Actualidade Nacional

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,930
9,367
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Arre... que és pior que as melgas. Tu ainda não percebeste que só tu é que estás indignado com esta situação? Tu falas como fosses algum Mahatma Gandhi, que só tu é que tens o pensamento certo. Tu não apresentas argumentos estruturados, falamos em alhos tu falas em bugalhos, tu pareces uma criança beata de 10 anos. Tu insistes na cassete "que são os tribunais que fazem justiça e não a polícia", mas alguém disse o contrário? Mas é isso que está em causa?
Estamos a falar de uma fotografia? De fugitivos que andavam desaparecidos durante 1 semana e tu fazes um bicho de sete cabeças à volta do assunto ou melhor do não assunto.

Sim falei do Sócrates, depois vens falar que isso partiu da instrução superior, lol... eu estou mesmo a ver a instrução superior a dizerem aos jornalistas "filmem à vontade", é que isso não faz sentido nenhum. Mas no entanto não te indignas perante fugas de informação como tu te indignas com uma fotografia. Criticas o MP, mas o Ivo Rosas ainda assim acusou Sócrates de ter praticado 5 crimes e foi acusado de ser corrupto, aliás ele nunca chegou a responder de onde vieram os milhões. Mas pior é esse Sócrates vir a público tecer considerações públicas sobre os juízes que os estão a julgar durante o processo, condicionamento ou coacção também é crime, mas isso passou-te ao lado.

Eu não sou radical, sou uma pessoa pragmática, o que eu quero é resultados práticos, para mim filosofias não resolve o problema, como se diz de promessas feitas o inferno está cheio.

Tu vais ser o próximo autor do terceiro testamento, parabéns.
Não é necessário ser-se Gandhi para se ter e mostrar alguma educação, é até algo relativamente elementar. As boquinhas da criança beata e tal... não é necessário colega, pelo contrário, é até extremamente deselegante. E infantil. Nem compreendo a necessidade de tal comportamento, visto não o ter tratado particularmente mal ou lhe faltado ao respeito. À consideração da moderação.

Aliás, não tenho qualquer pretensão de que seja suspenso, seria em muito excessivo. Somente que se modere um pouco, o suficiente para se ter uma discussão civilizada, mesmo que acesa. O normal.

... o colega trouxe a fotografia para discussão, escreveu que a sua divulgação configurou um procedimento normal da actuação policial, o que está longe de corresponder à verdade, como o próprio deve saber, e acrescentou que a polémica revelou de alguma forma um esboroar dos valores sociais. Limitei-me a responder-lhe. Como bem se recorda, vários actores expressaram reservas quanto ao invulgar e desnecessário, acrescento, procedimento de alguns responsáveis das forças policiais e o assunto ganhou tracção. Prova de que o incómodo foi expressivo.

Culpa do própria polícia, na verdade, que provocou a situação. Seguramente haverá muita matéria passível de reivindicação para melhor segurança e melhor actuação policial. Melhores meios, subsídios adequados aos riscos da profissão, salários condignos, melhor formação... coisas concretas, reais, que valorizem a trabalho das forças de segurança. Andar pelas redes sociais a publicar fotografias de pessoas algemadas não fará muito pela causa policial ou pela segurança do país. Nem pela credibilização da autoridade. Pelo contrário. ... portanto está a defender o quê ao certo? Que a divulgação feita naqueles moldes é uma prerrogativa da polícia? Que aquela é a actuação correcta?... Claro que suscitou polémica, e claro que é legítimo colocar objecções.

Acha mesmo pouco razoável defender que é possível executar a detenção, e os trabalhos a ela associados, sem recorrer à divulgação das fotos nas redes sociais? Não consegue ver que é possível agir correctamente sem criar uma situação por completo desnecessária e inútil?

Sabe lá com o que me indigno ou não... apenas escreve coisas. Mas se se preocupa com a atitude geral da sociedade relativamente à Justiça e à autoridade, certamente quererá que ambas actuem com eficácia, correcção, discrição e sem episódios rocambolescos dos quais nada de positivo se extrai. Como foi o caso. Como acontece quando alguém informa as câmaras para que se desloquem a certo sítio para registar uma detenção, quando se violam as regras dos procedimentos legais.

Última edição:

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,235
9,766
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
A publicação da fotografia com eles algemados tem toda a relevância para a população local onde aconteceram os crimes violentos, mais concretamente para as vítimas do crime violento que eles cometeram. Com toda a certeza que dormiram mais descansados a partir daquele momento. É incrível como é preciso explicar isto.

Quem ignora isto para se focar única e exclusivamente nos direitos dos criminosos não tem qualquer autoridade moral ou ética para abordar este tema, na minha opinião.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,930
9,367
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
A publicação da fotografia com eles algemados tem toda a relevância para a população local onde aconteceram os crimes violentos, mais concretamente para as vítimas do crime violento que eles cometeram. Com toda a certeza que dormiram mais descansados a partir daquele momento. É incrível como é preciso explicar isto.

Quem ignora isto para se focar única e exclusivamente nos direitos dos criminosos não tem qualquer autoridade moral ou ética para abordar este tema, na minha opinião.
O que tranquilizou a população foi portanto a divulgação da fotografia, não a detenção dos foragidos. Que quer que lhe diga...

É essa a prática comum? Sempre que a polícia faz uma detenção publica as fotos em redes sociais da própria polícia ou organizações policiais?

O colega conhece os rostos de todos os reclusos das cadeias portuguesas? Tem acesso a uma base de dados sobre todos os condenados pelo sistema?

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,235
9,766
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
O que tranquilizou a população foi portanto a divulgação da fotografia, não a detenção dos foragidos. Que quer que lhe diga...

É essa a prática comum? Sempre que a polícia faz uma detenção publica as fotos em redes sociais da própria polícia ou organizações policiais?
Se fosse o meu avô a ser espancado e roubado por aqueles bandidos acredita que me faria toda a diferença ver a cara de vergonha deles por serem apanhados.

A Justiça é também para as vítimas.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,930
9,367
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Se fosse o meu avô a ser espancado e roubado por aqueles bandidos acredita que me faria toda a diferença ver a cara de vergonha deles por serem apanhados.

Isso não é um argumento aceitável e deveria sabê-lo. Não é aceitável porque pressupõe que a actuação policial deve responder aos anseios das vítimas ou de quem se sente inseguro, quando na verdade deve dar resposta às infracções à lei. Não são as vítimas que definem a aplicação da Justiça. Se fosse a minha avó, também eu estaria na linha da frente para fazer justiça pelas minhas próprias mãos. Mas ainda bem que isso não é possível. A captura era o que importava, sendo o acto que permitia restabelecer a segurança quanto àquelas pessoas. Foi o que se verificou. O resto não era necessário, somente gerou polémica. Tanto pior por ter acontecido em canais da própria polícia e das suas estruturas.

Última edição:

Almadedragao

Tribuna Presidencial
16 Julho 2018
9,235
9,766
Conquistas
9
  • Reinaldo Teles
  • Bobby Robson
  • Paulinho Santos
  • Jorge Costa
Isso não é um argumento aceitável e deveria sabê-lo. Se fosse a minha avó, também eu estaria na linha da frente para fazer justiça pelas minhas próprias mãos. Mas ainda bem que isso não é possível.
Novamente a colocares palavras na minha boca, escreves bem mas com pouca capacidade de interpretação. Onde é que foi falado fazer justiça pelas próprias mãos?

Se não percebes (ou pior, não queres perceber) a diferença entre VER a cara de quem fez mal aos teus familiares, amigos e vizinhos ou receber apenas uma notificação das autoridades então nada posso fazer por ti. É sinal que nunca passaste por uma situação traumática, e ainda bem.

• Like
Reações: tripeiro_de_gema

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,930
9,367
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Novamente a colocares palavras na minha boca, escreves bem mas com pouca capacidade de interpretação. Onde é que foi falado fazer justiça pelas próprias mãos?

Se não percebes (ou pior, não queres perceber) a diferença entre VER a cara de quem fez mal aos teus familiares, amigos e vizinhos ou receber apenas uma notificação das autoridades então nada posso fazer por ti. É sinal que nunca passaste por uma situação traumática, e ainda bem.
A actuação da polícia não se pode balizar pelos sentimentos da população, deve obedecer a regras formais. Não mais que isso. Posso querer que todos os criminosos sejam fotografados e que se crie um mural no Facebook com os seus rostos. Não espero que a polícia actue na observância dos meus sentimentos. É irrelevante que as pessoas queiram ver a cara dos detidos. O que é relevante é apurar se isso é de facto uma possibilidade facultada pela lei, se é uma prática corrente, normal... ; se, a ser legítimo, é um acto que deva ser levado a cabo pela própria polícia ou por outras entidades. E certamente será algo aberto a discussão, como se comprovou.

... ninguém se insurgiu contra a necessidade de capturar e punir as pessoas em questão. A discussão gerada não revelou qualquer sinal de oposição à Justiça, ao papel legítimo das forças policiais na manutenção da ordem ou fractura quanto a valores fundamentais.

Última edição:

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
24,842
15,465
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
15.176 contumazes em Portugal. Apareceu agora no 6ª às 9 na RTP. Foram citados alguns, tudo "boa gente" abriam empresas sacavam empréstimos nos bancos, alguns recebiam subsídios do Estado e depois desapareciam.

Indiana Jones

Lugar Anual
25 Maio 2020
25,752
45,309
Conquistas
1
Faro
  • Dezembro/21

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,950
6,751
Bragança

A Justiça não é também para as vítimas. A meu ver é especialmente para elas. A mim não me interessa o que fez alguém ser criminoso, se cresceu pobre, Bla Bla. Houve milhões que cresceram com poucas posses e não andam por aí a vitimar outros. Isso da criminalidade estar associada ao ambiente onde foram educados, não tem causa de probabilidade. Há tantos criminosos de classe pobre, média, média alta e alta percentualmente. Há mais criminosos de classe média que alta ? Sim. Mas percentualmente não. basta de desculpabilizacão, a culpabilização ou não é o motivo porque os tribunais existem . Se são culpados de um crime é dize-lo, sem papas na língua.

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,655
15,076
Invicta
www.google.com
10€ , 5.66litros ...

E é isto ...

Ou nós, o povo, fazemos alguma coisa , ou não sei onde isto vai parar.

Neste ano e até ao momento , foram 33 as subidas de preço. Segunda ou Terça feira volta a subir.

Enviado do meu SM-A105FN através do Tapatalk

• Like
Reações: wolfheart

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
4,950
6,751
Bragança
Está a cair a ficha aos portugueses finalmente, do encargo que 65 por cento de um imposto sobre os combustível,faz á conta bancária ao fim do mês. Entretanto, milhares de milhões, estão a ser enfiados na TAP...com os resultados de décadas á vista, alguns governantes acham que a TAP e os seus crónicos prejuízos devem ser os portugueses a pagar....dinheiro esse que daria para tantas coisas...inclusive poder baixar este imposto ladrão... Vão votar nas eleições.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,576
28,753
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Um aumento não diria, mas um aumento de proporção e de atrevimento da criminalidade que só se via nos EUA e assim, existe...
Além da total impotência das forças policiais.

Só pensa em demagogia, quem não lida com estes meliantes dia a dia, como infelizmente eu lido na minha atividade profissional.

O mais preocupante é o despeito total dos criminosos.

Tempos tenebrosos se aproximam. Como não temos desde a primeira república. Insegurança, criminalidade, desvario e etc, porque o estado está a perder toda a autoridade.

Aconselho a quem tiver possibilidades de se defender por meios próprios, embora seja um risco legal enorme.
Pelo que escreves presumo que sejas polícia.. Ou algum agente de autoridade qualquer..
Se és, o que escreveste é muito grave. o que vale é que é escrito num fórum e ninguém liga a nada disto de verdade.
E cada vez mais temos neste espaço pessoas a defender penas de morte. prisões perpétuas e agora justiça pelas próprias mãos. Até onde isto irá é de facto um mistério.

