Covid-19

Karadavis

Tribuna
24 Outubro 2017
4,755
5,717
Sem fechar fronteiras e com uma vacinação muito mais avançada em certos países ?
Não estou a falar disso, estou a perguntar se uma pessoa vacinada se contrair o vírus, esse vírus pode sofrer mutação? Ou só nas pessoas não vacinadas é que pode acontecer? Sou um bocado leigo nisto

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,665
46,432
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Não estou a falar disso, estou a perguntar se uma pessoa vacinada se contrair o vírus, esse vírus pode sofrer mutação? Ou só nas pessoas não vacinadas é que pode acontecer? Sou um bocado leigo nisto
Pode tornar o virus mais potente, mas ninguem sabe, vamos esperar pelo melhor.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,665
46,432
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Tudo muito bem, não há obrigatoriedade de se vacinarem, mas depois não se queixem do certificado de vacinação e etc. Afinal de contas, foi escolha vossa certo? Há consequências para as escolhas de cada um.

E rio-me quando aqueles que acusam os outros de seguir lunáticos das redes sociais e de carneirismo repetirem à exaustão as ideias dos realmente lunáticos dos Twitter e Facebooks. Pah, perdi e perco tantos anos da minha vida, quando podia, numa ida à casa de banho, obter o diploma.
Toda a gente se devia queixar do certificado, há direitos de que não se deve abdicar especialmente quando é a troco de nada e sem nenhum fundamento a não ser que o Covid aparece no restaurante mas não no supermercado..

Porque depois começam a entrar nestas coisas..

• Like
Reações: Hulk27

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,216
5,380
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Ver pessoas a queixarem-se desses certificados quando em supostas democracias como a Austrália, temos cidadãos impedidos de sair do país ou mesmo regressar do estrangeiro, dá-me vontade de rir.

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
Vocês fazem muitos filmes. É uma questão de saúde pública, excecional, é uma garantia de imunização e consequente diminuição do risco, e só é pedido em atividades não essenciais. Se o objetivo fosse retirar-nos liberdades, direitos e garantias, não seria esta, com certeza, a maneira mais eficaz.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,522
2,725
O supostas se calhar está ai bem colocado...

Ainda por cima esse certificado é uma verdadeira anedota porque um vacinado contamina como um não vacinado. Quando houver uma nova variante, veremos( ja nao é tao eficaz com a Delta) se a vacina atual é eficaz ou não em relação a mortalidade/casos graves(e clusters como foi o caso numa discoteca na Holanda). Finalmente, muitas pessoas vacinadas, pensam que estão completamente protegidas e que não contaminam, deixaram de respeitar certas regras.

" Na realidade, mais de metade (59%) das pessoas hospitalizadas em cuidados intensivos são pessoas totalmente vacinadas. "
" Outro estudo sugere que a vacina Pfizer-BioNTech é apenas 42% eficaz com esta variante. "

Última edição:

dragO12

Tribuna
7 Maio 2012
3,171
3,109
Meus caros amigos, ai e tal não sou antivax, mas...

Em zuquês, mas tão verdade

Não adianta discutir com alguém que se sabe que a outra parte vai ter sempre razão...

• Like
Reações: arkeru

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,629
1,660
Outros paises, outras mentalidades:

Presidente da Confederacao Suiça pede calma e respeito: " O inimigo é o virus, nao as pessoas que pensam de forma diferente"

«L'ennemi c'est le virus, pas les concitoyen-ne-s qui pensent différemment. Si je souligne aujourd'hui cette apparente évidence, c'est que j'observe avec une grande inquiétude une montée des tensions. Chacun-e a le droit de se forger son opinion. Mais personne n'a à subir des agressions parce que son points de vue n'est pas partagé par d'autres. Le débat et la critique sont acceptables mais pas le mépris ni la violence», a tenu à rappeler Guy Parmelin.

«Le débat et les choix politiques dans un état démocratique reposent sur le respect de chacune et chacun», a-t-il poursuivi.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,665
46,432
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Meus caros amigos, ai e tal não sou antivax, mas...

Em zuquês, mas tão verdade

Não adianta discutir com alguém que se sabe que a outra parte vai ter sempre razão...
Isso tem muito a ver com o facto de se politizar a ciencia e meter os cientistas influencers de extrema esquerda a falar de ciencia, e depois há pessoal que já não percebe que a ciencia é feita por pessoas que questionam e diversidade de opinião.

Em inglaterra as autoridades de saude não recomendam a vacina para jovens de 12 a 15 anos tal como varios medicos em Portugal de resto, mas para o pessoal da extrema esquerda são todos antivax e burros..

comité conjunto para a vacinação e imunização britânico (JCVI, na sigla em inglês) decidiu esta sexta-feira não recomendar a vacina contra a Covid-19 para os jovens saudáveis entre os 12 e 15 anos. Quanto muito haveria um “ganho marginal” e, por isso, as evidências são “insuficientes” para vacinar este grupo etário.

