Política Nacional

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,037
7,438
Meti ali em cima uma cruzinha no CDS para não parecer mal o grande chicão ter zero votos. High five aos cinco colegas que meteram no partido do amigão do LFV pelo mesmo motivo, suponho.
O Chicão é a pior coisa que a direita pode ter neste momento.
Uma maioria parlamentar de direita significa ter esta pessoa no governo. Só isto é bem capaz de retirar votos a todos os partidos de direita.

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Portanto defendes que a postura do PCP deve ser avaliada através do que decidem no dia a dia, mas o PSD "sentar-se ao lado do Orban" já não merece uma avaliação mais objectiva do que decidiram ou não em conjunto em cada proposta?

Não vês a ambiguidade da tua maneira de de desculpar uns e cobrar exageradamente a outros ?
Como podes perceber é mais uma vez uma questão de direita vs esquerda. Quem é de esquerda vai tolerar tudo é que à sua esquerda, mas abomina todo o seu oposto como assim à direita vai tolerar o que é à sua direita mas vai abominar o seu oposto. Eu como me considero ao centro, admitindo tendência mais à direita eu consigo abominar ambos. É uma questão claramente ideológica.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
De todo, a gravidade reside no simples facto de tolerar a própria presença do presidente húngaro no mesmo grupo parlamentar, dando guarida ao pai da "democracia iliberal", foco de desestabilização interna da própria comunidade europeia. Tão pouco cobro excessivamente o partido, tomo o posicionamento como uma idiossincrasia típica da vida das organizações políticas, embora não me agrade e considere criticável. Mas não é esse o aspecto central da prática política do PSD. Ou será que o colega assina de cruz a totalidade das práticas e pensamentos de determinada força partidária? Acha mesmo que puxar dos votos de saudação no parlamento é argumento suficiente para que não se vote em partido x? Devemos ter noção de quando somos demagógicos ou dizemos patetices.
É fácil falar assim porque existem partidos de direita iliberal consolidados no poder dentro da comunidade europeia, mas por outro lado como não há partidos comunistas ou trotskistas no poder na UE é impossível fazer uma avaliação exacta das consequências que poderiam acarretar dentro da comunidade europeia.

Tens o caso Grécia com os trotskistas do Syriza coligados com um partido de direita nacionalista, que foi um governo instável e de curta duração, fizeram um referendo do mais rídiculo que há que não pagavam dívidas, como se fosse uma demonstração de força à UE, enquanto que outros países Portugal andavam a cumprir as suas obrigações, como ainda por cima andaram a negociar parcerias com Putin, que é um dos maiores inimigos da UE. Não esquecer que o ex-ministro das finanças Varoufakis andou a espalhar pelos cantos da Europa as suas alarvidades anti-UE e anti-€uro.

Última edição:

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,509
2,718
Como podes perceber é mais uma vez uma questão de direita vs esquerda. Quem é de esquerda vai tolerar tudo é que à sua esquerda, mas abomina todo o seu oposto como assim à direita vai tolerar o que é à sua direita mas vai abominar o seu oposto. Eu como me considero ao centro, admitindo tendência mais à direita eu consigo abominar ambos. É uma questão claramente ideológica.
Igual mesmo se não gosto muito dessa palavra centro porque muitos centristas hoje não têm convicçoes. Mas para mim os mais dificeis de aturar são certos burgueses de esquerda e direita. Esses tento não passar muito tempo com eles porque não suporto a falta de respeito para com pessoas que têm uma visão da vida diferente ou que não tiveram certas facilidades ou capacidades para ganhar mais dinheiro.

Última edição:

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,911
9,322
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
É fácil falar assim porque existem partidos de direita iliberal no poder dentro da comunidade europeia, mas por outro lado como não há partidos comunistas ou trotskistas no poder na UE é impossível fazer uma avaliação exacta das consequências que poderiam acarretar dentro da comunidade europeia.
Trata-se de um argumento objectivo para determinar a superior ameaça à democracia que esses partidos e correntes ideológicas representam. Popularidade, dinâmicas de poder, tendências sociais de alguma forma favoráveis... Não se vai contrapor a isto o voto de saudação do PCP à Venezuela ou a incapacidade de um dirigente do partido para definir o regime norte-coreano, outro clássico dos espaços digitais. Soundbites típicos da internet. Há que ter alguma noção. O PCP tem cem anos, administra capitais de distrito, parte significativa da população convive com executivos comunistas... dali não virá nenhuma convulsão social.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Trata-se de um argumento objectivo para determinar a superior ameaça à democracia que esses partidos e correntes ideológicas representam. Popularidade, dinâmicas de poder, tendências sociais de alguma forma favoráveis... Não se vai contrapor a isto o voto de saudação do PCP à Venezuela ou a incapacidade de um dirigente do partido para definir o regime norte-coreano, outro clássico dos espaços digitais. Soundbites típicos da internet. Há que ter alguma noção. O PCP tem cem anos, administra capitais de distrito, parte significativa da população convive com executivos comunistas... dali não virá nenhuma convulsão social.
Já vi que para ti existem várias categorias de mauzões, mas eu cá não discuto quem são os menos maus. Para se fazer acima de tudo um argumento objectivo, não se pode ter uma visão unilateral. Repara a facilidade como apontaste o dedo a Orbán, mas depois tens outro critério quando se trata de opostos, além disso tu não tens forças radicais de esquerda com impacto e relevância dentro da UE, por isso não faz sequer sentido estas comparações, principalmente porque partidos do PCP têm que reger às regras dos outros e não às suas regras.
O regime comunista mais próximo da UE é do Lukashenko na Bielorrússia, um fantoche de Putin, e já se vê o que é.

Última edição:

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,911
9,322
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Já vi que para ti existem dois tipos de mauzões, mas eu cá não discuto quem são os menos maus. Para se fazer acima de tudo um argumento objectivo, não se pode ter uma visão unilateral. Repara a facilidade como apontaste o dedo a Orbán, mas depois tens outro critério quando se trata de opostos, além disso tu não tens forças radicais de esquerda com impacto e relevância dentro da UE, por isso não faz sequer sentido estas comparações, principalmente porque partidos do PCP têm que reger às regras dos outros e não às suas regras.
Contrariamente ao colega, não faço qualquer esforço para encontrar um contra-ponto à esquerda a Chega e a Ventura. Tomo-os como as expressões mais abjectas do que a política tem para oferecer. E os principais riscos à sociedade. Até porque mimetizam fenómenos políticos mais generalizados com alguma expressão social. Não ignoro que o líder acaba de ser condenado por um tribunal e prepara-se para enfrentar outra acusação grave. Sim, considero-os particularmente maus, os piores que há no sistema político português. E trato-os como tal, naturalmente. O colega acha talvez que o PCP é semelhante ao Chega, o mauzão Jerónimo de Sousa da mesma fibra que o mauzão André Ventura. Aceito, mas discordo. Acho que são coisas diferentes. É justamente por isso que escrevinho este paleio, para alertar que o que ali está é algo distinto. E os colegas de direita moderada aperceber-se-ão disso, que o crescimento do Chega será prejudicial aos interesses dos seus próprios partidos.

Última edição:
  • Like
Reações: MiguelDeco

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Contrariamente ao colega, não faço qualquer esforço para encontrar um contra-ponto à esquerda a Chega e a Ventura. Tomo-os como as expressões mais abjectas do que a política tem para oferecer. E os principais riscos à sociedade. Até porque mimetizam fenómenos políticos mais generalizados com alguma expressão social. Não ignoro que o líder acaba de ser condenado por um tribunal e prepara-se para enfrentar outra acusação grave. Sim, considero-os particularmente maus, os piores que há no sistema político português. E trato-os como tal, naturalmente. O colega acha talvez que o PCP é semelhante ao Chega, o mauzão Jerónimo de Sousa da mesma fibra que o mauzão André Ventura. Aceito, mas discordo. Acho que são coisas diferentes. É justamente por isso que escrevinho este paleio, para alertar que o que ali está é algo distinto. E os colegas de direita moderada aperceber-se-ão disso, que o crescimento do Chega será prejudicial aos interesses dos seus próprios partidos.
Pois, mas eu faço o contra-ponto porque é possível fazer esse contra-ponto, aliás basta ver que houve transferências de votos do PCP para o Chega em eleições anteriores, basta observar os locais onde o Chega tem tido maior votação, não é algo assim vindo do Espírito Santo. Convinha fazer uma análise política rigorosa, deixando de lado os sentimentos pessoais por muito que custe. Não acho que Jerónimo seja igual ao Ventura, as personalidades, estilos, discursos e energias são completamente diferentes, apenas falo daquilo que os partidos ao qual lideram representam actualmente, porque um partido não é só uma pessoa(apesar do Chega neste momento ser um movimento unipessoal). Os extremos costumam tocar-se, o Chega e o PCP aparecem em pólos opostos, mas ambos têm muita coisa em comum.

Simplesmente não faço dramatismos à volta do Chega tal como não faço no caso do PCP, porque não vejo razões para tal. Para já é um partido que não tem ideologia bem definida, nem sequer é um partido de poder, o próprio Chega decidiu jogar pelo protesto e apenas se contenta em integrar um governo de PSD(do sistema), e depois vejo mais o Chega ser um perigo para a viabilização de um eventual governo, como se verifica nos Açores, mas isso acaba por prejudicar mais a imagem do próprio partido que outra coisa. Basta recordar os memoráveis eventos do "irrevogável", não só afectou negativamente a imagem do próprio Paulo Portas e do seu partido, como prejudicou a coligação em eleições seguintes.

Última edição:

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,911
9,322
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Vai com um pedal do crlh a IL.
A direita encontra-se sobrerrepresentada na votação e diria que mesmo nas opiniões que se escrevem neste espaço. Também não é fenómeno novo, a presença mais vocal da direita no espaço digital. Terá efeitos curiosos, como o aprofundamento de posições mais extremadas, inclusive sem que as próprias pessoas se apercebam, julgando-se moderadas ou pragmáticas quando na verdade se deslocaram para uma determinada polaridade. Suspeito que muito boa gente se tem vindo a radicalizar e nem sempre com plena consciência disso. Mas é expectável, se as pessoas se fecham em câmaras de ressonância online e apenas estão receptivas e expostas às suas próprias inclinações. Será útil esclarecer qual a realidade offline, se há desvios significativos ao que se passa no ciberespaço. E se sim, porquê.

Pois, mas eu faço o contra-ponto porque é possível fazer esse contra-ponto, aliás basta ver que houve transferências de votos do PCP para o Chega em eleições anteriores, convinha fazer uma análise política rigorosa, por muito que que tenhamos as nossas ideias. Não acho que Jerónimo seja igual ao Ventura, as personalidades e estilos são completamente diferentes, apenas falo daquilo que os partidos ao qual lideram representam actualmente, porque um partido não é só uma pessoa(apesar que o Chega neste momento é um partido unipessoal).
Sobre o Chega simplesmente não faço dramatismo à volta desse partido. Para já nem sequer é um partido de poder, o próprio Chega decidiu jogar pelo protesto e agora anda a sempre a ver se integra um governo de PSD, e depois vejo mais o Chega ser um perigo para a viabilização de um eventual governo, como se verifica nos Açores, mas isso acaba por prejudicar mais a imagem do próprio partido que outra coisa. Basta recordar a cena do irrevogável, como isto foi contra o Paulo Portas e isso até prejudicou a coligação nas eleições de 2015.
Compreendo que o colega iguale o PCP ao Chega, seguramente não serei eu a convencê-lo do contrário. Limito-me a fazer algumas observações, que julgo mais ou menos relevantes, sobre a singularidade perversa do Chega e de Ventura, de acordo com o meu entendimento. Vejo ali coisas bastante nocivas que tendem a ser desvalorizadas por muitos. Mas enfim, as pessoas vêem coisas diferentes, faz parte.

Última edição:

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
mais coisa menos coisa é, se alguem conseguir o do ser lamp.

No scp são muito pouco solidarios com o chicão.

Visualizar anexo 6992

Visualizar anexo 6993
Eleitorado relativamente jovem e urbano é o actual tipo de eleitoral do IL, até aí nada de surpreendente.
Onde noto maior diferença é nos votos do PSD e na baixa votação no BE, que chega ter menos que o Livre no Fórum dos Lagartos.

Última edição:

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
71,727
45,263
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Eleitorado relativamente jovem e urbano é o actual tipo de eleitoral do IL, até aí nada de surpreendente.
Onde noto maior diferença é nos votos do PSD e na baixa votação no BE, que chega ter menos que o Livre no Fórum dos Lagartos.
O livre é um partido urbano de elites betos, então não é assim tão estanho ter lá votos.