Eu que livre de amarras ideológicas me confesso mas um apaixonado pela história (que um dia ainda conto aqui porque não fui para Humanidades e me dediquei à gestão, aos números e coisas de capitalista) confesso um grande arrepio quando mistura fascismo e nazismo como se fossem o mesmo.
É uma coisa muito século XXI esse hábito. Históricamente é aberrante.
A maioria nem sabe que Mussolini não é o progenitor do fascismo. Mas sim alguém que ele admirava mas não queria como adversário político, Gabriele D'Annunzio, poeta, herói de guerra, jornalista. As bases do fascismo nascem na Carta de Carnaro, quando D'Annunzio ocupa com ajuda dos arditi a cidade de Rijeka (Fiume) que continha um grande número de italianos e que havia ficado entregue aos jugoslavos após a 1a Guerra. Declara um estado independente com princípios corporativistas.
Toda a panóplia de estado fascista se Mussolini nasce de D'Annunzio, os seus discursos para multidões a sua capacidade oratória, as marchas militares (por ser herói de guerra D'Annunzio tinha grande influência junto dos militares), até os infames camisas negras nascem daí.
Mussolini foi hábil, conseguiu afastar D'Annunzio da vida pública (teve uma "queda" da janela que o confinou a uma vida domestica) e tomou a bem dizer o seu lugar usando todas as estratégias dele.