Lá está, não seria grande novidade e vem no decurso do que venho a falar sobre terem feito uma aposta baseada no desempenho desportivo e que necessita de ser financiada, essencialmente, com a venda de jogadores vindos da formação..
Uma hipotética venda do Nuno Mendes paga isto e sobra? Vinagre com claúsula obrigatória de 10M, Porro com opção de 8.5M, se o Virgínia tiver opção de 1.5M estão aqui mais 20M de despesa garantida..
Bem, mal? Não trazem grande novidade, replicam o que já fazemos há anos, apostar em entradas e boas campanhas de Champions, alavancar isso com bons jogadores e viver nesse limbo em que basta um ano mau para levar um rombo nas contas.. O que eles trouxeram à mesa é que em vez de apostas arriscadas em malta desconhecida, partilham passe com o Famalicão por jogadores numa fase mais avançada do processo de maturação..
Abordagens, pagar 6.5M por metade do Pote, que já veio de uma boa época na Liga e na hora da venda quem lucra mais é o Fama ou pagar 15M pelo Pepê em estreia europeia mas com maior potencial e pode gerar uma venda muito mais lucrativa do que o Pote.. Cada um terá a sua preferência..
O Varandas teve a sorte de aterrar num clube com muito dinheiro, tinha no plantel jogadores com os quais fez 200M, e contrato da NOS, alias acho que é o unico presidente da SAD do sporting que pega no clube com capitais proprios positivos ( agora já vai em 40M negativos).
Até entrar o Amorim estavam a ir no caminho certo rumo a falencia acho que errou em tudo o que fez em termos de gestão de ativos, acho que não acertou em 1 unico jogador, agora com amorim o que contratam é para ser titular e tem os custos com o pessoal controlados sendo o lado negro estarem a partilhar os passes e contratarem jogadores por valores muito elevados.
Eles sem dinheiro de cahmpions e de transferencias devem ficar nos 50M negativos este valor agora vai em principio começar a subir por via das amortizações irem aumentando e o juros tambem irem aumentando ( vai em 5M neste momento)
Em resumo o limbo deles neste momento não é muito grande, (50M VS uns 140M da nossa parte), penso que o FCP se conseguisse controlar Cusstos com pessoa, FSE e Juro da divida para valores semelhantes aos deles ficaria numa posição bem gerivel.
O problema da comparação do Pote com o Pepê, é que o Pote foi contratado para ser titular, o Pepê é suplente, e no caso do Pepê entregamos parte das mais valias ao clube comprador, alem de que o Pote é um ano mais novo, não sei se o potencial será assim tão maior neste momento.