O Lage taticamente trabalha bem as suas equipas para jogarem o seu jogo, tem processos muito interessantes, e lê muito bem o jogo a partir do banco. O problema dele é que não se sabe, nem quer adaptar, a sua equipa para determinados jogos de maior dificuldade, joga da maneira dele e ponto final. Isso logo aí acho que é um ponto fraco, especialmente para a champions, mas o outro ponto fraco é como dizes a gestão e motivação do plantel, onde ele é passarinho (aliás ele todo é passarinho, a única vez que soube ser homem foi com aquela questão dos almoços, e acabou a pedir desculpa).
Acho que o gajo pode vir a ser um treinador interessante, mas não é para nós, pelo menos não seria a minha opção.
Não sei porque é que aqui se olha para o Luis Castro com tanto desdém, alguns dizem que ele é enconado, mas eu já o vi cá em Portugal a descascar arbitragens de cima a baixo (óbvio que não é nenhum Sérgio Conceição, mas ao pé do Sérgio todos parecem mansos). As equipas dele jogam bem, tem um jogo que vem crescendo à medida que vai ganhando experiência e passando por mais clubes, sem que esteja muito amarrado a uma filosofia única de jogo. Outros dirão agora que no Shaktar conseguiu não ganhar o campeonato num dos anos, verdade, mas o que lhe aconteceu à equipa este ano foi uma infelecidade tremenda, e mesmo assim andou a bater o Real Madrid na liga dos campeões com miúdos de 19 anos. O ano passado foi uma belíssima campanha para aquela equipa na Europa, e na liga.
Já o ouvi em entrevistas, e conheço pessoas que já falaram com ele, e realmente aquilo que o LC parece é alguém sereno, mas que gere bem as ambições, e o grupo de trabalho. Lidera sem ter que berrar.
A minha primeira escolha seria AVB, e a segunda Luis Castro. Gente da casa, que conhece o clube e sabe o que este, e do que deste, vive (o que não significaria um reset total). Capazes de pegar no trabalho do Sérgio e seguir para a frente. São também treinadores que ajudariam alguns jogadores do plantel a crescer.
P.S. Há pouco falaram sobre Pepa e Ivo Vieira, acho que o modelo de jogo do João Pedro Sousa mais variado (menos preso a uma maneira de jogar) e também com boa qualidade de jogo. Não sei em que equipa estará para o ano, mas acredito que ainda vai provar que é um belíssimo treinador.