A mim preocupa-me tudo, na verdade. As estatísticas são o que são, são utilizadas como quisermos.O que me preocupa não é o ataque. É mesmo a defesa. Porque como disseste e bem : Ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos.
Mas se eu for um bocadinho ao pormenor (até porque tenho mais do que fazer, o clube tem/ou deveria ter um/mais que um data analyst), percebo isto:
74 golos dá uma média de 2,17 golos por jogo
40 golos em casa o que dá uma média 2,35 golos por jogo.
Até aqui "tudo bem" mas isto resulta em: 13 vitórias, 3 empates e 1 derrota.
Como é que marcamos mais 10 golos em casa e os nossos rivais ganham mais/ou igual pontos em casa do que nós?
Basta retirarmos os jogos em que correm bem e os golos vão "chovendo" e as estatísticas ficam completamente alteradas:
Ganhamos 4-0 ao BSAD, 5-1 ao Farense e precisamos de ganhar 4-3 ao Tondela (em casa LOL). Só aqui, em 3 jogos, temos 32 % dos golos marcados em casa.
Isto significa que nos restam 27 golos / pelos 14 jogos restantes. O que dá uma média de 1,92 de golos por jogo para uma equipa que sofre 0,94 golos por jogo EM CASA? Parece-me arriscado dizer que atacamos bem.
Passamos de 2,35 para 1,92.
E fazendo o mesmo exercício para o Sporting eles ficam com uma média de 1,93 mas sofrem 0,56 golos por jogo.
O Porto não sofreu golos em 46% dos jogos em casa e fora. O Sporting não sofreu golos em 56% dos jogos em casa e em 65% dos jogos fora!
Para uma equipa destas tão desorganizada e que defende tão mal, para ficarmos ao mesmo nível de eficácia do Sporting precisariamos de marcar, no geral, 3,23 golos por jogo consistentemente.
Volto a repetir: Estatísticas são utilizadas como bem quisermos mas são números que não mentem.
Última edição: