Actualidade Nacional

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,195
10,182
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Amigos estamos num país de chulos, de gente egoista de gente q so pensa em si e no seu umbigo! Querem la saber dos outros querem la saber dar um ordenado digno aos outros. Se puderem explorar as pessoas nao tenham duvidas q exploram. Os nossos governos sao o reflexo do que é a nossa sociedade a nossa mentalidade. Ordenado minimo anos e anos nos 475 euros? exploradores! apenas se aproveitam da necessidade e das dificuldades das pessoas!
A cada aumento do salario minimo vêm sempre com a conversa que nao é possivel que nao é bom para economia blabla. Não é bom mas é para os interesses deles para terem cada vez mais dividendos dos milhoes, para terem barcos, helis etc... O caminho é a subida do salario minimo dar um ordenado digno a todas as pessoas seja em q função estejam. Obviamente q depois devia haver diferencas mas nao as que existem agora gajos a ganhar 15 vezes mais 30 vezes mais dizem eles q é em função da produção lololo filhos da puta tenho um odio a esta raça juro. ainda existe muita gente a ganhar muito e bem alias fora todos os beneficios carros cartoes etc.. para isso da nao é? so para subirem os ordenados indignos que muitas das pessoas têm neste país é q nao da? a conversa deles sei eu mt bem qual é. Ao menos neste momento temos uma perspectiva digna de aumento do salario minimo dos proximos anos e sim nao tou preocupado com a aproximação ao ordenado medio! é injusto sim é mas é mt mais injusto um ser humano nao ter um salario digno para poder criar a sua familia.
País podre

P.s.: eu sou dos que têm ordenado médio e revolta-me isto

• Like
Reações: Dexter2020

0781

Bancada lateral
8 Agosto 2016
907
669
Amigos estamos num país de chulos, de gente egoista de gente q so pensa em si e no seu umbigo! Querem la saber dos outros querem la saber dar um ordenado digno aos outros. Se puderem explorar as pessoas nao tenham duvidas q exploram. Os nossos governos sao o reflexo do que é a nossa sociedade a nossa mentalidade. Ordenado minimo anos e anos nos 475 euros? exploradores! apenas se aproveitam da necessidade e das dificuldades das pessoas!
A cada aumento do salario minimo vêm sempre com a conversa que nao é possivel que nao é bom para economia blabla. Não é bom mas é para os interesses deles para terem cada vez mais dividendos dos milhoes, para terem barcos, helis etc... O caminho é a subida do salario minimo dar um ordenado digno a todas as pessoas seja em q função estejam. Obviamente q depois devia haver diferencas mas nao as que existem agora gajos a ganhar 15 vezes mais 30 vezes mais dizem eles q é em função da produção lololo filhos da puta tenho um odio a esta raça juro. ainda existe muita gente a ganhar muito e bem alias fora todos os beneficios carros cartoes etc.. para isso da nao é? so para subirem os ordenados indignos que muitas das pessoas têm neste país é q nao da? a conversa deles sei eu mt bem qual é. Ao menos neste momento temos uma perspectiva digna de aumento do salario minimo dos proximos anos e sim nao tou preocupado com a aproximação ao ordenado medio! é injusto sim é mas é mt mais injusto um ser humano nao ter um salario digno para poder criar a sua familia.
País podre

P.s.: eu sou dos que têm ordenado médio e revolta-me isto

Eu acho que a subida do salário mínimo deve ser uma bandeira de qualquer partido.
Mas será um erro histórico permitir que o salário médio se mantenha igual, e não subir também.
A este ritmo daqui a menos de 10 anos não haverá salário médio Nacional, mas sim somente salário mínimo Nacional.
É necessário politicas que obriguem os privados a subir salários de forma constante, para que possamos viver num Pais mais equilibrado.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,123
7,570
Ninguêm critica o facto de tentarem encontrar alternativas. No entanto quando fechas uma central nuclear tão importante como a de Fessenheim(ninguêm falou de Portugal ) não achas que seja melhor ter preparado qualquer coisa antes ? Achas inteligente fechar centrais para depois dizer não afinal vamos construir outras( Em quanto tempo ? ). Sabias que a França tinha uma das electricidades mais baratas da Europa por causa justamente da energia nuclear ? Que tens cada vez mais pessoas em França que vivem abaixo do limiar da pobreza e que vai ser ainda pior com esta crise ? Como tambêm deves saber que o livre comércio tambêm é muito mau para o planeta ?
Fessenheim fechou porque era uma bomba relógio.
A pobreza é um problema em qualquer país desenvolvido (nem falo nos restantes), e tem aumentado sistematicamente nos últimos 12 anos devido às várias crises. Na Europa, temos a caraterística de estar mais associada ao desemprego, reformados ou pensionistas. Associar isso apenas ao preço da energia é simplificar o problema. Nos EUA, que controlam 1/3 da energia mundial, quase 15% da população vive abaixo do limiar de pobreza, com a particularidade de 80% destes serem empregados. Será devido ao preço da energia também?

Horror é tu não saberes ler... onde é que eu disse que importávamos energia da china? lol

De resto é verdade as pessoas que trabalham no pego e todos os que tinham postos de trabalho indiretos, estão todos contentes com o favor que lhe fizeram...
Não associaste tu, associou outro forista.
As importações da China dava um outro tópico de discussão. Critica-se muito a China, mas tens noção de que as necessidades energéticas no país dispararam devido ao boom industrial referente ao offshoring de empresas americanas e europeias, à procura de mão de obra mais barata? O capitalismo exarcebado fez com que partilhassem até tecnologias com o governo chinês, esses mauzões que aproveitaram essa ganância para obter avanços tecnológicos que depois foram aplicados em empresas locais para competirem diretamente com as empresas americanas. A longo prazo, o que ganharam efetivamente essas empresas, quando tens por exemplo uma Huawei ou uma Tencent a caminho de destronar uma Apple ou Microsoft?

Em termos energéticos e de poluição, a Europa e os EUA continuam muito pior que uma China ou uma Índia per capita. Aliás, se a Índia produzisse os índices de CO2 que Portugal produz per capita, teríamos uma nuvem de poluição atmosférica que cobriria metade do sudeste asiático e desencadearia um efeito de estufa sentido por toda a Europa, África e Ásia.

Na questão dos mineiros e dos postos indiretos, faço uma analogia com os pescadores: Queixam-se do trabalho, da falta de peixe, das quotas de captura, do preço que lhes pagam pelo peixe, da competição da aquacultura e de viveiros, do perigo que representa o mar, da falta de subsídios. Se alguém disser "Então muito bem, reduzamos a frota pesqueira e ofereçamos formação profissional aos pescadores para poderem mudar de área profissional", fazem logo manifestações a dizer que só sabem fazer isso, que são filhos e netos de pescadores, que precisam disso para viver.
O problema não é o encerramento das minas. É a capacidade de empregar essas pessoas noutras áreas e criarmos áreas comerciais e industriais nessas zonas sem colocar a estabilidade financeira dessas famílias em risco.

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,123
7,570
Eu acho que a subida do salário mínimo deve ser uma bandeira de qualquer partido.
Mas será um erro histórico permitir que o salário médio se mantenha igual, e não subir também.
A este ritmo daqui a menos de 10 anos não haverá salário médio Nacional, mas sim somente salário mínimo Nacional.
É necessário politicas que obriguem os privados a subir salários de forma constante, para que possamos viver num Pais mais equilibrado.
A tabela salarial sofre alterações em virtude da atualização do salário mínimo nacional, embora numa taxa inferior.
Aqui a questão é que isso acontece automaticamente na função pública, mas não no privado. Aqui deveria ser trabalho dos sindicatos, mas a cobertura destes no mercado laboral é pouco significativa e as ligações políticas que têm normalmente condicionam a sua eficácia.

A pobreza é um fator também relevante na questão salarial. Quando tenho pessoas a me dizerem em entrevistas que estão disponíveis para receber o SMN, porque o desespero é tanto que só querem é trabalhar para pôr comida no prato dos filhos, isso vai estimular os patrões a oferecer o mínimo possível, e qualquer tabela salarial negociada é facilmente contornável.

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,195
10,182
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Mesmo concordando ctg, prefiro mil vezes o cenário do ordenado medio ser o ordenado mínimo do que o cenário que temos vivido anos a fio. E olha que sou um dos prejudicados. Mas tens toda a razão. Toda a gente merece ter uma vida digna.

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,945
6,749
Bragança
Mesmo concordando ctg, prefiro mil vezes o cenário do ordenado medio ser o ordenado mínimo do que o cenário que temos vivido anos a fio. E olha que sou um dos prejudicados. Mas tens toda a razão. Toda a gente merece ter uma vida digna.
Quando tens um país baseado numa economia de estado nunca terás um país próspero. Não podemos queixar-nos de um imposto ridiculo nos combustíveis, e bater palmas ao mesmo tempo á nacionalização da TAP .

Última edição:

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,512
2,719
Fessenheim fechou porque era uma bomba relógio.
A pobreza é um problema em qualquer país desenvolvido (nem falo nos restantes), e tem aumentado sistematicamente nos últimos 12 anos devido às várias crises. Na Europa, temos a caraterística de estar mais associada ao desemprego, reformados ou pensionistas. Associar isso apenas ao preço da energia é simplificar o problema. Nos EUA, que controlam 1/3 da energia mundial, quase 15% da população vive abaixo do limiar de pobreza, com a particularidade de 80% destes serem empregados. Será devido ao preço da energia também?
É completamente falso, foi fechada principalmente por razoes politicas e ideologicas. Alias muitos politicos desses partidos são verdadeiros oportunistas na realidade sem verdadeiras convicções(basta olhar para o percurso dessas pessoas). É como se diz em francês : " vert à l'extérieur, rouge à l'intérieur(melancia) ". Os reatores da central estavam em perfeito estado. E criticar o nuclear como alguns politicos o fazem para depois defender o carvão é bastante engraçado. Ninguêm disse que é a principal causa. Nem sequer falei disso. Mas num pais com cada vez mais pobres e com cada vez mais pessoas com dificuldades para acabar o mês é ridiculo fechar centrais para depois dizer que vão construir outras, abrir centrais de carvão ou fechar simplesmente por pura ideologia sem ter previsto nada e pensar que isto é de um dia para outro.

Última edição:
  • Like
Reações: tripeiro_de_gema

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,930
9,365
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Quando tens um país baseado numa economia de estado nunca terás um país próspero. Não podemos queixar-nos de um imposto ridiculo nos combustíveis, e bater palmas ao mesmo tempo á nacionalização da TAP .
Um país baseado numa economia de estado? Quer isso dizer que o colega acredita mesmo que vivemos numa Venezuela europeia, como os chalupas políticos gostam de propagandear, ou num regime comunista? É das tais coisas interessantes de se dizer para acicatar a divisão, mas a Portugal tem uma economia de mercado, capitalista, com problemas, seguramente... mas a realidade é este, por mais voltas que se dê.

Também se pode dizer que Portugal tem batalhões de funcionários públicos, mas na realidade...
Visão | Fact check. Portugal é um dos países com mais funcionários públicos? (sapo.pt)

... trata-se de um país com fragilidades na sua economia, com algumas fórmulas mais próximas da social-democracia, outras nem tanto, uma tentativa de um estado social... como muitos outros países nos quais funcionam economias de mercado. Para alguns será conveniente apresentar esse estado como qualquer coisa radical, para que o verdadeiro radicalismo económico surja como aparente opção moderada... mas a realidade é a que é.

Tem o seu pitoresco, pois o enorme aumento de impostos foi uma receita de combate à crise prescrita por um conjunto de instituições e países que perfilhavam de um certo credo económico. E que entretanto mudaram significativamente de estratégia face à crise provocada pela pandemia.

Última edição:
  • Like
Reações: Czarli9

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
20,260
26,738
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
A desfaçatez com que este filho de uma grande puta (se calhar a mãe não tem culpa nenhuma, a não ser que tenha bens dele em seu nome...) fala sobre a sua condenação é digna dos apanhados.

"Ai fui condenado? Até logo, vou sair do país tá bem? Volto quando for ilibado de tudo"

É nestas alturas que desejo que alguém perca a cabeça e mande um tiro neste filho da grande puta (volto a dizer, se calhar a mãe não tem culpa nenhuma, a não ser que tenha bens dele em seu nome...).
É o estado atual da nossa justiça.
Este gajo enriqueceu ao mandar um banco abaixo. Agora ainda goza com a justiça ao exigir um perdão e uma indemnização milionária, estando a viver dos rendimentos provavelmente num paraíso tropical qualquer.

Inenarrável tudo isto.

tripeiro_de_gema

tripeiro_de_gema

Pinto da Costa vai-te embora
26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Portugal não importa energia da China.
Portugal não importa energia da Europa, a menos que queiras considerar os campos de gás siberianos como parte da Rússia europeia.
Marrocos não produz carvão. Tem, é verdade, ainda uma dependência significativa no petróleo, mas está a nascer o segundo maior projeto de energia solar no mundo (atrás apenas do chinês) que significará cerca de 30% da produção energética do país. A nossa nova linha de ligação a Marrocos surge tendo em conta este projeto, e visa que Portugal tenha também um consumo muito perto dos 100% de renováveis num prazo muito curto (2030).
Irresponsabilidade é persistir num caminho insustentável e prejudicial para a vida neste planeta, incluindo a nossa.
Já todos sabemos isso tudo e o que tu dizes é tudo muito romântico, mas há que ter um pouco noção da realidade, é que deixaste de produzir um produto para depois importar o mesmo produto, deixaste assim de ter independência energética, com isto vais pagar mais caro os custos da electricidade. É essa a tua ideia de sustentabilidade? Portugal deixar de poluir para incentivar a poluição em outros países.
Quando os devaneios ideológicos passam à frente da responsabilidade é o que acontece, para a descarbonização convinha ter planos e metas, não tomar medidas por razões ideológicas, falei da Alemanha que a partir de 2030 vai reduzir no carvão, a Polónia definiu que irá usar carvão até 2050. Se no dia a seguir a Espanha tiver um apagão, também em Portugal levamos com ele.
O que é que estás a dizer? Marrocos ainda recentemente abriu novas centrais de carvão, ao qual Portugal é dos maior compradores. É que para essa electricidade chegar a Portugal, tem que passar em primeiro pela Espanha.

Pelo teu comentário já percebi que o que interessa é ficarmos bem na fotografia e o resto que se f**a, nem que os portugueses tenham que pagar pela energia mais cara da Europa ou que tenham de passar frio nas suas casas.

Última edição:

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,945
6,749
Bragança
Um país baseado numa economia de estado? Quer isso dizer que o colega acredita mesmo que vivemos numa Venezuela europeia, como os chalupas políticos gostam de propagandear, ou num regime comunista? É das tais coisas interessantes de se dizer para acicatar a divisão, mas a Portugal tem uma economia de mercado, capitalista, com problemas, seguramente... mas a realidade é este, por mais voltas que se dê.

Também se pode dizer que Portugal tem batalhões de funcionários públicos, mas na realidade...
Visão | Fact check. Portugal é um dos países com mais funcionários públicos? (sapo.pt)

... trata-se de um país com fragilidades na sua economia, com algumas fórmulas mais próximas da social-democracia, outras nem tanto, uma tentativa de um estado social... como muitos outros países nos quais funcionam economias de mercado. Para alguns será conveniente apresentar esse estado como qualquer coisa radical, para que o verdadeiro radicalismo económico surja como aparente opção moderada... mas a realidade é a que é.

Tem o seu pitoresco, pois o enorme aumento de impostos foi uma receita de combate à crise prescrita por um conjunto de instituições e países que perfilhavam de um certo credo económico. E que entretanto mudaram significativamente de estratégia face à crise provocada pela pandemia.
Não acho que sejamos uma Venezuela. Mas preferia ter um País em que o estado não tivesse tanto peso na economia. Sabes assim só de alto, de quanta gente depende do estado para o seu rendimento mensal ? Estamos a falar de 10 Milhões de habitantes aprox. .... Agora faz uma pequena pesquisa e vê quanta gente tem a seu "Cargo " o Estado. Eu até me assustei ao ver o numero e explicou-me em parte porque não sairmos da cepa torta...

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
O problema é exactamente esse, é que estamos a colocar a carroça à frente dos bois, estamos a aumentar o salário minímo sem garantir o aumento salário médio e andamos constantemente a aumentar o salário minímo às mijinhas. Com isto estamos cada vez mais a ter um salário minímo próximo do salário médio, ou seja, a nivelar tudo por baixo, aí sim é caso para falar da Venezuelização de Portugal.
Depois para aumentar o salário minímo, o custo de vida sobe automaticamente, e se não garantires que o salário médio não aumenta as pessoas vão perdendo poder de compra, por exemplo se aumentares o salário minímo para 750€, tens que garantir que quem ganha 830€(a título de exemplo) também tenha sido aumentado, porque se não quem ganha esse valor(830€) por cada aumento de salário minímo vai perdendo cada vez mais poder de compra.

Última edição:

Ginjeet

Tribuna Presidencial
11 Março 2018
6,123
7,570
Já todos sabemos isso tudo e o que tu dizes é tudo muito romântico, mas há que ter um pouco noção da realidade, é que deixaste de produzir um produto para depois importar o mesmo produto, deixaste assim de ter independência energética, com isto vais pagar mais caro os custos da electricidade. Quando os devaneios ideológicos passam à frente da responsabilidade é o que acontece, para a descarbonização convinha ter planos e metas, não tomar medidas por razões ideológicas, falei da Alemanha que a partir de 2030 vai reduzir no carvão, a Polónia definiu que irá usar carvão até 2050. Se no dia a seguir a Espanha tiver um apagão, também em Portugal levamos com ele.
O que é que estás a dizer? Marrocos ainda há poucas meses abriu novas centrais de carvão, ao qual Portugal é dos maior compradores. É que para essa electricidade chegar a Portugal, tem que passar em primeiro pela Espanha.

Pelo teu comentário já percebi que o que interessa é ficarmos bem na fotografia e o resto que se f**a, nem que os portugueses tenham que pagar pela energia mais cara da Europa ou que tenham de passar frio nas suas casas.

Não é ser romântico, é planeamento estratégico.
Tens países a pensar a curto prazo (2/3 anos), que querem aproveitar a transição energética para produzir energias fósseis e exportar para a Europa. É o caso da Turquia ou do Egipto, que por não terem de lidar com a taxa carbónica imposta pela UE, pensam que poderão vender para países vizinhos e suplementar as carências destes. A UE já reagiu e a partir de 2026 terás a taxa aplicada também a importações.

Tens países, como a Alemanha, a não perceber a necessidade atual de transição energética e a investir em produção de carvão. Aqui é preciso compreender toda a visão global do mercado energético. Tens neste momento as grandes petrolíferas com investimentos megalómanos em renováveis. Até 2026, terás essas empresas, como a BP ou a Shell, a liderar o mercado das renováveis e a adotar a transição, deixando este lobby de pressionar as cúpulas políticas para atrasar o processo, e terás nações como a Alemanha retrógadas no processo a serem obrigadas a importar toda a energia que entretanto não trabalharam para produzir. O que diga-se, é apenas estúpido, pois a produção de renováveis já é mais barata do que as energias fósseis.

E tens Portugal, no grupo dos países com visão a longo prazo, que inclui Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia, Suíça, Áustria, a ganharem capacidade para a independência energética e se posicionarem como exportadores.
De resto, é curioso que estes países servem sempre para comparar a Portugal quando se trata de críticas negativas, mas quando optamos pela mesma estratégia, de repente passam a ser irrelevantes e os maus exemplos como a Alemanha é que servem de comparativo.

PS. Portugal já paga das energias mais caras da Europa. Este plano visa reverter isso.
PSS. Eu referi que Marrocos não produz carvão. Não disse que não produzia energia à base de carvão. Até 2026, vai deixar de a conseguir vender para Portugal, e é por isso que os campos de solar que estão a ser construídos atualmente serão importantes também para nós.

• Like
Reações: Czarli9

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,930
9,365
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Não acho que sejamos uma Venezuela. Mas preferia ter um País em que o estado não tivesse tanto peso na economia. Sabes assim só de alto, de quanta gente depende do estado para o seu rendimento mensal ? Estamos a falar de 10 Milhões de habitantes aprox. .... Agora faz uma pequena pesquisa e vê quanta gente tem a seu "Cargo " o Estado. Eu até me assustei ao ver o numero e explicou-me em parte porque não sairmos da cepa torta...
Seria de mau tom começar a despachar pensionistas... não há muito a fazer quanto a isso, não num horizonte próximo. Nem os partidos parecem particularmente predispostos a propor soluções. O número de beneficiários de prestações sociais como o RSI (cuja despesa anual daria para comparar pouco mais de dois Joões Félixes, acrescento) e o abono de família tem vindo a diminuir significativamente ao longo do tempo. Também podemos notar que, sem transferências sociais, incluindo pensões, o risco de pobreza abrangeria mais de 40% da população portuguesa. Significa isto que o apoio estatal, sob as suas múltiplas formas, é efectivamente necessário e não pode ser retirado. Não é problema de agora.

Não será fácil vender a ideia de que a governação dos últimos anos virou o país para um extremo económico, quando Rui Rio anunciava, há não muito tempo, que o PSD tinha o seu próprio Mário Centeno, o homem do famoso superavit. Note-se que o governo foi derrubado por partidos de esquerda devido, em parte significativa, a diferendos quanto à lei laboral e à gestão dos fundos da segurança social.

Portugal é o país com maior peso das pensões de velhice | Jornal Económico (jornaleconomico.pt), sobre as prestações sociais na União Europeia.

Última edição:

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Não é ser romântico, é planeamento estratégico.
Tens países a pensar a curto prazo (2/3 anos), que querem aproveitar a transição energética para produzir energias fósseis e exportar para a Europa. É o caso da Turquia ou do Egipto, que por não terem de lidar com a taxa carbónica imposta pela UE, pensam que poderão vender para países vizinhos e suplementar as carências destes. A UE já reagiu e a partir de 2026 terás a taxa aplicada também a importações.

Tens países, como a Alemanha, a não perceber a necessidade atual de transição energética e a investir em produção de carvão. Aqui é preciso compreender toda a visão global do mercado energético. Tens neste momento as grandes petrolíferas com investimentos megalómanos em renováveis. Até 2026, terás essas empresas, como a BP ou a Shell, a liderar o mercado das renováveis e a adotar a transição, deixando este lobby de pressionar as cúpulas políticas para atrasar o processo, e terás nações como a Alemanha retrógadas no processo a serem obrigadas a importar toda a energia que entretanto não trabalharam para produzir. O que diga-se, é apenas estúpido, pois a produção de renováveis já é mais barata do que as energias fósseis.

E tens Portugal, no grupo dos países com visão a longo prazo, que inclui Noruega, Suécia, Dinamarca, Islândia, Suíça, Áustria, a ganharem capacidade para a independência energética e se posicionarem como exportadores.
De resto, é curioso que estes países servem sempre para comparar a Portugal quando se trata de críticas negativas, mas quando optamos pela mesma estratégia, de repente passam a ser irrelevantes e os maus exemplos como a Alemanha é que servem de comparativo.

PS. Portugal já paga das energias mais caras da Europa. Este plano visa reverter isso.
PSS. Eu referi que Marrocos não produz carvão. Não disse que não produzia energia à base de carvão. Até 2026, vai deixar de a conseguir vender para Portugal, e é por isso que os campos de solar que estão a ser construídos atualmente serão importantes também para nós.
Planeamento estratégico? Deixa-me rir... o teu plano é Portugal deixar de poluir para a incentivar a poluição em outros países(a energia tem que chegar cá por alguma forma), é isso a tua ideia de sustentabilidade? Eu peguei no exemplo da Alemanha, porque é a maior economia da Europa, se a Alemanha quisesse deixaria no dia a seguir produzir energia à base de carvão, mas não o faz porque não existem soluções curto prazo que dão a mesma garantia, ainda mais quando estamos a atravessar num período de maior carência energética. As energias renováveis não dão garantias que a energia chega a todos. Tu se calhar deves viver num apartamento de 10 m², de um grande centro urbano, mas esqueces que há zonas do interior como o Alentejo que atravessam longas secas, onde a chuva é muito pouca, que nem as barragens conseguem encher, o vento também não é grande coisa, e tens localidades no Alentejo onde inverno consegue ser mais rigoroso que em muitas localidades do Norte de Portugal(nesta última noite em Évora estavam 2 graus, enquanto que no Porto estavam 7 graus), em que o sol não é suficiente para a altura da época, ainda por cima com casas que nem sequer estão bem isoladas durante as épocas de frio. Queres comparar o isolamento de um casa em Portugal com esses países todos que te referiste? A Suécia que tanto apontaste tem das energias mais caras da Europa, que grande exemplo a seguir.
Como é que é? Como é que vamos pagar mais barato, quando dependemos de terceiros? Qual é essa ciência?

Última edição:

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,195
10,182
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
O problema é exactamente esse, é que estamos a colocar a carroça à frente dos bois, estamos a aumentar o salário minímo sem garantir o aumento salário médio e andamos constantemente a aumentar o salário minímo às mijinhas. Com isto estamos cada vez mais a ter um salário minímo próximo do salário médio, ou seja, a nivelar tudo por baixo, aí sim é caso para falar da Venezuelização de Portugal.
Depois para aumentar o salário minímo, o custo de vida sobe automaticamente, e se não garantires que o salário médio não aumenta as pessoas vão perdendo poder de compra, por exemplo se aumentares o salário minímo para 750€, tens que garantir que quem ganha 830€(a título de exemplo) também tenha sido aumentado, porque se não quem ganha esse valor(830€) por cada aumento de salário minímo vai perdendo cada vez mais poder de compra.

Boa! andar com um ordenado minimo com 475 euros é que era normal. O perigo é todos terem um ordenado minimamente decente. O cenario tipico de quem olha so para si. Como so se aumenta o salario minimo esta mal. O espirito tuga no seu explendor. Ou seja a parte mais pobre de Portugal passa a ter um ordenado mais decente e o poder de compra desce em Portugal. Nao! e Nao! havendo mais ordenados decentes havera sempre mais poder de compra. O custo de vida todos os anos sobe aumentando ou nao o salario minimo. Se concordo q os medios deviam ser aumentados obvio que sim mas nao entender que das duas situações esta é claramente melhor para todos é so querer ver so o seu proprio umbigo. Tugas a ser apenas Tugas

• Não gosto
Reações: tripeiro_de_gema

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Boa! andar com um ordenado minimo com 475 euros é que era normal. O perigo é todos terem um ordenado minimamente decente. O cenario tipico de quem olha so para si. Como so se aumenta o salario minimo esta mal. O espirito tuga no seu explendor. Ou seja a parte mais pobre de Portugal passa a ter um ordenado mais decente e o poder de compra desce em Portugal. Nao! e Nao! havendo mais ordenados decentes havera sempre mais poder de compra. O custo de vida todos os anos sobe aumentando ou nao o salario minimo. Se concordo q os medios deviam ser aumentados obvio que sim mas nao entender que das duas situações esta é claramente melhor para todos é so querer ver so o seu proprio umbigo. Tugas a ser apenas Tugas
Desculpa??? Não percebeste absolutamente nada daquilo que eu escrevi.
Aposto, que nem te deste ao trabalho de ler o meu comentário como deve ser e muito menos ler o artigo que publiquei, que é do final do ano passado. Portugal com salário minímo nos 650€ em 2020 tem menor poder de compra quem em 2010, quando o salário estava nos 475€ e tu vens dizer que o poder de compra aumenta consoante os ordenados. Já que acusas os outros de olharem para o seu próprio umbigo consegues explicar isso ou não te interessa?
Já que me acusas de olhar para o meu próprio umbigo, aqueles que ganham pouco mais que o salário, como é que é? E ainda com um rombo no IRS. Tu é que estás olhar para o teu próprio umbigo.

• Like
Reações: VenusInFurs

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,195
10,182
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Desculpa??? Não percebeste absolutamente nada daquilo que eu escrevi.
Aposto, que nem te deste ao trabalho de ler o artigo que publiquei, que é do final do ano passado. Portugal com salário minímo nos 650€ em 2020 tem menor poder de compra quem em 2010, quando o salário estava nos 475€ e tu vens dizer que o poder de compra aumenta consoante os ordenados. Já que acusas os outros de olharem para o seu próprio umbigo consegues explicar isso ou não te interessa? Já que me acusas de olhar para o meu próprio umbigo, aqueles que ganham pouco mais que o salário, esses que se f**am.
Conversa tipica de quem fala pelo q vê na poluição do jornalismo e televisoes de Portugal. Bem te podes rir eu ri-me a brava foi do que escreveste. Entao o aumento de custo de vida so apareceu desde q o salario minimo aumentou foi? antes nao existia lol? Sempre foi assim
Entao se os 3 milhoes de pobres têm mais ordenado e os outros têm o mesmo o poder de compra é menor?
Essa é uma das tipicas conversas q se ve na televisao para precisamente os gordos continuarem cada vez mais gordos e os magros cada vez mais magros. Bom bom era manter o ordenado minimo nos 475 euros mais uns anos seguidos porque nao se aumenta o medio tb. Antes o rdenado de 475 equivalia a 800 actuais era isso. E-u olhar para o meu umbigo lol eu sou um dos tais q seria mt prejudicado daqui a 3 anos se o ordenado minimo chegar onde esta estabelecido tenho gajos a entrar na minha empresa com o mesmo ordenado que eu com 15 anos de casa mas consigo ver o cenario para alem do meu umbigo.

tripeiro_de_gema

26 Maio 2014
12,958
7,025
Conquistas
5
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
Conversa tipica de quem fala pelo q vê na poluição do jornalismo e televisoes de Portugal. Bem te podes rir eu ri-me a brava foi do que escreveste. Entao o aumento de custo de vida so apareceu desde q o salario minimo aumentou foi? antes nao existia lol? Sempre foi assim
Entao se os 3 milhoes de pobres têm mais ordenado e os outros têm o mesmo o poder de compra é menor?
Essa é uma das tipicas conversas q se ve na televisao para precisamente os gordos continuarem cada vez mais gordos e os magros cada vez mais magros. Bom bom era manter o ordenado minimo nos 475 euros mais uns anos seguidos porque nao se aumenta o medio tb.
Claro tu é que sabes, é com economistas do sofá como tu que o pais vai mesmo avançar, já que és um expert na matéria diz lá qual a tua solução, ou só vale mandar bocas?
Lá porque eu acho o salário minímo deve ser aumentado de forma sustentável, não faz com que eu olho para o meu próprio umbigo. Eu também acho vergonhoso termos dos salários minímos mais baixos da Europa, mas não é lá muito responsável aumentar o salário minímo apenas por decreto. Porque não te esqueças que que há muita gente no privado que ganha apenas 100€ acima do salário minímo e que estão constantemente a perder poder de compra.

Continuas a não responder à minha pergunta, só estás a desviar a conversa para aquilo que te convém. Mas um facto indesmentível é que o poder de compra dos portugueses com 650€ em 2020 é menor que há de 10 anos atrás com 475€, mas já vi que achas que é tudo uma conspiração da CS portuguesa.

Última edição:
  • Like
Reações: VenusInFurs

nuno40

Tribuna Presidencial
28 Abril 2018
10,195
10,182
Conquistas
3
  • Pinto da Costa
  • Alfredo Quintana
  • Reinaldo Teles
Claro tu é que sabes, é com economistas do sofá como tu que o pais vai mesmo avançar, já que és um expert diz lá a solução, ou só vale mandar bocas?
Lá porque eu acho o salário minímo deve ser aumentado de forma sustentável, não faz com que eu olho para o meu próprio umbigo. Eu também acho vergonhoso termos dos salários minímos mais baixos da Europa, mas não é lá muito responsável aumentar o salário minímo apenas por decreto. Porque não te esqueças que que há muita gente no privado que ganha apenas 100€ acima do salário minímo.

Mas continuas a não responder à minha pergunta, só estás a desviar a conversa para aquilo que te convém. Mas um facto indesmentível é que o poder dos portugueses com 650€ é menor que há de 10 anos atrás com 475€, mas isso não te convém.
Bons bons sao os economistas actuais. A maior parte deles actuam conforme as cores que lhe interessam e realmente têm feito um trabalho maravilhoso neste país(nota-se). Quanto a pergunta entao imagina desses 10 anos quantos anos houveram pessoas a ganhar 475 euros e o poder de comprar era cada vez menor. O importante é tirar mt gente da pobreza e de terem uma vida minimamente decente. O que não é responsavel é ter um país como o nosso com um ordenado minmo de 475 anos a fio.
Se tudo devia ser proporcional em relação ao minimo e médio obvio que sim.