa na Champions tem demonstrado o mesmo problema. Espero que sejam apenas sustos, mas em jogos bastante onde a pressão é elevada o Diogo Costa tem tremido, não deixa de ser um sinal preocupante.
Obviamente esta insegurança transmite-se à defesa...

• Like
Reações: Moreira

Ruben1893

Neste clube,é impossível pensar que não é possível
24 Julho 2019
83,960
199,587
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
Nem lá vai...
Pois, é um erro

No primeiro golo se fosse um cepo na baliza até percebia e tem o desvio e tal
Como é o Diogo, quero que defenda aquela bola porque tem qualidade para isso

• Like
Reações: Moreira

Edgar Siska

9 Julho 2016
77,962
136,382
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
O Marchesín só com mais 5cm de amplitude é que consegue desviar aquela bola... mas provavelmente se tivesse esses centimetros a mais, também não conseguiria reagir como reagiu. Simplesmente impediu a bola de entrar como pôde, como dava.

O lance hoje do Diogo está a ser falado como se fosse uma bola fácil. O Diogo percebe o remate e coloca-se onde tem de se colocar, os apoios estão feitos... tudo o resto acontece num segundo.

Se a fosse buscar seria a defesa da jornada. Entrou é um frango? Eu não percebo muito.
Para quem percebe pouco como dizes, percebes alguma coisa.

História engraçada mas já "fiz" um guarda-redes para um jogo de um torneio de Associações em 2 semanas.
O tipo era um dos jogadores de campo, um trinco caceteiro e abnegado, que arriscava pouco passar o meio campo.
O guarda-redes da Associação..era eu mas tivemos uma razia de pessoal que por motivos uns de saúde (dois com gripes fortes) e outros por questões profissionais não podiam estar. Um deles era o outro guarda-redes
Eu sempre dei uns toques e era hábil e veloz por isso lá fui jogar na frente.
Mas tinha de fabricar um guarda-redes. O Velhote da Associação que nos estava a treinar disse que jogador podia "dispensar" por achar que era sobretudo um moço que entrava para defender e dar aquela raça.

Fiz treinos com ele e com o outro rapaz que não podia jogar, sempre depois do trabalho claro. Até na praia de Matosinhos onde tem duas balizas de fut. praia ao sábado de tarde, e era inverno fizemos treinos (extra) fora daquilo que a assoc. poda (que era no campo sintético do Viso).
2 semanas a ensinar o tipo, ele nos primeiros dias era um maluco, dizia que era impossível ocupar a baliza e chegar do ponto A ao B, porque me queria mandar-se de ponto parado no meio para remates, foi aliás a parte mais difícil porque ele tinha boa noção do jogo com as mãos, a agarrar, a blocar, como colocar as mãos à bola em X situação, colocava era algumas vezes mal o corpo para se proteger, mas "footwork" na baliza era bola.
Para ele não ter medo da baliza coloquei-o a treinar...na linha de grande área, a percorrer com passos laterais e corrida lateral. Sempre que a bola passava a linha sem ele lá chegar, começava tudo de novo, numa contagem primeiro até 5, depois 10 seguidas sem passar a linha.

Fez um bom jogo, sofreu 2 golos sem hipótese ou erro e ganhamos 4-2.
Levou um amarelo parvo por jogar a bola com a mão fora da área, mas foi numa posição lateral, dei-lhe na cabeça e disse "se fosse frontal, e num lance perigoso tinhas ido para a rua.
Ganhou gosto pela coisa e de um trinco patudo passamos a ter um guarda-redes jeitoso. Até porque o outro rapaz foi pai e tal e o tempo ainda escasseou mais.

Mas foi interessante esta experiência, com meios muito rudimentares e sem que eu seja formador de guarda-redes, apenas ex da posição e a um nível de Sunday League..

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,896
9,415
Existem craques e existem jogadores banais, que servem para preencher plantel.

Infelizmente a falência financeira do clube, a má gestão e negócios pouco transparentes, leva que tenhamos demasiados jogadores para preencher plantel, alguns deles no onze.
Felizmente Diogo Costa não é um desses, é um craque, é titular, é um orgulho da formação portista.

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,495
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Já agora penso serem duas épocas e a cláusula ser obrigatória se atingir X objetivos não descriminados.
Confere

• Like
Reações: Jorge_Bruno

Edgar Siska

9 Julho 2016
77,962
136,382
Conquistas
8
Ao pé da praia
  • Alfredo Quintana
  • Maio/21
  • Junho/22
  • Agosto/22
Desde pequeno me ensinaram:

Tocas na bola com mais do que um dedo, tem que ir fora!
Tocas na bola com mais de um dedo, e ela entra, falha tua!
Confere.
Fiz muitas defesas com a ponta do dedo do meio e o anelar, daquelas que só esse pequeno impulso altera a rotação da bola e ela...dá a volta ao poste por fora..
E tive algumas lesões de tensão, nunca fui adepto das luvas com "spines" inseridos. Mas tive umas da Adidas que me custaram um pipa de massa dessas. Mas eram extremamente massudas (ainda mais que o habitual numas luvas), acabaram a luvas de treino.

• Like
Reações: Vieira_Amares

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
73,315
47,341
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

mas isso é que destinge o grande GR dos bons GR, se a bitola para o Diogo for não sofrer frangos..

A solução passa por vender o Marche, para que o Diogo seja o melhor GR do FCP e se justifique a sua titularidade.