A autoridade de saúde britânica justifica ainda a decisão pelas reações adversas das vacinas Pfizer e Moderna, que embora extremamente raras, podem causar inflamação cardíaca. Segundo dados dos EUA, por cada milhão de rapazes vacinados entre os 12 e 17 anos foram identificados 60 casos desta reação e 8 em raparigas.

dragO12

Tribuna
7 Maio 2012
3,171
3,109
@sirmister

A ciência não é baseada em opiniões. É baseada em factos, apenas e só. Podem é sofrer alterações de acordo com os avanços da mesma ciência. Coisa perfeitamente normal ao longo dos tempos.
Relativamente à (não) recomendação da faixa etária entre os 12 e 15 anos do UK, é apenas isso. Uma recomendação. E está implícito o para já... Podia contrapor ene países que fazem a recomendação...e falo de países Europeus.

Quanto a politizar a ciência, tu próprio estás a fazê-lo ao chamar à coação a extrema esquerda. Há muita gente que dá opiniões sem ter necessidade de recorrer a tal politica das extremas. É preciso pensar pela própria cabeça. O conhecimento tem de ser filtrado sem fanatismos/exageros politico/partidários.

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
72,665
46,432
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
@sirmister

A ciência não é baseada em opiniões. É baseada em factos, apenas e só. Podem é sofrer alterações de acordo com os avanços da mesma ciência. Coisa perfeitamente normal ao longo dos tempos.
Relativamente à (não) recomendação da faixa etária entre os 12 e 15 anos do UK, é apenas isso. Uma recomendação. E está implícito o para já... Podia contrapor ene países que fazem a recomendação...e falo de países Europeus.

Quanto a politizar a ciência, tu próprio estás a fazê-lo ao chamar à coação a extrema esquerda. Há muita gente que dá opiniões sem ter necessidade de recorrer a tal politica das extremas. É preciso pensar pela própria cabeça. O conhecimento tem de ser filtrado sem fanatismos/exageros politico/partidários.
Opinião não foi a melhor palavra, a ciencia é baseada na analise de dados, e na interpretação dessa analise, e no levantamento de hipóteses, com base nos mesmos dados médicos não tem todos a mesma abordagem..

Lá está os mesmos dados, e recomendações diferentes... para já não recomendam e se calhar no futuro Portugal tambem não vai recomendar ou então o contrario..

Em que medida é que dizer que a extrema esquerda em particular a caviar, é um cancro para a sociedade em geral e em particular para a ciencia é politizar a ciencia...

dragO12

Tribuna
7 Maio 2012
3,171
3,109
Na medida em que, quem por ventura segue a vertente convergente das autoridades de saúde, corre o risco automaticamente de ser apelidado de esquerda caviar, mesmo estando-se a borrifar para a política.
Nesta situação, mais que uma recomendação, é uma estratégia para evitar fechar de novo as escolas. Isso não deve e não pode voltar acontecer. Creio que as autoridades mediram bem os prós e contras e creio que a decisão foi tomada de forma autónoma pensando no bem comum.

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,522
2,725
Opinião não foi a melhor palavra, a ciencia é baseada na analise de dados, e na interpretação dessa analise, e no levantamento de hipóteses, com base nos mesmos dados médicos não tem todos a mesma abordagem..

Lá está os mesmos dados, e recomendações diferentes... para já não recomendam e se calhar no futuro Portugal tambem não vai recomendar ou então o contrario..

Em que medida é que dizer que a extrema esquerda em particular a caviar, é um cancro para a sociedade em geral e em particular para a ciencia é politizar a ciencia...
Eu fico a espera de um estudo sério do colega, como ele é muito inteligente, ou do outro colega que deixou de aparecer quando lhe apresentas um estudo( poque obviamente as autoridades santarias suiças iam dirigir-se a quase 10M de habitantes sem ter certas certezas e tendo ainda por cima como objetivo a vacinaçao) que ele tanto pediu, que confirma que um vacinado com a variante Delta(ou com uma future variante) não contamina. É bom de saber no entanto, e nem vou falar de decisoes puramente politicas, que as mascaras que nao serviam, que o estado dos hospitais publicos e a supressao de camas mesmo em tempo de pandemia é para o nosso bem comum.

Última edição:

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
3,016
3,701
Isso tem muito a ver com o facto de se politizar a ciencia e meter os cientistas influencers de extrema esquerda a falar de ciencia, e depois há pessoal que já não percebe que a ciencia é feita por pessoas que questionam e diversidade de opinião.

Em inglaterra as autoridades de saude não recomendam a vacina para jovens de 12 a 15 anos tal como varios medicos em Portugal de resto, mas para o pessoal da extrema esquerda são todos antivax e burros..

Extrema esquerda?
Wtf?

Isto parece o discurso do Philipp, mas ao contrário.