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
830
528
Em Inglaterra, estes britânicos ou se fossem portugueses, iriam urinar sangue durante muito tempo.

Nós cá não estamos habituados a lidar com este tipo de criminalidade tão despeitada. Eles estão. E nós vamos passar a estar. E inevitavelmente vai acabar a dar mais poder à polícia e mais rigor ao MP na aplicação de penas duras em quem agride o Estado!

Precisamos é de um governo sem dogmas políticos e com vontade de resolver estes problemas, antes que este país consiga acabar com o pouco que nos coloca na frente da Europa: a segurança!
A atitude policial tem refletido isso mesmo, existe uma passividade não oficial, como consequência de todo o barulho com referência aqueles principais processos.

Ansioso para ver o reflexo de tal.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,576
28,753
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Estamos a falar de um caso mediático que remonta a 2018. Estes 3 rapazes fugiram do estabelecimento prisional do Porto, andaram desaparecidos durante 1 semana, detinham notas de 40 mil euros e já se preparavam para fugir do país. No entanto passado uma semana estes fugitivos foram de novo capturados pela polícia e a polícia publicou esta foto, que até é um procedimento costume na polícia. E como se pode ver pelas fotos estes rapazes aparecem com uma cara de cães vadios, no entanto com estas fotos a malta das redes sociais lembrou-se em ficar "indignada" e lembraram-se em cair sobre os polícias, chegando mesmo a pedir a suspensão dos mesmos(os polícias que capturaram estes bandidos ou seja os mesmos que cumpriram o seu trabalho), até deputados do BE reagiram. Peguei neste caso só para demonstrar como os valores da sociedade estão trocados.
A pena de morte já é algo diferente, estamos a falar de algo mais ideológico, e mesmo assim é muito raro ver as pessoas hoje em dia defender a pena de morte, para ser sincero não conheço ninguém que defenda essa prática, aliás não existe pena de morte em Portugal há mais de 200 anos, no entanto não acho descabido a ideia da prisão perpétua.
Não podemos atribuir "narrativas" a um partido, porque a verdade é que o país parou no tempo, o nosso sistema é pouco funcional, temos uma constituição obsoleta. Não digo que o nosso sistema esteja um caos, mas parece que estamos entrar num regime semi-anárquico, em que todos fazem o que querem.
Por exemplo alguma vez um réu se pode dar ao luxo de vir tecer considerações públicas sobre os juizes que o vão julgar e ainda acha que pode escolhê-los, estou a falar de Sócrates.

Só dá importância aquilo que se passa nas redes as pessoas que não têm mais nada que fazer.
As redes sociais valem o que vale. Neste espaço a maioria é contra JNPC e no entanto a vida real reelegeu-o com mais uma maioria. E nem sequer me apetece discutir se fizeram bem se fizeram mal (nem me importa nada disso de facto).. O que me faz espécie é por exemplo que esses fulanos tenham sido capturados, espancados e agora estão presos e bem presos, e no entanto, salgados, rendeiros e por aí fora continuam cá fora quando os impactos das suas acções são INFINITAMENTE superiores aqueles que estes dois animais fizeram. E o vosso silêncio em condenar este tipo de pessoas também é algo sintomático dos problemas graves que iremos sempre atravessar. Porque nunca se aprende com os erros. Seremos sempre um país de criminosos e chico espertos porque de facto a população portuguesa com esse género de pessoas é mais solidária (desde que que não sejam ciganos).

Quanto à pena de morte e das narrativas de um partido, nota-se que andas distraído..

Os militantes do Chega rejeitam a pena de morte para crimes como o terrorismo ou o abuso de menores. Em referendo realizado este sábado, 56% dos militantes pronunciou-se contra a pena de morte e os restantes 44% a favor.

DragaoCV

Superior
5 Agosto 2021
40
46
Pelo que escreves presumo que sejas polícia.. Ou algum agente de autoridade qualquer..
Se és, o que escreveste é muito grave. o que vale é que é escrito num fórum e ninguém liga a nada disto de verdade.
E cada vez mais temos neste espaço pessoas a defender penas de morte. prisões perpétuas e agora justiça pelas próprias mãos. Até onde isto irá é de facto um mistério.
E sobre o que escrevi antes, que no fundo é o que interessa? Nada?

Não te preocupa que a polícia atualmente se comporte como uma professora primária, em que só regista os comportamentos dos meliantes e fica totalmente passivo?

Quando te calhar a ti secalhar...

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
39,576
28,753
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
E sobre o que escrevi antes, que no fundo é o que interessa? Nada?

Não te preocupa que a polícia atualmente se comporte como uma professora primária, em que só regista os comportamentos dos meliantes e fica totalmente passivo?

Quando te calhar a ti secalhar...
Um polícia (vamos acreditar que sim) que apela à justiça popular para mim não merece respeito. É um irresponsável e igualmente criminoso.
E acima de tudo é uma pessoa que pura e simplesmente está na profissão errada.
Desculpa.

E esse argumento do "se calhar a ti ou a um dos teus" é tão abjeto que nem sei o que dizer sinceramente.
Fiquemos por aqui.

DragaoCV

Superior
5 Agosto 2021
40
46
Um polícia (vamos acreditar que sim) que apela à justiça popular para mim não merece respeito. É um irresponsável e igualmente criminoso.
E acima de tudo é uma pessoa que pura e simplesmente está na profissão errada.
Desculpa.

E esse argumento do "se calhar a ti ou a um dos teus" é tão abjeto que nem sei o que dizer sinceramente.
Fiquemos por aqui.
Não sou polícia. Não pertenço a nenhuma força de autoridade. Não sou empregado do estado. Tu é que o assumiste.

Entre ver o meu filho ou a minha mulher agredidas ou pior e eu ir à barra dos tribunais porque dei um balazio num meliante, eu prefiro claramente a segunda. Só peço que isso nunca aconteça, porque sei que vou ter o devido castigo. E se quebro a Lei, tenho que pagar. Simples.

Torno a dizer, ao longo da minha profissão lidei com muita, muita gente com as mesmas ideias pacifistas que tu ( que aplaudo ), mas para se atingir a paz, muitas vezes os fins são violentos.

E sem uma força de autoridade forte, dissuasora e respeitada não existe estado de direito.

Abjecto para mim são acções. Não palavras. É um miúdo estar numa fila para um bar e levar um banano e ficar por ali. É haver grupos que causam o pânico no Alentejo, sem que o Estado os detenha. É turistas agredirem polícias. É parvalhões com uma sirene da polícia a gozarem e a coagirem o simples cidadão. É não se poder ir a certas zonas do Porto e Lisboa ( não são bairros! ) a partir de certas horas. É a total inoperância do Estado perante o aumento da violência. É a total passividade do Estado perante a degradação da democracia. Porque sem segurança, não há democracia.

Vocês focam-se muito em palavras. Porque isto é mau de se ser dito. Porque aquilo não se diz. E pouco na prática. A indignação é gourmet. Seletiva.

Ninguém pede milícias. Pelo menos sou absolutamente contra isso. Peço mais rigor, rigidez e disciplina na aplicação da Lei. Tudo dentro dos trâmites legais. Sou contra a perpétua. Contra a pena de morte. Isso é barbárie.

Mas nada tenho contra o cidadão que se defende, perante a ameaça de terceiros e uma vez que o Estado é incapaz de o defender. Terá que se submeter ao tribunal depois. Mas pelo menos está cá para se poder defender.

É peço menos choro por um criminoso. Peço mais choro pela mãe do Paulo. Peço menos simpatia pelo traficante. Peço mais simpatia pelo polícia que o consegiu apanhar. Menos simpatia por um meliante que leva umas bastonadas da autoridade. Mais simpatia por um agente que foi parar ao hospital por tentar impedir um monstro de matar a companheira.

Peço mais simpatia pelo bem e abjecção pelo mal.

• Like
Reações: simao977