Já coloquei isto no tópico do jogo, mas parece o correto aqui:
Com maior qualidade no plantel, meritocracia e rotação tínhamos ganho este campeonato a brincar.
Mesmo com roubos, mesmo com escandaleiras... ganhávamos dentro de campo contra tudo e contra todos!
Não podemos escamotear os roubos, não! Nem a vergonha da arbitragem, da APAF e do CD! Não!
Mas temos de olhar para dentro, temos de ver os nossos erros, temos de analisar onde perdemos o campeonato.
Para mim foi em alguns detalhes que eram controlados por nós e nada a ver com o sistema:
- Rotação praticamente inexistente numa época durissima com imensa densidade de jogos
- Inexistência de meritocracia e casmurrice pura do Treinador. Não vale a pena elencar os casos que são imensos.
- Proposta de futebol limitada. Incapacidade de fazer diferente. Já todas as equipas perceberam que nós contra 5 defesas, chapéu. E nem assim se cria algo diferente! Nada! A insistência num Marega em jogos fechados é a mesma coisa que tentar abrir uma porta com um prego.
- Falta de qualidade gritante nas laterais. Nenhum dos 4 tem lugar no Porto. Quando uma equipa que luta por titulos e que o seu jogo é baseado na profundidade dos dos laterais. Jogar com Manafa, Zaidu ou Nanu.... é simplesmente de outro mundo.
Posto isto e para não me alongar muito.
Fim de ciclo do Sérgio que está tambem cansado. A sua proposta de futebol está cansada. E este ano, grande parte da responsabilidade do insucesso é dele. Podem tentar dar as voltas que quiserem, a culpa é dele, da forma como geriu (ou não geriu) a equipa e os momentos de forma dos jogadores, e da sua teimosia e incapacidade em se reinventar quando jogo sim, jogo sim, as equipas defendiam todas da mesma forma contra nós.
NOTA: Fico eternamente grato ao Sérgio porque gosto mesmo dele. Acho o treinador perfeito para nós na atitude e garra com que nos defende e nos sente. Tenho pena pois se fosse mais humilde ao ponto de reconhecer os erros e corrigir lacunas, poderia facilmente ser dos melhores de sempre e até nos elevar ainda a patamares mais altos. Mas 4 anos volvidos, deixa-nos na rota dos títulos, tira-nos do Fair Play e volta a colocar o nosso nome alto na Europa. Obrigado por tudo. Mas efetivamente, fim de ciclo. Demasiados erros e demasiado cansaço. É preciso algo novo.