eu acho que o melhor jogador deve ganhar o prémio mesmo que a equipa ganhe 0.
não é dar o prémio a um jogador que não é tão bom só porque a sua equipa e/ou treinador é melhor.
se o melhor jogador do mundo jogar no Burnley a lutar para não descer deve ganhar a bola de ouro à mesma.
mas é só a minha opinião...
O melhor, em qualquer desporto, tem que ganhar. E os melhores arranjam maneira de ganhar. É o objetivo máximo de qualquer desporto. Se não o consegues, tens que arranjar forma de o conseguir. Ou então ser TÃO melhor que o resto, que faças com que simplesmente ganhar não conte. Mas casos disso são raríssimos no desporto coletivo. Talvez apenas Wayne Gretzky ou MJ se conseguissem aplicar a isso.
Se não houvesse Cristiano num nível remotamente próximo, Messi não necessitaria de ganhar, porque eclipsaria de tal forma todos os restantes, que seria uma não conversa. Mas por outro lado, qualquer jogador que chegue ao nível que Messi chegou, irá ganhar quase obrigatoriamemte porque o impacto do individual no coletivo é tão grande, que o único resultado possível é o sucesso. Se não for num ano, vai ser no seguinte, e se não for no seguinte, vai arranjar maneira de conseguir vencer nem que seja à la Lebron James a sair para Miami.
Maradona 86 é literalmente o caso mais gritante de como a genialidade individual no seu apogeu consegue conquistar o topo quase por si só. Sem ele essa Argentina cairia nos grupos de um mundial 99 em cada 100 vezes e ganharia uma em milhões de vezes. E esse ultrapassar da adversidade constrói um legado.
Quando o objetivo primordial é vencer, o melhor não pode simplesmente não vencer, a não ser que seja epistemologicamente o MELHOR. Ou pelo menos cronicamente não vencer. Se não conquistar troféus coletivamente, não pode ser o melhor, a não ser que seja factualmente, empiricamente, o melhor, e no desporto, "factualmente" o melhor na sua era (se não de sempre) de forma incontestável só conheço dois. Gretzky e Jordan. Ninguém no seu juízo perfeito alguma vez argumentaria que alguém que não Jordan em 1991 fosse o melhor jogador da NBA, mesmo que Jordan não fizesse Playoffs. Mas são níveis de dominância diferentes. Cristiano em termos de números esteve sempre mais ou menos próximo.