Que crl tem a ver as vacinas com a esquerda ou a direita?
E continua-se a usar esses termos para assim diminuir a argumentação lógica.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
Eu fico a espera de um estudo sério do colega, como ele é muito inteligente, ou do outro colega que deixou de aparecer quando lhe apresentas um estudo( poque obviamente as autoridades santarias suiças iam dirigir-se a quase 10M de habitantes sem ter certas certezas e tendo ainda por cima como objetivo a vacinaçao) que ele tanto pediu, que confirma que um vacinado com a variante Delta(ou com uma future variante) não contamina. É bom de saber no entanto, e nem vou falar de decisoes puramente politicas, que as mascaras que nao serviam, que o estado dos hospitais publicos e a supressao de camas mesmo em tempo de pandemia é para o nosso bem comum.
Tenho ideia que me tinha apresentado um vídeo qualquer sobre isso, mas não vi o tal estudo que referes. Onde está ele? E tens de começar a ler melhor, porque eu respondi-te precisamente em relação ao vídeo.

Porque em ciência nunca se pode afirmar algo com 100% de certezas. Em ciência trabalha-se com probabilidades, umas mais elevadas, mais baixas, maior confiança ou menor numa conclusão, mas nunca certeza absoluta. E o problema no jornalismo em relação à ciência é que as notícias dos diferentes estudos são veiculadas como certezas e baseados em pressupostos imutáveis. Nada mais errado.

Nesse vídeo, a pessoa afirma isso com base nas cargas virais dos vacinados vs não vacinados. Na minha opinião, e tendo em conta o fator vacina, não se deve extrapolar dessa forma a relação carga viral/transmissão. Porque são vários fatores a ter em conta.

• Por um lado temos a vacinação e o efeito ao nível da transmissão, mesmo considerando a variante Delta.
  • Por outro, tendo em conta que a vacina influencia a sintomatologia, é de pensar que, com menos sintomas, menos transmissão à partida irá haver.
  • Ainda podemos incluir aqui também o fator do tempo de contágio, uma vez que os vacinados podem apresentar cargas virais elevadas, mas o tempo de contágio ser relativamente mais curto, devido, lá está, ao efeito da vacina, e isso altera (e significativamente) as dinâmicas da transmissão do vírus.
  • Finalmente, estes estudos das cargas virais são efeitos apenas tendo em conta os resultados de PCR dos testes Covid. E estas conclusões que aí aparecem nas notícias são baseadas nestes resultados. Desafio-vos a irem ler as notícias originais (jornais estrangeiros), ou mesmo os estudos, e depois vejam se eles escrevem estas conclusões absolutas. Claro que não. Até porque para se estudar a transmissibilidade, o ideal seria começar com uma série de familias, e perceber se existe ou não transmissão entre os membros vacinados e não vacinados. Após isto, alargar o espetro à comunidade, pois só aí se poderia aferir a verdadeira dinâmica de transmissão (no entanto, este é um desenho de estudo complicado de se conseguir fazer).
Ou seja, sem todos estes resultados, não se pode afirmar assim com tanta confiança essa conclusão. Seria o mesmo que dizer que o City vai ganhar a Champions porque passou a fase de grupos com o mesmo número de pontos que o Liverpool ou o Chelsea. Não sabemos como se irá comportar o City quando defrontar equipas mais fortes, ou pode mesmo chegar à final e não ganhar (exemplo algo básico, mas espero que se perceba).

Com isto não estou a afirmar que não é possível os vacinados transmitirem ao mesmo nível que os não vacinados. Digo só que não se pode afirmar com certeza, quando ainda não temos suporte suficiente e robusto.
E se reparares, nunca digo que um vacinado não contamina totalmente. Digo, e era o abordado no post, que não consigo para já afirmar qum vacinado transmite ao mesmo nível que um não vacinado.

É muito provável que as vacinas não sejam tão eficazes contra a variante Delta como contra as variantes anteriores. Mas ainda assim, oferece proteção, mesmo a nível de transmissão. Sim, estar infetado não significa automaticamente transmitir. Por outro lado, é preciso ter em conta que, mesmo após os ensaio clínicos, as vacinas não eram 100% eficazes, existe variabilidade inter-individual, nem todos os vacinados ficam protegidos (os tais 5%-10%). Se extrapolares estes valores para a população portuguesa, ou mesmo europeia, percebes logo o número imenso de pessoas que, mesmo vacinada, não consegue criar imunidade.

E em relação ao teu pedido de um estudo sério, talvez já existam alguns publicados com o meu contibuto... ou talvez não. Porque, para se fazer ciência, é só ir à casa de banho.

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
887
Estamos já no campo da politização?! Bem, vocês não têm mesmo noção de como as coisas se processam.

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
8,092
9,650
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Todos nós sabemos que a esquerda venezuelana aberlocada caviaresca domina a cultura e as artes, a ciência, o ambientalismo e as questões sociais. Essa gentalha culta, de apurado espírito científico, sólida consciência ambiental, apurado gosto artístico e forte sensibilidade social é uma ameaça ao país! Corria-os todos a tiro, se pudesse. Pois a mim não me apanham, que tenciono votar num troglodita.

Última edição: