Tens uma bola de cristal que consiga adivinhar o futuro, que consiga saber quando e onde vai surgir uma nova variante de preocupação? As vacinas estão feitas para o que existe, não para o que poderá vir a existir!! Nem sabemos, caso surja uma nova variante de preocupação, qual a sua sequência genética! Como é que vamos saber o impacto destas vacinas na mortalidade de algo que não existe?!
Mentiram sobre a transmissão do vírus? Ninguém mentiu! Aliás, e isso foi algo sempre dito, era necessário esperarmos que várias pessoas fossem vacinadas para perceber as dinâmicas de transmissão. E a vacina era eficaz contra as variantes anteriores. E mesmo para a Delta, apesar de provavelmente ser menos eficaz, parece conferir algum grau de proteção ainda. Mas mais uma vez, alguém aqui tem uma bola de cristal para adivinhar que iria surgir a variante Delta? O que se dizia, era em relação ao que se conhecia na altura!
Estás a falar do quê? Medicamentos? Só a dexometasona parece conferir alguma vantagem, e somente para doentes hospitalizados. Todos os outros fármacos estudados caíram em fases mais avançadas dos ensaios clínicos.
Eu não sei o que páginas andas a ler nos Facebooks, mas um vírus, independentemente qual seja, muta. Uns podem mutar mais rapidamente que outros (o da gripe, por exemplo, muta muito mais que o SARS-Cov-2), mas todos mutam. Se me conseguires mostrar alguma notícia onde mostre alguém a dizer que o vírus não muta, agradecia. Mostra lá quem é que mentiu em relação a variantes.
Ninguém é obrigado a usar máscara na rua, só se não conseguir manter o distanciamento social. E, na altura disse, e volto a dizer, usar máscara na rua não é das medidas mais essenciais, mas mal não faz. É verdade que o risco de transmissão, se se conseguir manter distanciamento, é mínimo. Ao início existiu alguma confusão com as máscaras porque simplesmente não havia máscaras suficientes para todos.
Tal como disse em cima, ninguém pode prever o futuro. E ontem a Graça Freitas explicou bem isso
“O Outono e o Inverno são, por definição, duas estações de grande stress em termos de saúde”, afirmou Graça Freitas. Por isso, a DGS traçou três cenários para antecipar as estações mais frias. A task force apela a migrantes, mesmo em situação ilegal
www.publico.pt
Essa notícia é de setembro de 2020. Não sei o contexto em que isso foi dito, se se estavam a referir a alguma variante que pudesse existir em França ou não. A verdade é que a tal Prof. Lina poderia estar a referir-se a alguma mutação potencialmente perigosa (e aí tinha razão, porque em setembro de 2020 não existia). O Ricout poderia estar a referir-se às mutações que o vírus vai sofrendo, mas a esmagadora maioria delas são silenciosas, não conferem nenhuma vantagem ao vírus. O vírus desde que surgiu, em novembro/dezembro de 2020, tem constantemente estado a mutar, mas apenas algumas conjugações de mutações conferem vantagem ao vírus, e perigosidade a nós. Percebido?