Covid-19

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
18,555
23,921
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Mas se tens ferramentas à tua disposição que minimizam esse risco é uma estupidez não as usares. Também andas sem cinto quando conduzes um carro? Quando está a chover e sais à rua não levas guarda chuva? Não usas roupa apropriada nos teus exercícios que minimizam o risco de lesão?

Tu, ao fazeres exercício, estás a usar essa ferramenta para minimizares o risco de morreres de ataque cardíaco ou outras doenças. Tens uma ferramenta que minimiza o risco de teres COVID grave e não a usas? Qual é a lógica disso? Viveres no risco é não tomares essas vitaminas nem fazeres exercício. Tens de ser coerente. Porque é que não começas a atravessar a rua sem olhares para os lados? Viver no risco, a sério.

Porque tu só vives com risco para umas coisas mas para outras tomas vitaminas e tal....
É uma boa comparação.
Se calhar 99,9% das mortes na estrada são pessoas que usam cinto de segurança.
Vai-se a ver e usar cinto também é sobrevalorizado...
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,977
4,555
Primeiro de tudo acho que toda a gente tem o direito de escolher ser vacinado ou nao. Agora para mim fica claro que a luta de alguns não é contra a vacina, é uma luta contra a ciência. A mesma luta de um astrólogo, de um cartomante, de um terraplanista, nunca publicaram nada, muitos nem conseguiram entrar num curso superior porque perderam muito tempo a ver séries de teorias de conspiração e esqueceram-se de estudar. Mas muitos deles também acreditam que estudar é para burros. Nunca leram um artigo científico, e lutam ferozmente contra a ciência. São os que dizem que é uma estupidez idas ao espaço porque só serve para gastar dinheiro e não entendem o quanto avança a humanidade por causa disso e que muita da tecnologia dentro de um hospital surgiu por causa disso. Mas o que me dá mais riso é que muitos tomam "suplementos de cálcio" por exemplo, cuidado que se forem pesquisar algum artigo científico sobre isso ainda acabam surpreendidos.
 
  • Like
Reações: arkeru e Dexter2020

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
31,230
53,025
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
Vai-se a ver e usar cinto também é sobrevalorizado...
Sim, há mortes de pessoas que usam o cinto. É inevitável tal a brutalidade de velocidades com que se andam na estrada mas, mesmo assim, o uso de cinto deve salvar outras tantas pessoas ou tantas quantas morrem. Aliás, penso que está mais do que provado que sim, que o uso de cinto salva vidas. Sem cinto, tal como sem vacinas ou outra ferramenta que minimize o risco, haveriam muitas mais mortes.

E é essa a questão: se há ferramentas que nos ajudam eventualmente a proteger de maior risco porque não as usar?
 
  • Like
Reações: bertobrb

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,886
22,278
Gaia
Primeiro de tudo acho que toda a gente tem o direito de escolher ser vacinado ou nao. Agora para mim fica claro que a luta de alguns não é contra a vacina, é uma luta contra a ciência. A mesma luta de um astrólogo, de um cartomante, de um terraplanista, nunca publicaram nada, muitos nem conseguiram entrar num curso superior porque perderam muito tempo a ver séries de teorias de conspiração e esqueceram-se de estudar. Mas muitos deles também acreditam que estudar é para burros. Nunca leram um artigo científico, e lutam ferozmente contra a ciência. São os que dizem que é uma estupidez idas ao espaço porque só serve para gastar dinheiro e não entendem o quanto avança a humanidade por causa disso e que muita da tecnologia dentro de um hospital surgiu por causa disso. Mas o que me dá mais riso é que muitos tomam "suplementos de cálcio" por exemplo, cuidado que se forem pesquisar algum artigo científico sobre isso ainda acabam surpreendidos.
------------------------

Muito bem lido, é a luta entre a ignorancia e o saber, em que geralmente (não sempre), o mais humilde é o que estudou mais porque a ignorancia é atrevida.

A tolerancia dos Cientistas pelos ignorantes é por vezes demasiada, ainda há pouca vi a atrevida da Joana Amaral Dias que nem é uma ignorante, mas que de Ciência e Matemática é um zero, fazer jogo de palavras e especular diante de cientistas só para a confusão e só para ter os likes e audiencia.
 
  • Like
Reações: Maressi

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,944
8,280
Esmoriz
Efetivamente o amigo vareiro não acerta uma, mas agora percebo o porquê...Podem ser os efeitos das substâncias que eventualmente consome. Algumas até parece que estão no seu auge enquanto escreve, tal é o delírio.

Por acaso não conheço nenhum bate-chapas no grupo, mas se eventualmente for preciso um empregado de limpeza, posso facultar-lhes o seu CV.
Eu não faço a mais pequena ideia daquilo que tu fazes mas achei piada à referência a trabalhares numa das maiores multinacionais do mundo, como se isso te desse alguma autoridade especial para um determinado assunto. Tipo aquele pessoal que gosta de ser tratado por doutor.
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,618
25,141
Conquistas
1
Vai é encurtar o negócio das farmacêuticas com isto tudo.
Essas lucram bem …

Embora eles digam que a tecnologia de desenvolvimento de vacinas RNA, que produz defesas contra o tal spike… é uma tecnologia que vai permitir futuramente criar vacinas “à medida” muito mais rapidamente…

O grande perigo das pandemias é sempre a eficácia das mensagens na população… se uma China consegue soldar pessoas dentro das suas próprias casas ou quase, um país democrático apenas pode apelar à vacinação em massa e entender que muitas pessoas não lhes apeteça fazer ou não possam mesma fazer devido a problemas de saúde ou convicções religiosas ou pessoais…
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,886
22,278
Gaia
Sim, há mortes de pessoas que usam o cinto. É inevitável tal a brutalidade de velocidades com que se andam na estrada mas, mesmo assim, o uso de cinto deve salvar outras tantas pessoas ou tantas quantas morrem. Aliás, penso que está mais do que provado que sim, que o uso de cinto salva vidas. Sem cinto, tal como sem vacinas ou outra ferramenta que minimize o risco, haveriam muitas mais mortes.

E é essa a questão: se há ferramentas que nos ajudam eventualmente a proteger de maior risco porque não as usar?
------------------------------------------

Não perceber de matemática, estatistica e numeros é uma pandemia de ignorancia, é tao facil arranjar um ou outro caso de pessoas que ficaram amarradas e mortas com o cinto, mas os milhares que se salvaram com o cinto não se fala.
 
  • Like
  • Love
Reações: arkeru e Dexter2020

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,048
747
Eu não faço a mais pequena ideia daquilo que tu fazes mas achei piada à referência a trabalhares numa das maiores multinacionais do mundo, como se isso te desse alguma autoridade especial para um determinado assunto. Tipo aquele pessoal que gosta de ser tratado por doutor.
Isso é porque só te lembras do que te interessa. Na altura falava-se da obrigatoriedade da mesma em contexto de trabalho, e que muitas empresas já estavam a perguntar pela vacinação na altura do recrutamento. Eu falei do meu caso nesse contexto, pois não é propriamente a empresa do Tio Zé, ou do Manuel Joaquim.
Tu é que quiseste ver as coisas à tua maneira lol
 

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
34,618
25,141
Conquistas
1
Falam mal da Pfeizer...mas ...quando forem velhinhos farão de tudo para ter acesso ao comprimido azul...
As farmacêuticas investem milhões para ganhar biliões… é a motivação delas obviamente…

Mas se fosse fácil criar vacinas em tão pouco tempo e sobre pressão… e conseguir a logística para distribui las… qualquer um fazia na sua garagem e ganhava milhares…
 

Dexter2020

Tribuna Presidencial
21 Junho 2019
31,230
53,025
Conquistas
6
  • André Villas-Boas
------------------------------------------

Não perceber de matemática, estatistica e numeros é uma pandemia de ignorancia, é tao facil arranjar um ou outro caso de pessoas que ficaram amarradas e mortas com o cinto, mas os milhares que se salvaram com o cinto não se fala.
É exatamente isso. Valoriza-se os casos raros e desvaloriza-se os milhares de casos que comprovam o oposto. No caso dos cintos, não há nenhum no mundo que te consiga salvar se embateres a mais de 160/200km/h que é a velocidade dos acéfalos. MAs mesmo aí, com cinto, tens matematicamente mais probabilidades de sobreviver do que se não o tiveres posto.

Eu entendo que haja pessoas que não gostem nem percebam de matemática, não entendo é a arrogância e a falta de humildade em não se assumir que se sabe menos do que quem estuda durante anos e décadas e entende dos assuntos e que são os cientistas. Mas enfim...
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,048
747
Sim, há mortes de pessoas que usam o cinto. É inevitável tal a brutalidade de velocidades com que se andam na estrada mas, mesmo assim, o uso de cinto deve salvar outras tantas pessoas ou tantas quantas morrem. Aliás, penso que está mais do que provado que sim, que o uso de cinto salva vidas. Sem cinto, tal como sem vacinas ou outra ferramenta que minimize o risco, haveriam muitas mais mortes.

E é essa a questão: se há ferramentas que nos ajudam eventualmente a proteger de maior risco porque não as usar?
Explica-me uma coisa pf.

Eu tive Covid em Março de 2020, com sintomas leves. Nunca usei máscara onde não fosse obrigatório, sendo que na rua nunca usei. Nunca usei uma máscara em convívios de família e amigos.

Estou nos meus trintas, e tenho um estilo de vida saudável, não bebo álcool, não fumo, nem tenho qualquer tipo de patologia ou doença hereditária na minha família, seja do lado materno ou paterno.

É público que a Covid ataca especialmente pessoas debilitadas ou de idade. Com base nisto, vou tomar uma vacina para quê? Quando está à vista de todos que a mesma não me impede de ser infetado ou de transmitir, sendo que as minhas chances de ir sequer parar a um hospital são estupidamente baixas para não dizer inexistentes?

Quando a pandemia começou, eu fui o primeiro a ter medo e a incutir esse mesmo medo aos meus pais, para que eles tivessem cuidado, mas 19 meses (e tendo passado pela experiência, mas também tendo em conta o meu meio social) servem para tirar muitas conclusões. A minha conclusão é que prefiro viver com o risco de apanhar covid, do que usar um tratamento que está autorizado provisoriamente pela EMA e o qual inibe os seus produtores de serem processados ou responsabilizados por quaisquer efeitos colaterais, sejam adversos ou não.

Pessoas como eu, são apelidadas de negacionistas.
 
  • Like
Reações: BestDragon

Manageiro de futból

Tribuna Presidencial
25 Julho 2007
6,944
8,280
Esmoriz
Isso é porque só te lembras do que te interessa. Na altura falava-se da obrigatoriedade da mesma em contexto de trabalho, e que muitas empresas já estavam a perguntar pela vacinação na altura do recrutamento. Eu falei do meu caso nesse contexto, pois não é propriamente a empresa do Tio Zé, ou do Manuel Joaquim.
Tu é que quiseste ver as coisas à tua maneira lol
Claro, claro. Isso já explica o braggadocio.


Se conseguir usar o Google, procure por Volkswagen.

Beijinhos à família
No meu caso vou para jardineiro, e farei umas horinhas a limpar os WC's.

Acertaste em cheio!

Ps: Denoto alguma dor de corno desse lado, mas enfim, é o que é
O amigo vareiro pode usar uma pomada para isso, mas por norma essas pomadas não resolvem a dor de corno.

Feliz Natal.
 

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,296
2,430
Bem se queixa aí um colega dos 40 minutos que os noticiários perdem por dia com a covid, homenagendo esse número com quase 20 posts sobre o assunto em menos de 24 horas. Coerência. Ou como escreveria ele "coerênssia", assim mesmo, entre aspas, para mostrar que é ironia e que não é burro nenhum, por isso é que trabalha numa das maiores multinacionais do mundo.

adiante,

Os últimos dados públicos indicam que, em outubro, ocorreram 132 mortes de pessoas com a vacinação completa contra a Covid-19 e 33 óbitos de pessoas não vacinadas ou com vacinação incompleta. No entanto, estes 132 óbitos reportam a um universo de cerca de 8,6 milhões de pessoas vacinadas, enquanto os 33 não vacinados que morreram incluem-se numa população não imunizada de apenas cerca de 500 mil pessoas. É uma questão de fazer a conta e olhar para as probabilidades..
Tens razão mas tambêm é verdade que nem todos os não vacinados têm a mesma probabilidade de morrer. As probabilidades tambêm dependem de outros fatores que de vacinados ou não. E nesses(500mil) não vacinados quantos não tiveram a COVID e eventuais anticorpos ? O que consideram ser um não vacinado ? Uma pessoa que foi vacinada ha mais de 6 meses é considerada como ?
 

Maressi

Tribuna Presidencial
20 Novembro 2017
5,977
4,555
------------------------

Muito bem lido, é a luta entre a ignorancia e o saber, em que geralmente (não sempre), o mais humilde é o que estudou mais porque a ignorancia é atrevida.

A tolerancia dos Cientistas pelos ignorantes é por vezes demasiada, ainda há pouca vi a atrevida da Joana Amaral Dias que nem é uma ignorante, mas que de Ciência e Matemática é um zero, fazer jogo de palavras e especular diante de cientistas só para a confusão e só para ter os likes e audiencia.
É um problema a distancia entre a comunidade cientifica e quem está fora disso, e é isso que permite que a desinformaçao viva nessa lacuna. Usando um exemplo bem real, o ano passado vivia-se no youtube uma febre de canais de terraplanistas que tinham milhoes de visualizaçoes, e isso so acontecia porque ninguem se dava ao trabalho de refutar aquilo. Alguem que está a trabalhar afincadamente num projeto que dura a vida dele nao vai ter o trabalho de vir desmentir uma coisa que deixou de fazer sentido no seculo XVI. Eu sei que o cerebro humano adora algo de extremamente criativo e encantador, e eu tambem achava mais interessante algumas dessas hipoteses (nao sao teorias), ia ser mais animado se fossemos visitados por uns gajos verdes que a unica coisa que vem cá fazer é cortar milho para fazerem desenhos mas pronto.. Depois é como disse, ves povo a criticar um falcon 9 a ir para o espaço mas usam gps, ves povo a criticar a vacina e nem tem a noçao da dose mortal de um medicamento que é utilizado aos pontapes como o paracetamol, ves povo a criticar a vacina e fazem suplementaçao de calcio de forma recorrente sem necessidade sem entender a associaçao a um aumento de risco cardiovascular.. É certo que ninguem sabe tudo, mas o sabichao nao aprende nada porque acha que sabe tudo, o que ja sabe alguma coisa tem a plena noçao que da mesma forma que aprendeu o que ja sabe, tem muito mais coisas para aprender.
Ate no futebol é assim, e a arrogancia por exemplo do mourinho é a mesma que o impede de voltar a ser o que já foi. É como disseste, é necessário humildade para poder evoluir!